|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Dom Mar 13, 2005 7:40 pm Assunto: Ibisco |
|
|
E ai pessoal, alguém sabe se os ibiscos pegam fácilmente através de estacas (qual é o tamanho máximo?) e se são fáceis de se conduzir como bonsai?
P.s.: Não consegui fazer estacas de primavera, a minha secou todinha e esta com o tronco marrom, mas agora perdi as esperanças... _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Dom Mar 13, 2005 9:47 pm Assunto: |
|
|
Willian, já vi gente fazendo estacas de todos os tamanhos de hibisco...
deixando de molho na água por 1 noite e depois plantando.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Mar 13, 2005 11:43 pm Assunto: |
|
|
Willian,
Alguns pontos devem ser observados para se fazer mudas à partir de estacas para muitas plantas.
- corte pedaços pequenos de + ou - 12 cm
- utilize os ramos mais bem desenvolvidos e mais jovens
- corte a extremidades inferior em forma de bisel (fazendo uma cunha com cortes opostos, mergulhe durante 20 mim. em água e complexo B (2 comprimidos em um litro)
- deixe um par de folhas na extremidade superior cortando-as pela metade, passe pasta cicatrizante ou pasta de dentes gel (eu uso close up) no corte superior
- enterre 2/3 da estaca em terra comum com 20 % de esterco de boi bem curtido (ñ use o de cavalo pois tente a endurecer a terra)
- coloque em local sombreado sem vento, uma estufa seria o ideal, mantendo a umidade constante, se possível borrifando algumas vezes no dia. até dar sinais de enraizamento.
- a melhor época é no início da primavera (setembro) mas dá para tentar em outras estações.
- Espere um ano antes de passá-la para o vaso de treinamento, ou escorredor, ou no prórpio chão
[]s
Jackson |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Mar 13, 2005 11:45 pm Assunto: |
|
|
Willian,
só para ilustrar, já fiz estaca com primavera com tronco de 12 cm de diâmetro, ainda está em educação.
valeu
Jackson |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 14, 2005 4:35 am Assunto: |
|
|
Como funciona esses negócios de enrraizantes? É que eu não tenho... Vou ver se eu consigo pegar uns aqui na minha rua... Mas valeu pelas dicas de vocês... _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Seg Mar 14, 2005 4:46 am Assunto: |
|
|
É o que o Jackson já te passou.
Procure o Biofert Raiz. As chances de sucesso são maiores.
E essa hora hein cara?? Dormindo bem tarde ou acordando bem cedo??
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 14, 2005 9:21 pm Assunto: |
|
|
Willian,
O biofert raiz é a melhor opção, mas caso vc não consiga encontrá-lo, vc tbm pode usar as folhas da tiririca batidas com água no liquidificador, elas são ricas em ácido indol-acético uma auxina que são hormônios naturais, que estimulam o crescimento das raízes, entre outras funções.
[]s
Jackson |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 19, 2005 10:08 pm Assunto: |
|
|
rs valeu pessoal... Ae Rafael... isso se chama sono leve rs... _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Dom Mar 20, 2005 12:18 am Assunto: |
|
|
tem um hormonio enraizante que é o AIB, acho que chama, ácido indol abscísico. Outro dia utilizei pra fazer mudas de goiabeira através de estacas. É um pó branco, que deve ser diluído (nao sei a quantidade) em água e KOH (Hidroxido de potássio), quem me explicou como foi preparado foi o técnico que me ajudou a fazer as estacas, mas ele também nao sabia porque foi diluiido em KOH. As estacas foram plantadas em vermiculita, depois colocadas em uma estufa com nebulização de tempos em tempos, um ambiente perfeito pra enraizar plantas.
bom, mas tem um prooblema, nao sei onde comprar o AIB, alguem aqui sabe?
abraços! _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 19, 2005 3:19 pm Assunto: Voltando ao assunto |
|
|
Olá pessoal
pelo que vi até o momento é consenso geral o uso de areia grossa como substrato para enraizamento. Nao seria a melhor forma também nesse caso? Ou o ibisco exige tratamento diferendiado?
abraço
jackson escreveu: | Willian,
Alguns pontos devem ser observados para se fazer mudas à partir de estacas para muitas plantas.
- corte pedaços pequenos de + ou - 12 cm
- utilize os ramos mais bem desenvolvidos e mais jovens
- corte a extremidades inferior em forma de bisel (fazendo uma cunha com cortes opostos, mergulhe durante 20 mim. em água e complexo B (2 comprimidos em um litro)
- deixe um par de folhas na extremidade superior cortando-as pela metade, passe pasta cicatrizante ou pasta de dentes gel (eu uso close up) no corte superior
- enterre 2/3 da estaca em terra comum com 20 % de esterco de boi bem curtido (ñ use o de cavalo pois tente a endurecer a terra)
- coloque em local sombreado sem vento, uma estufa seria o ideal, mantendo a umidade constante, se possível borrifando algumas vezes no dia. até dar sinais de enraizamento.
- a melhor época é no início da primavera (setembro) mas dá para tentar em outras estações.
- Espere um ano antes de passá-la para o vaso de treinamento, ou escorredor, ou no prórpio chão
[]s
Jackson |
|
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 21, 2005 5:36 pm Assunto: |
|
|
Leilton. Minhas mudas pegaram muito bem, deixei elas na água durante 3 dias (eu acho), somente em água e plantei dois galhos na terra com areia e outros dois na areia. 3 semanas depois fui ver e as raizes ja estavam saindo pelo fundo do vaso (parece mentira, mas não é). O mais engraçado é que as estacas que estão na terra estão desenvolvendo-se mais rapido do que as que estão somente na areia. Achei super fácil mas ta dificil fazer mudas de primaveras, até agora só restou um galho enterrado na terra com areia, vamos ver se vai pegar pq ja ta lá umas 3 semanas, mas não possui nenhuma brotação, apenas as folhas que possuia. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Maio 21, 2005 9:07 pm Assunto: |
|
|
Amigos, pelo que sei através de estudos, a PRIMAVERA, é uma planta cujas raízes demoram muito a aparecer e sempre são muito frágeis, podem levar meses e meses, até levando a todos nós achar que não vai dar em nada e...........eis que repentinamente, com muito cuidado, ao retirarmos a estaca deparamos com micro raízes.
É ISSO MESMO, PROFESSORES ?????/////
Angela Fernandes - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 21, 2005 9:25 pm Assunto: |
|
|
Olá Angela o negócio é que a estaca ja estava morrom rs ai eu acho que nem adiantava esperar, mas essa que fiz a tres semanas atras, ainda esta toda verdinha acho que vai pegar. Minha preocupação era que o pessoal dizia que é muito facil fazer muda de primavera..... _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Maio 22, 2005 10:34 am Assunto: |
|
|
Tb já perdi várias estacas de Primavera, mas consegui um bom resultado quando comecei a colocar estacas mais grossas, as fininhas secavam todas, agora eu coloco estacas com 1 cm de diâmetro, só na areia, não estou perdendo mais nenhuma, algumas eu coloco até com várias folhas e elas nem caem, em pouco mais de um mês já estão até com folhas novas.
Eu coloco as estacas em água com Hormônio, de um dia para o outro, nos 5 primeiros dias eu as rego, só na rega da manhã, com hormônio e mais nada...
Um abraço. |
|
|
 |
Nelmar 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 22, 2005 7:29 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
existe uma regra na natureza que toda planta que não produz sementes se reproduz por estaca. É bem verdade que pode ocorrer que algumas espécies se reproduzam das duas maneiras.
Alguém já viu sementes de hibiscos, de primavera? Então pode ter ceteza de que elas pegam por estaca.
Algumas plantas pegam mais fáceis do que outras. A Serissa por exemplo, qualquer pontinha de galho, em qq tipo de terra, ela pega com muita facilidade. Existem outras espécies que necessitam de alguns cuidados especiais, como por exemplo um substrato adequado e umidade constante.
Já repararam que as mudas de primavera que vemos por aí normalmente estão plantadas em barro vermelho?. A explicação é que no caso da primavera, que é facilmente atacada por fungos que ocasionam o apodrecimento do tronco, devemos usar solos inertes, e o mais barato e comum é o barro encontrado aqui em SP.
Aprendi com um produtor, que devemos usar o solo que fica ± uns 40 cm abaixo da superfície (cavar um barranco é mais fácil). Além disso o barro conserva também bastante umidade.
Existem também substratos prontos e que são muito bons também.
Outro detalhe sobre as estacas de primavera, é que em muitos casos começam a brotar galhos e chegam até a florescer, antes mesmo de aparecerem novas raízes. Devemos ter paciência e esperar pelo menos 2 estações de crescimento, antes de trocar a terra.
Assim sendo, devemos dar preferência a galhos mais grossos, pois dessa forma podemos chegar mais rapidamente a um bom resultado final compensador
Abraços
Nelmar |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|