Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 02, 2005 5:55 pm Assunto: Manaca estilo |
|
|
Oi pessoal,
Essa planta é uma vitoriosa. Ficou "morta" por uns três meses depois de um transplante errado que eu fiz. Mudei o substrato e ela "ressuscitou" . Estas fotos foram feitas no dia 15 do mês passado. Agora já está cheia de brotos e flores. Estou com algumas idéias para definir o estilo dela. A mais forte é podar o galho mais grosso e planta-la com o tronco inclinado. Mas já pensei em eliminar esse galho central, que é base do ápice, ou simplesmente diminuir bastante o primeiro galho para ficar como "filho" do maior . O que vocês acham?
 |
|
|
 |
alvaro de castro sousa 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 02, 2005 7:10 pm Assunto: opiniao |
|
|
Ola amigo do bonsai!
E asvezes cpmetemos alguns erros, mais talves pela ajuda de Deus e do nosso amor pela planta ela se recupera .Entao acho que vc devia deixar o primeiro galho, pra ela ficar menor.Mais vc que sabe! Valeu. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 1:06 am Assunto: |
|
|
Amigo Leilton !!!!!!!!!!
Estou com muita dificuldade em digitar hoje............
Espero estar melhor do braço ( ) amanhã e será mais fácil, como pretendo imprimir sua foto e PENSAR o que acho que poderá ajudar.... me aguarde...........
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 5:20 am Assunto: |
|
|
Leilton, eu tb não tiraria esse primeiro galho, além de ficar uma cicatriz muito grande (caso vc não faça um gin), sua árvore ficaria muito pescoçuda, a não ser que vc esteja disposto e deixá-la pelada e começar do zero com as novas brotações.
Eu abaixaria um pouco os galhos laterais e definiria qual vai ser o ápice, depois disso a colocaria no sol, de costas e faria alguns furinhos no tronco pra ver se saem algumas brotações, pelo que vi nas fotos, ela parece estar sem profundidade.
Um abraço. |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 11:26 am Assunto: |
|
|
Leilton,
Eu podaria aquele primeiro galho que atinge o ponto mais alto da planta (pelo menos aparenta ser!) exatamente naquele encontro (da gema onde ele partiu) e diminuiria todos os outros proporcionalmente, para dar equilíbrio.
Você pretende fazer uma alporquia daquele galho grosso?
Eu acho que a planta tem uma estrutura legal. Por que você não põe a planta na mamadeira para desenvolver mais a base? É uma sugestão para você não ter de cortar esse galho...
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 11:40 am Assunto: Re: opiniao |
|
|
Dúvidas:
alvaro de castro sousa escreveu: | acho que vc devia deixar o primeiro galho, pra ela ficar menor. Valeu. |
Só para entender: Sua sugestao bate com a minha primeira idéia, de iliminar a parte acima do primeiro galho?
A árvore ficaria assim:
Marcos, mais uma que eu aprendo: Como é essa história de fazer "furinhos no tronco"? Você deixaria a estrutura do jeito que está, só baixando os galhos?
Valeu ângela, to no aguardo... |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 11:41 am Assunto: |
|
|
Oi Lando !!!!!!!!!!!!!!!
Tudo bem ???????? Está a postos ??????????????
Traga uma mochila bem grande amanhã.........
Por acaso pretende levar seu ficus ????
Após o almoço vou até o local ajudar na arrumação.
Bem, achei sua opinião sobre a planta do Leilton, muito interessante. Imprimi ontem para poder visualizar e "estudar" melhor.
Beijos
Inté !!!
Angela - aprendiz de bonsaista -
P.S. Você não quer vir hoje e dormir aqui ???? |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 11:44 am Assunto: |
|
|
Leilton !!! OIÊ !!!!
Sobre dar furinhos no tronco..... lí não sei onde que se trata de "acumpultura", há estudos feitos e que estão dando muito certo. Onde se aplicam os furinhos com agulhas bem fininhas.... dentro de pouco tempo brotam galhos... ISSO É COISA DE MALUCO !!!!!!!!!!!!!!! Vivendo e aprendendo.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 12:02 pm Assunto: |
|
|
Angela Fernandes escreveu: | Oi Lando !!!!!!!!!!!!!!!
(...)
P.S. Você não quer vir hoje e dormir aqui ???? |
Angela, obrigado pelo convite. Não posso porque hoje tenho prova de interpretação (improviso).
Beijão!
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 12:18 pm Assunto: |
|
|
Lando, se podar da gema, de onde o galho partiu, nao ficaria um "toco" que denunciaria a poda?
Nao tinha pensado em fazer alporquia do galho grosso, mas é uma boa idéia no caso de elimina-lo.
Vou seguir sua sugestao de colocá-la na mamadeira. Só to deixando ela ficar bem fortinha.
Olha o que eu visualizei a partir das suas sugestoes, é isso?
muito obrigado
Lando escreveu: | Leilton,
Eu podaria aquele primeiro galho que atinge o ponto mais alto da planta (pelo menos aparenta ser!) exatamente naquele encontro (da gema onde ele partiu) e diminuiria todos os outros proporcionalmente, para dar equilíbrio.
Você pretende fazer uma alporquia daquele galho grosso?
Eu acho que a planta tem uma estrutura legal. Por que você não põe a planta na mamadeira para desenvolver mais a base? É uma sugestão para você não ter de cortar esse galho...
Até mais, | [/img] |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 1:19 pm Assunto: |
|
|
Não, Leilton.
Não foi dessa maneira que visualizei. Infelismente estou sem um editor de imagens... Vai ficar mais difícil de explicar para você!
Se eu puder, faço um desenho...
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 8:10 pm Assunto: |
|
|
Os furinhos no tronco são só pra favorecer a brotação no local, outra forma de ajudar a brotação é escovando o tronco (sen exagerar e tirar a casca) com uma escova de aço fina no local.
Eu já fiz isso algumas vezes e funcionou, em outras não funcionou, outra coisa que faço e virar o lado da planta que eu quero que brote para o sol.
Angela, isso não tem nada a ver com acumpuntura, não viaja... (risos)
Um abraço. |
|
|
 |
|