|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nilton casarin
Registrado: 29/10/07 Idade: 63 Mensagens: 46 Localização: Piracicaba/SP
|
Enviada: Qua Nov 28, 2007 12:25 pm Assunto: VASOS PETROPOLIS |
|
|
Olá amigos,
Como sou novato na arte, adquiri um vaso da marca PETROPOLIS na Ceasa de Campinas/SP e por um acaso encontrei um comentario no Forum, não me lembro de quem ou quando, não recomendando o referido vaso.
Gostaria de saber o pq, pois gostei do modelo e agora estou em duvida se devo ou não adquirir mais alguns e se posso colocar minhas plantas nele, e estou fazendo alguns vasos de cimento, seguindo as dicas do Geraldo Inocencio e outros, que também estão muito bons.
Alguem me ajuda?  _________________ NCasarin |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Nov 28, 2007 7:47 pm Assunto: Marca |
|
|
Casarin
A marca Petrópolis produz muitos vasos, de qualidades diversas. Eu tenho alguns de cor uniforme que considero bem razoáveis, mas não gosto nem um pouco dos que têm pintura salpicada.
Obviamente, os melhores vasos nacionais são os produzidos artesanalmente pelos ceramistas Sérgio Onodera, Sami Khozan, Shugo Izumi e Jorge Ribas. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Qua Nov 28, 2007 10:36 pm Assunto: |
|
|
Casarin, eu uso e gosto dos vasos Petrópolis, apesar de não ser nenhuma brastemp... É tudo questão de gosto afinal... Um problema que acontece às vezes é o esmalte vazar para dentro do vaso, o que não é muito bom para as raízes... É melhor escolher um mais "limpo"...
Um abraço! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
nilton casarin
|
Enviada: Qui Nov 29, 2007 7:30 am Assunto: |
|
|
Olá Ferreira e Pedro,
Obrigado pelas respostas,... com pouca experiencia (quase nada prático só teoria), a gente fica com muitas duvidas no inicio.
Ferreira realmente os vasos dos ceramistas que vc indicou são belos... mas um pouco acima $ das possibilidades dos iniciantes, mas são dez realmente,
Pedro, o vazamento que vc diz é aquele que escorre para dentro do vazo?, o que acontece com as raizes?
abraço, _________________ NCasarin |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Qui Nov 29, 2007 10:10 am Assunto: |
|
|
Casarin, o esmalte pode causar, ou ajudar a causar o apodrecimento de raízes. Pelo menos é o que li em literatura japonesas e européias. E também a D. Emiko Nakahara, introdutora do bonsai no Estado do Rio, que me disse que vaso esmaltado é péssimo. O ideal sendo de cimento ou cerâmica.
Mas até que eu gosto bastante dos Petrópolis!
Boa sorte! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
nilton casarin
|
Enviada: Qui Nov 29, 2007 12:07 pm Assunto: |
|
|
valeu Pedro me ajudou muito saber, vou ficar atento a esse detalhe do esmalte e das raizes... e fazer mais alguns vasos de cimento... gostei da experiencia, minha mulher não gostou da sujeira... só do resultado eheheh
abraço! _________________ NCasarin |
|
|
 |
lubisomem01 1.o PASSO

Registrado: 23/11/04 Mensagens: 106 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Dez 10, 2007 9:59 am Assunto: |
|
|
Eu tambem já uso os vasos da petropolis à muito tempo e não vejo problema nenhum, o unico senão é que tem uns bonitos e outros nem tanto. _________________ Abraços..
Luby |
|
|
 |
Samir

|
Enviada: Dom Dez 23, 2007 10:52 pm Assunto: Vaso pretrópolis |
|
|
Olá pessoal!
o vaso petrópolis tem um probleminha...
gesso por dentro! o sol pode trinca-lo com o tempo e se trincar o esmalte, vai derreter o gesso e pode quebrar na mão daquele "chato" que sempre vai ao seu viveiro e levata as plantas que você mais gosta
como vaso de treinamento é interessante, mas para aquele bonsai prontinho que você fez com tanto carinho, não vale a pena pagar um pouquino mais por um bom vaso que vai durar a vida toda?
os vasos podem ser caros mais eles realçam a beleza da planta e almentam seu valor.
(mas isso é apenas os que conheço.As vezes existe algum petrópolis de boa qualidade)
espero ter ajudado! |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Dom Dez 23, 2007 11:45 pm Assunto: Vasos |
|
|
Realmente, Nem todas suas plantas iram para um vaso de primeira. Durante o periodo de "treinamento" os vasos de valor menor cumprem muito bem sua função. Futuramente para aquelas plantas que se destacarem, ou para uma exposição ai sim, estas mereceram um vaso de "caticuria" rsrsrsrsrs
Abraço fraterno |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Dez 24, 2007 10:31 am Assunto: bonsai |
|
|
Além dos vasos petrópolis serem mais baratos, são encontráveis mais facilmente em qualquer loja que os dos ceramistas excepcionais, citados.
Um inconveniente: não possuem um bom orificio de drenagem (pequenos e mal dispostos no fundo), nem orificios para amarração (aqueles menores, para prender as raízes).
Alguns outros ceramistas estão fazendo vasos mais baratos: Mizuno, Rock Junior, Hideo Masuko (Atibaia), dentre outros. Soube de um, em curitiba, que abastece inclusive a Regina Suzuki.
Mas concordo que um bonsai de qualidade, se for apresentado em um concurso ou exposição, merece um bom vaso. Além dos importados, encontrados nos sites nacionais, temos os ceramistas citados, que não fazem feio com suas peças.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
nilton casarin
|
Enviada: Seg Dez 24, 2007 11:09 am Assunto: |
|
|
Olá a todos, fico feliz em conhecer as experiências que são trocadas nesse forum , ainda mais por não ter experiência na arte.
Encontrei alguns vasos Petropolis em uma floricultura e estavam revestidos de esmalte por dentro e por fora, fiquem em duvida e não comprei! feliz escolha a minha e graças as dicas recebidas não arrisquei. . Como sou iniciante, continuarei a fazer os meus proprios vasos de cimento, ficam pesados, mas firmes no vento, e com o tempo realmente vou ter que adquirir algo melhor. seguirei as dicas e com certeza os resultados serão positivos, mesmo quando houver erros, servirão para o crescimento de todos que compartilham os mesmo objetivo do Bonsai!
Um forte abraço a todos QUE PARTICIPAM DESSE FORUM e um FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETOS DE PROSPERIDADE E ALEGRIAS.  _________________ NCasarin |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|