FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caliandra folhas queimadas
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 20, 2005 12:36 pm    Assunto: Caliandra folhas queimadas Responder com citação

Olá amigos........quase não tenho mais tempo de entrar no forum, mas estou com um probleminha.
Minha Caliandra está na mamadeira embaixo do sombrite e rego todos os dias na hora do almoço, só que a 3 meses ela está secando (queimando) as pontas das folhas, o que pode ser?
Obrigado

Rildo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 20, 2005 1:48 pm    Assunto: Calliandra Responder com citação

Também tenho Calliandras, mas nunca passei por esse problema.
Espero que alguém saiba como te ajudar.

Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 20, 2005 7:55 pm    Assunto: Responder com citação

Rildo,

Ñ tenho certeza, mas pode ser o hor´rio da rega, voce pode estar "queimando " as folhas por molhar com água frria qdo as folhas estão quentes com os estômatos abertos, provocando choque térmico, procure regar cedo ou à tarde em horários que o sol esta mais fraco. Pode ser tbm deficiência nutricional da planta por micronutrientes, reveja o substrato e adubação.
[]s

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 20, 2005 8:06 pm    Assunto: Responder com citação

Ou até mesmo excesso de adubo...
Mas em se tratando de Caliandra, não posso falar... nunca consegui manter, acho que elas preferem ambientes mais arejados.

Abração
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 21, 2005 4:30 am    Assunto: Responder com citação

troque uma idéia com o charles o cara conhece.
dá uma olhada na planta dele:

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 21, 2005 9:04 am    Assunto: Calliandra Responder com citação

Realmente. O Charles parece sacar TUDO sobre Calliandras.
Abraço!

Fábio
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 21, 2005 4:14 pm    Assunto: Re: Caliandra folhas queimadas Responder com citação

Oi Rildo, tudo bem?

Antes de mais nada, ao contrário do que o Jackson falou, estou bem longe de entender tudo de calliandras... Very Happy

Além disso, eu nunca tive esse tipo de problema com as minhas. Voce disse que queimam apenas as pontas das folhas?

Bem, eu arriscaria 3 palpites:

1- na mamadeira a gente "carrega" bastante na adubação. Não sei como voce está adubando, mas o excesso é sempre um risco. Prefira adubo orgânico e muito cuidado com os químicos, inclusive Osmocote, de liberação mais lenta, mas bem "potente".
2- a calliandra é beberrona e em dias quentes rego no mínimo 2 vezes ao dias. Me parece que, na falta de água, a primeira parte a sentir é exatamente a ponta das folhas... Voce rega apenas uma vez ao dia? Se sim, é uma possibilidade
3- é comum nas mamadeiras usar um substrato com bastante terra comum, além de furos pequenos na bacia, o que pode afetar a drenagem. Veja se voce não está regando apenas o escorredor, e as raizes mais importantes na mamadeira estão com falta de água, por dificuldade de absorção. Má drenagem pode fazer o substrato encharcar, mas pode também impedir que a água chegue até as raízes mais profundas, caso se regue em pouca quantidade.

-Não acredito que rega ao meio dia possa provocar isso, mesmo em dias quentes. Eu nunca tive problemas por isso, mas seria interessante se pudesse regá-la pela manhã e ao final da tarde

- embora beberronas, as calliandras gostam de pleno sol. Eu não uso sombrite nas minhas, sempre cuidando para que não falte água,

- estando na mamadeira, também não creio que seja por falta de micronutrientes. Acho que isto afetaria por igual as folhas.

Ela está livre de pragas? Cochonilhas adoram calliandras e quando bem enfolhadas, é dificil vê-las. A planta vai se debiltando, mas não me lembro se afeta particularmente as pontas das folhas...

Também fiquei intrigado com este problema...

Boa sorte,
Charles
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 21, 2005 6:54 pm    Assunto: Re: Caliandra folhas queimadas Responder com citação

Charles escreveu:
Oi Rildo, tudo bem?

Antes de mais nada, ao contrário do que o Jackson falou, estou bem longe de entender tudo de calliandras... Very Happy

Além disso, eu nunca tive esse tipo de problema com as minhas. Voce disse que queimam apenas as pontas das folhas?

Bem, eu arriscaria 3 palpites:

1- na mamadeira a gente "carrega" bastante na adubação. Não sei como voce está adubando, mas o excesso é sempre um risco. Prefira adubo orgânico e muito cuidado com os químicos, inclusive Osmocote, de liberação mais lenta, mas bem "potente".
2- a calliandra é beberrona e em dias quentes rego no mínimo 2 vezes ao dias. Me parece que, na falta de água, a primeira parte a sentir é exatamente a ponta das folhas... Voce rega apenas uma vez ao dia? Se sim, é uma possibilidade
3- é comum nas mamadeiras usar um substrato com bastante terra comum, além de furos pequenos na bacia, o que pode afetar a drenagem. Veja se voce não está regando apenas o escorredor, e as raizes mais importantes na mamadeira estão com falta de água, por dificuldade de absorção. Má drenagem pode fazer o substrato encharcar, mas pode também impedir que a água chegue até as raízes mais profundas, caso se regue em pouca quantidade.

-Não acredito que rega ao meio dia possa provocar isso, mesmo em dias quentes. Eu nunca tive problemas por isso, mas seria interessante se pudesse regá-la pela manhã e ao final da tarde

- embora beberronas, as calliandras gostam de pleno sol. Eu não uso sombrite nas minhas, sempre cuidando para que não falte água,

- estando na mamadeira, também não creio que seja por falta de micronutrientes. Acho que isto afetaria por igual as folhas.

Ela está livre de pragas? Cochonilhas adoram calliandras e quando bem enfolhadas, é dificil vê-las. A planta vai se debiltando, mas não me lembro se afeta particularmente as pontas das folhas...

Também fiquei intrigado com este problema...

Boa sorte,
Charles

O Charles falou tudo, se depois dessa vc não conseguir salvá-la, pode ir preparando a Extrema Unção...
Um abraço;
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 21, 2005 11:20 pm    Assunto: Extrema unção Responder com citação

Putz!!! Shocked
Nelmar
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 22, 2005 6:53 pm    Assunto: Responder com citação

Outras possibilidades

As caliandras renovam muito freqüentemente suas folhas e talvez possa ser isto que está ocorrendo, já que adubo e água não estão faltando.
Elas sofrem muito com a falta d'água.
Como está o solo? Muito arenoso? Pouca drenagem? Este pode também ser um problema. Repare se o solo dela seca antes do de outras plantas, com vaso de mesmo tamanho.

Abraços
Nelmar
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2005 7:08 am    Assunto: Responder com citação

Puxa vida ...........que aula heim
Parabens Charles.

O pior que pode ser tudo isso..........estou sem tempo durante o dia claro para ficar analisando o solo, sol, pragas........quando chego em casa a tarde já está escuro e com lâmpada normal é dificil ver alguma coisa....
Falta de rega não acredito pois faço a rega em dois estágios, no meu almoço que é pouco tempo começo a regar do 1º ao último depois volto ao 1º e começo de novo.
Sol não acredito pois está no sombrite e ela já passou por sol muito mais forte. Acho que pode ser excesso de adubo, coloquei mais ou menos a 3 meses adubo quimico 10-10-10. Mas por estar na mamadeira acho que não coloquei muito, 1 colher de chá.
Estarei mais atento nela p/ análise e depois comunico o resultado

Obrigado a todos, Charles, Nelmar, Fabio, Marco, Jackson, Felipe,...........

Rildo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: