|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 8:45 am Assunto: Calliandras sobre laje |
|
|
Oi pessoal,
No último sábado, nos reunimos pela ABoP (Associação de Bonsai de Pernambuco) e como sempre foi muito proveitosa e prazerosa a estadia com os amigos!
A amiga Rejane Liberal me encarregou de utilizar uma laje de pedra num trabalho, pois há muito estava buscando a melhor forma de fazê-lo.
A linda laje, esculpida pela mãe natureza:
Plantas escolhidas (calliandra depauperata):
Pouca poda e aramação, pois a parte verde ainda está em formação:
Panorama da "pressão" atmosférica :
Ajustando e prendendo as plantas na laje. Foi fixado arames na pedra com massa epox:
Final, pelo menos naquele dia :
Gostaria de comentários, sugestões... pois sinceramente ainda não gostei do resultado, mesmo sabendo que falta alguns detalhes para "finalizar"  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 10:55 am Assunto: |
|
|
Grande Alexandre!!!
Antes de tudo, gostaria de parabenizá-los pelos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na Associação. O caminho é esse mesmo: reunir o pessoal e praticar bonsai até à exaustão.
Esse trabalho promete, hem?!! A laje de pedra é excelente e as calliandras dispensam comentários.
Quanto ao conjunto analiso da seguinte maneira: - os troncos estão em perfeita harmonia no que tange ao movimento e ângulo em relação ao solo e as copas se unem formando um triângulo escaleno, perfeito!
O que me parece monótono é a distribuição das plantas. Observe que há uma certa simetria na distância entre elas, bem como em relação às bordas (centralizadas):
Acho que uma puxadinha dessas plantas mais para direita, encurtando a distância entre elas seria uma opção. Havendo impossibilidade, face ao fato das rochas estarem fixas, poderia haver uma permuta de posições: a mais alta ficaria ao meio, um pouco à frente das demais, e a de tamanho média à direita da rocha maior.
Vistas lateralmente, as plantas não devem ficar sobrepostas, para evitar a confusão visual.
É isso aí, meu nobre amigo, até Maceió, então!!
Abraços,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 11:36 am Assunto: |
|
|
Grande Sergivaldo!!!
Pois é meu amigo, assim que olhei no final, comentei com o Ferreira que a disposição das plantas não tinha ficado bom...
Tua sugestão foi muito bem aceita e pensei também em colocar mais duas árvores para diferenciar as distâncias. _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 1:17 pm Assunto: |
|
|
Muito bom trabalho...
Concordo com o Sergivaldo, e acrescento:
As plantas estão alinhadas com os "morros" atrás delas. Aquelas pedras mais altas ficariam interessantes se pudessem ser vistas entre as árvores.
Eu tentaria também juntar mais a base das arvores. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 3:28 pm Assunto: bonsai |
|
|
Alexandre, parabenizo vc e seu grupo pela excelente iniciativa de reunirem-se para fazer bonsai. Certamente, o resultado, será sempre ótimo, qualquer que seja ele.
Claro, como todo trabalho feito em grupo, há que se voltar novamente a ele, para acrescer ou melhorar, sem dúvida nenhuma. Nos encontros que promovemos aqui em Brasilia, nós do Brasilia Bonsai Clube tambem temos essa mesma preocupação em refazer para melhorar alguns dos trabalhos que ao longo desse tempo temos tido a grada satisfação de executar.
Creio que isso é a mote, sempre.
Em relação a esse trabalho, creio que a opinião do Sergivaldo e do Valdir prevalecem ímpar, pelo bom senso incluso. Mas, como não gosto de ficar sem opinar, sugiro manter a arvore maior posicionada mais à direita, expondo a pedra por detrás dela, ao mesmo tempo em que, agregando mais algumas outras plantas menores, poderia estar formando um grupo heterogeneo mais à esquerda.
Concordo que, em se tratando de aproveitar ao máximo a excelencia dessa laje, mister se faz que ela faça parte maior do contexto, dando oportunidade a que as protuberancias por detrás sejam mostradas nesse sentido, ao invés de parcialmente ocultas como se acham.
Maravilhoso ver, em primeira mão, o uso da caliandra depauperata na formação de um bosque sobre pedra. Essa nativa possui um forte apelo graças a seu caule impar, e certamente, quando devidamente preenchidas suas copas, irá resultar num trabalho magnifíco.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 5:15 pm Assunto: |
|
|
Pessoal
Depois do trabalho realizado pelo Alexandre, ele e eu chegamos a conclusões bemparecidas com as apontadas pelo Sergivaldo e pelo Valdir.
Apontamos que este ângulo é o melhor para mostrar a lage e seus morrinhos fixos, mas não para a disposição das plantas. Quando giramos o conjunto um pouco para a direita, pudemos visualizar perfeitamente as plantas e os morrinhos, ficando os 5 elementos muito bem dispostos.
Parece-me que apenas uma pequena alteração de plantação já resolveria. Eu gostei muito do conjunto desta lage com poucos exemplares, dando um aspecto "árido" típico da região Nordeste, que seria perdido com a introdução de mais exemplares. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 5:26 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ferreira, considerando agora a sua observação, claro fica que há realmente uma grande semelhança entre a criação de voces e a "mata branca". Mas acredite: algumas outras plantas, mirradinhas, iriam ajudar ainda mais essa semelhança, e não subtrair a beleza agreste que vces buscaram em seu trabalho.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 5:52 pm Assunto: |
|
|
Nicky
Para ser justo, os méritos deste belo trabalho são do Alexandre. Eu dei algumas olhadas durante o processo, apenas o suficiente para "aparecer na foto".
Mas concordo com você, que o Alexandre é capaz de incluir outras plantas e manter a beleza agreste desta composição! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
cascao

|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 9:16 am Assunto: |
|
|
Me arrependo de num ter ido nesse encontro
perdi uma grande aula, porem pretendo aparecer associação no rpoximo encontro que sera em fevereiro, pretento tambem levas algumas das minhas plantas, pra os mestres darem uma olhada se estou indo no caminho correto.
abraço para todos _________________ Thiago Jose Albergaria Souza |
|
|
 |
cascao

|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 9:17 am Assunto: |
|
|
siimmm...
a proposito
o trabalho ficou muito bom alexandre _________________ Thiago Jose Albergaria Souza |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 9:25 am Assunto: |
|
|
Olá...
Mais uma coisa...
Dado o movimento das palntas ser para a esuqerda... eu pensaria até em um bosque varrido pelo vento. Para isso, basta eliminar os galhos da direita.
Penso que daria um toque especial.
Me causa uma certa sensação de desequilibrio pelo fato de as plantas serem todas curvadas para um lado e a copa parecer tão calma e estável. |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 9:34 am Assunto: |
|
|
Concordo com o Valdir. Apesar da monotonia comentada pelo Sergivaldo, Um bosque varrido pelo vento ficaria muito bacana!! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 10:00 am Assunto: |
|
|
Olá...
Eu pensei em algo assim:
Reposicionar as arvores aproximando mais as duas maiores, e deixando um espaço maior entre elas e a pequena. Assim causamos uma assimetria maior. As duas maiores vem mais para a direita, deixando a montanha transparecer entre elas.
Os galhos para a esquerda, formando um fukinagashi, diminuindo os jin para não ficarem todos do mesmo tamnho e na mesma posição.
Uma árvore com 1 jin, outra com 2 e uma com shari apenas. Mais uma vez, assimetria.
 |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 20, 2008 12:43 pm Assunto: |
|
|
alexandre acho que ficou muito boa essa projeção do valdir vhobus com certeza se vcs conseguirem chegar a esse fukinagashi ficara perfeira e parabens pelo encontro e a todos os participantes. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jan 20, 2008 4:48 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal,
caramba!!! Obrigado por todas estas postagens, é assim que crescemos e aprendemos, mesmo que virtualmente
No início deste trabalho eu optei por não realizar um "varrido pelo vento" mesmo sabendo que seria uma bela escolha ( vendo este virtual do Valdir então... ) quis usar as formas esguias e "mirradas" das plantas mais como inclinadas mesmo...
Com tudo que foi visto ao vivo e aqui, eu pensei em colocar mais duas plantas e/ou alterar as posições das outras...
algo assim:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|