|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Set 29, 2010 1:16 am Assunto: Primeira estilização. Por favor opinem. |
|
|
Pessoal resolvi me atrever em estilizar esse junípero procumbens (tuia jacaré)
Fiz isso anteontem pq sei q mais pra frente não poderia mais fazer.
detalhe q um mês antes preparei a planta com adubação com farinha de osso e torta de mamona isso sem fazer o tranplante.
opniões serão bem vindas visto q sou um mero aprendiz de aprendiz na arte bonsai... espero q os grandes bonsaistas deste forum me corrijam se fiz alguma bobagem.
desde já muito agradecido
 _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Set 29, 2010 8:33 am Assunto: bonsai |
|
|
Mcdonald, voce não fez nenhuma bobagem, pode ficar tranquilo. Contudo, para que uma aramação de tronco surta melhor efeito, o arame deve ser prendido na linha abaixo do solo, ou numa raiz forte ou na borda do vaso, sendo então passado por todo o tronco até o ápice da planta.
No caso da sua planta, o arame ficou apenas no meio do tronco, o que, ainda que propicie a educação dessa parte, dificulta o processo de formação estrutural, vez que compromete a conicidade.
Dica: retire o arame, desenrolando com cuidado. Em seguida, fazendo uso de um arame mais grosso, prenda uma ponta no solo (bem profundamente), envolva o tronco desde a base até o ápice. Depois, force com cuidado o primeiro terço do tronco (parte mais grossa dele, que chamamos tachiagari) e repita o mesmo processo até o ápice. O movimento sinuoso nessa espécie é algo normal, pois ocorre com frequencia na natureza.
Se não dispuser de um arame mais grosso, use dois ou tres arames da grossura do atual, para forçar o movimento sinuoso. Eis um exemplar que julgo interessante para servir como modelo a voce:
[img]http://www.bonsaicarolina.com/Southern%20Spring%20Home&Garden%20Show/SouthernSpringShowPix/10SpgSho07copy.jpg[/img]
Os exemplos acima tem por finalidade mostrar a linha sinuosa do tronco, e não servem de comparação com sua planta, que possui tronco mais fino. Mas, por outro lado, sua planta está nova e com uma boa aramação, voce poderá moldar o tronco dentro dos parametros mostrados nas fotos.
Sua planta pode ser convertida em algo parecido com essa:
Na sequencia, após aramar e dar forma ao tronco, arame tambem os galhos com um arame mais fino, dando a eles um movimento similara ao do tronco, para harmonizar a estruturação.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Set 29, 2010 12:21 pm Assunto: |
|
|
Poxa nick.... valeu pelas dicas... vou fazer isso já....
eu não sabia deste detalhe de enterrar o arame...
Quanto a aramar os galhos fiquei com medo pq estão bem fininhos e podia quebra-los.. mas vou tentar com um arame menor pra ver no que dá...
eu preferi aramar sem fazer transplante será q isso está certo?
acho q vou transplantar no ano que vem pq a planta vem brotando muito bem.... está certo??
abração à todos _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 29, 2010 9:25 pm Assunto: bonsai |
|
|
Mcdonald, aramar sem transplantar é bem comum, todos nós usamos fazer dessa forma. Aliás, aconselho vc manter a planta no vaso em que está pelos próximos 5 anos, enquanto vai modelando o tronco e os galhos dela. Lembrando que essa espécie só precisa ser regada uma vez ao dia, geralmente no final da tarde. Faça adubação a cada 45 dias, usando algo tipo Torta de mamona+farinha de osso+adubo liquido (fosway ou biofertplus), inclusive no inverno.
Com isso, sua planta irá se desenvolver bem, aumentando a grossura do tronco, melhorando a emissão de novas brotações, o que certamente proporcionará um material melhor ao findo desse prazo de cultivo. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Set 29, 2010 9:27 pm Assunto: |
|
|
McDonald, tanto o primeiro modelo quanto o terceiro, são ótimas sugestões do amigo Nicky.
Em ambos os casos, como os raminhos são muito finos e a planta precisa se desenvolver, eu não os aramaria nem podaria. Tem tempo para isso. Agora é modelar o tronco e deixar a planta se desenvolver.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Set 30, 2010 12:35 am Assunto: |
|
|
Beleza Élio...
Aramação refeita..... hehehehe
agora me tirem uma dúvida, eu tenho mais um q tb pretendo estilizar mas vou esperar o outro ano. por acaso se eu pegar os galhos maiores q sobram e colocar na areia grossa para estaquia, será q dá certo?
qual seria a melhor época??
abração pessoal _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Set 30, 2010 11:01 am Assunto: |
|
|
Mc, eu não tenho experiência com estaquia dessa espécie. Contudo, a época seria agora e feita com a ponteira do galho. Galhos grossos se fazem estaquia no outono.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Set 30, 2010 12:59 pm Assunto: bonsai |
|
|
Faço coro com o grande Elio. É um garoto que entende do riscado: raminhos finos, da ponta dos galhos, apicais, rendem ótimas mudas quando estaqueados em areia grossa de rio, sem peneirar. Mantenha as mudas com as pontas imersas em solução contendo hormonio enraizante por uns vinte minutos, em seguida enterre na areia, depositando o vaso ou recipiente em local sombreado durante as duas primeiras semanas.
Observe que a areia seca na superficie, mas mantem certa umidade abaixo. Então cuidado: só regue uma vez ao dia, sempre ao final da tarde, sem encharcar, para evitar apodrecimento do material.
Exemplo com junipero shimpaku:
Observe a cor do raminho: ele tem que estar marrom, para que a estaca pegue bem. Verde, nem pensar. Na segunda foto, a mão esquerda do cultivador segura entre os dedos a parte que deverá ser enterrada na areia.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 01, 2010 12:37 am Assunto: |
|
|
Certo nick... entendi... mas pq ele está segurando com a mão esquerda?
o que ele está fazendo com a direita... me parece q está arrancando as folhinhas como se fosse uma pinçagem?
está correto ou é só cortar mesmo e colocar na areia grossa...
ahhh... e porque q tem q cortar a pontinha??
me desculpe a ignorância mas é q nunca fiz isso...
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 01, 2010 11:15 am Assunto: bonsai |
|
|
Mcdonald, não há o que desculpar. Sua curiosidade é natural. Veja bem, as fotos são meramente ilustrativas, não representam no caso galhinhos a serem estaqueados, mas sim, a serem usados em enxertos. Por isso o cultivador cortou a pontinha, após pinçar.
No seu caso, não corte pontinha nenhuma. Apenas retire os galhinhos próximos da base do raminho. Usando a primeira foto como referencial, seria necessário cortar fora os dois primeiros raminhos (o que está na parte marrom do caule e o logo acima dele, que está entre a parte marrom e a parte verde clara. Corte em forma de cunha (V) e em seguida enterre na areia, como sugeri antes.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 2:41 am Assunto: |
|
|
Pessoal... achei uma foto na net mostrando exatamente o q eu quero fazer com esta tuia... será q dá pra fazer isso.. se puderem me ajudar com algumas dicas.... mas na minha opiniao pareço q vou começar do zero mesmo.......
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Abr 30, 2011 2:41 am Assunto: |
|
|
Olá amigos... como a primeira foto se perdeu, estou postando aqui as fotos da segunda tentativa... acho que agora ficou melhor um pouco.
Agora é só esperar para a planta se recuperar pois agora inicia o inverno e pretendo fazer um transplante nela daqui uns 3 meses, por isso decidi fazer a aramação agora, para que não sofra tanto...
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 39 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Sáb Abr 30, 2011 10:20 am Assunto: |
|
|
Acho que é isso ai Mcdonald, agora so aguardar ela ganhar volume para aparecerem bem os patamares! Cuida pra ter patamares no fundo também pra ela nao ficar mt pelada!  _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Abr 30, 2011 11:04 am Assunto: |
|
|
Não sei se alguem vai concordar comigo mais eu vejo bem claramente um literati nessa planta do MC.
 _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|