|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Wakasugi
|
Enviada: Sáb Jan 05, 2008 8:44 am Assunto: minhas mudinhas não crescem =( |
|
|
Olá a todos =)
Há algum tempo plantei um ipê branco e uma amora. Elas germinaram e começaram a crescer, mas de repente simplesmente pararam, ficando com uns 7, 8cm só.
Os vasos onde elas estão permitem que elas cresçam bem mais que isso.
Alguém tem idéia do que possa ser?
valeuuu. |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Sáb Jan 05, 2008 10:18 am Assunto: |
|
|
Wakasugi,
Como anda a adubação? O substrato, a adubação, posição em relação à luz e a rega são os fatores principais para o crescimento. Uma árvore irá procurar nutrientes, o que acontece livremente na natureza, mas num vaso, você precisa levá-los até ela. E para isso precisa compreender a relação entre o nitrogênio, fósforo, potássio e outros elementos necessários à planta. Pela descrição que fez, me parece que falta nitrogênio ou então não houve um bom desenvolvimento das raízes e a planta está apenas sobrevivendo com pouquíssimas raízes finas...
mas se puder postar uma foto, poderemos ajudar mais... _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jan 05, 2008 8:51 pm Assunto: Drenagem |
|
|
pedrotv escreveu: |
... Pela descrição que fez, me parece que falta nitrogênio ou então não houve um bom desenvolvimento das raízes e a planta está apenas sobrevivendo com pouquíssimas raízes finas...
|
Concordo com o diagnóstico do Pedro. Uma planta jovem não para de crescer, se algo não estiver bastante errado. Pode ser que o substrato esteja pouco drenante e sufocando as raízes. Faça o transplante para um substrato drenante (50% pedriscos, 30% chamote e 20% compostagem) e verá a diferença. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Jan 06, 2008 4:32 pm Assunto: Re: minhas mudinhas não crescem =( |
|
|
Olá Wakasugi
Wakasugi escreveu: | Olá a todos =)
Há algum tempo plantei um ipê branco e uma amora. Elas germinaram e começaram a crescer, mas de repente simplesmente pararam, ficando com uns 7, 8cm só.
Os vasos onde elas estão permitem que elas cresçam bem mais que isso.
Alguém tem idéia do que possa ser?.. |
Podia esclarecer-nos melhor, o que é "há algum tempo"...
É que pelo que eu entendo (e posso estar errado), se tiver feito as coisas na época recomendada/mais aconselhada...plantou algo antes da Primavera, que terá provavelmente germinado no inicio da mesma...será isso " há algum tempo"??
Se assim for é/pode ser muito natural que não crescam, afinal têm pouco tempo de vida.
A semente para germinar precisa apenas dos nutrientes que carrega consigo...só quando começa a ter os primeiros pares de folhas iguais às das adultas (não embrionárias) é que começa a dar sinais evidentes de alguma estabilidade.
Pela sua "ainda" fragilidade, não se devem administrar adubos durante os primeiros meses, os existentes no solo serão mais que suficientes para tal, caso não tenha optado por um, de todo inerte.
Quando o fizer (adubação) recomenda-se que seja bastante diluida, bastante mais do que a fazemos para o Bonsai...e vá aumentando gradualmente por as raizes serem demasiado frágeis.
O que pode estar a acontecer com os seus (se não estiver enganado), terá justificação pela simples presença do Verão, onde as arvores de maneira geral, quase todas, baixam de forma considerável o seu metablismo para evitar desidratações.
O Nitrogénio é um elemento que afecta todo o desenvolvimento vegetativo, pelo que se deve ter algum cuidado/reservas quanto à sua utilização...
Quando em excesso provoca um maior crescimento da parte aérea (Copa) em detrimento do das raizes, para além do já tantas comentado: "indesejado" aumento das folhas, espaçamento dos entre-nós etc, etc...
Tal facto poderá fazer com que a planta passe mais tempo no estado "vegetativo" e atrase a seguinte floração.
O contrário (deficiência) provocará um aumento do sistema radicular em relação à parte áerea, podendo neste caso ocasionar um encurtamento do ciclo vegetativo.
Pode ser visível pela clorose (amarelecimento) a ele associada.
Por se encontrarem em pleno Verão (na minha opinião), dado que não referiu quaisquer outros indicios, delas estarem a passar mal (apenas com crescimento lento), talvez fosse mais prudente estabilizar as plantas e por vias das dúvidas administrar um fungicida por causa do Damping-off, que é: a murchidão das plântulas, causada por fungos dos géneros Pythium, Phytophtora e outros Oomicetas em viveiros.
Eu costumo usar o Previcur N da Bayer.
Boa sorte
Cptos
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|