|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 3:53 pm Assunto: mamadeira |
|
|
Lendo sobre a mistura que se deve fazer na mamadeira, com esterco, terra, etc., fiquei pensando: ela não retém muita água não? Pensei que pode até apodrecer as raízes, não? |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Dez 29, 2007 10:04 pm Assunto: |
|
|
Paulo,
para diminuir a retenção de água misturo pelo menos 30% de areia grossa para ajudar na drenagem.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Dez 30, 2007 10:38 am Assunto: |
|
|
Paulo
O substrato do escorredor é que necessita ser mais drenante, por isso leva mais pedrisco e chamote que o da bacia (ou balde), que deve ser rico em matéria orgânica.
A sugestão do Darkaso é muito boa, mas como você reside em uma cidade muito quente eu acredito que só haverá problema de excesso de umidade na mamadeira se a bacia estiver diretamente no chão. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Dom Dez 30, 2007 12:28 pm Assunto: |
|
|
Eu botei metade esterco metade terra. Ficou tão encharcado que eu acrescentei um resto de areia que eu tinha, mas não foi suficiente. Quando bota água, ela se acucumula e demora um tempinho pra descer. Isso não é bom, é? Eu acho que vou botar mais areia. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Dez 31, 2007 8:54 am Assunto: |
|
|
Paulo,
realmente se está encharcando muito seria melhor adicionar mais areia grossa. Ela não vai retirar tanto a força de adubo da mistura e com certeza que deve ajudar. O excesso pode apodrecer as raízes.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|