|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Samir

|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 9:19 pm Assunto: Bonsai de Cafeeiro??? |
|
|
Olá pessoal!
tenho alguns cafeeiros e um deles tem 15 cm de tronco!
não consigo encontrar exemplares como bonsai e estou com duvidas se posso fazer ou não...
se suportam podas drásticas e o que mais houver de informação.
(Estou sem câmera no momento mas assim que der eu posto para vocês ok?)
me ajundem por favor!
Obrigado! |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 9:29 pm Assunto: |
|
|
caro colega
tbem não vi nenhum bonsai de cafeeiro , mas mãos a obra mande ver em uma dessas que vc tem e depois poste pra gente ver. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Sex Dez 21, 2007 9:18 am Assunto: |
|
|
Tbém sou da mesma opnião do Flavio, manda ver, se realmente não tiver, olha só, vc tera uma peça unica, hehehehh!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Dez 21, 2007 5:19 pm Assunto: bonsai |
|
|
A dificuldade maior é apenas quanto ao controle de pragas, particularmente as que dizimam as plantações, como a ferrugem e a broca, um tipo de caruncho, que ataca o tronco. Tirante isso, há que fazer uma desfolha constante, manter uma irrigação leve, com solo rico em nutrientes e pouco drenante. Não deixe ocorrer encharcamento das raízes, que apodrecem com facilidade.
A madeira do cafeeiro é resistente, mas não o bastante para trabalhos em shari ou jin. Mas se quiser, poderá estar adequando madeira morta, desde que fique atento, aplicando constantemente liquido protetor.
Creio que o ideal seja coletar, via yamadori, uma planta adulta, que tenha produzido ao menos uma ou duas vezes, reduzindo-a gradativamente de tamanho, até poder adequá-la a um vaso de tamanho medio, profundo, com bons orificios de drenagem.
Devo admitir que os frutos são um forte atrativo para o bonsaista, com sua coloração avermelhada, em imediato contraste com as folhas verde escuras:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Samir

|
Enviada: Sex Dez 21, 2007 9:30 pm Assunto: Valeu pessoal! |
|
|
obrigado pelas informações!
nickyfury,Todas são de yamadori já não tem mais a raiz principal e já estão aptas a vasos rasos...
o que resta agora é dimnuir o tamanho das folhas e aumentar a ramificação(que considero o mais dificil nessa espécie!).por isso estou mantendo em vasos grandes.(para ganhar tempo)
ah todas já produzem no vaso.
em relação a Jin sou um pouco radical...
apenas uso em espécies como as coniferas ou as especies que mostrem naturalmente essa perfeição pois assim seria mais natural o trabalho.
acho que nós brasileiros deviamos dar mais valor ao shari e principalmente uros que são caracteristicas de nosso clima umido impossibilitando que a madeira morta exista por muito tempo(naturalmente em arvores centenárias e milenáres)
o uros particularmente é facil de se encontrar aqui, e de se aprender com a observação afim de se tornar um padrão de respeito como a identidade brasileira do Bonsai
(quem nunca fez um uros inspirado por uma arvore que viu?)
muito obrigado pelas informações!
se tiverem + serão bem vindas
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|