|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Ter Dez 25, 2007 6:42 pm Assunto: Ingredientes |
|
|
Como,quando e se pode usar os seguintes "ingredientes" no substrato?
Casca de pinus
Carvão vegetal(Sei que é bom na recuperação de raizes atacadas pelos fungos...)
Cinza de madeira
Vermiculita
Argila expandida
Obrigado desde de já,eu acho que esqueci algum se eu lembrar depois coloco  _________________
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Dez 26, 2007 3:36 pm Assunto: bonsai |
|
|
Exclua os demais elementos e use apenas casca de pinus e carvão vegetal (o ideal é o de bambu), em todos os substratos que fizer, para quaisquer tipo de mudas, pré e bonsai.
Uma composição contendo casca de pinus, por exemplo, vendida em hortos e floriculturas especializadas é o PLANTAX ou similiar. É usada na forma em que é comercializada para horticultores produzirem mudas a partir de sementes.
Costumo misturar com areia, por exemplo, para estacas (todas, exceto pinus) ou para germinação de sementes (todas, sem exceção).
No reenvase de azalea e rododendros, misturo PLANTAX com casca de pinus (apesar do plantax ter casca de pinus em sua composição), para fortalecer o sistema de raízes capilares. Nesse caso, não adiciono caco de telha nem pedrisco, pois a azalea e o rododendro não "aceitam" muito bem esse tipo de composto.
O carvão de bambu é facilmente obtido: consiga uns talos secos, queime em algum recipiente (tipo aquelas latas de tinta de 18 litros), depois peneire, para retirar o pó, triturando em seguida, para obter granulos de tamanho minimo. Acrescente até 10% na mistura.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Qua Dez 26, 2007 6:25 pm Assunto: |
|
|
Valeu Nicky,apartir de agora vou utilizar a casca de pinus e o carvão vegetal.
Grande abraço _________________
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|