FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda para iniciante!!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rafael Damasceno



Registrado: 30/12/07
Idade: 36
Mensagens: 55
Localização: Rio de Janeiro - RJ

MensagemEnviada: Qui Jan 03, 2008 8:51 pm    Assunto: Ajuda para iniciante!! Responder com citação

Sou iniciante com bonsai, apesar de ter algum conhecimento com plantas em geral... A partir de fóruns como este comecei a ter grande curiosidade sobre essa arte e resolvi tentar a cultivar. Então estou com muitas dúvidas hehe Confused
Recentemente adquiri algumas mudas: uma tuia jacaré, um ficus e outras duas que não sei o nome. Aqui vão as fotos:

tuia jacaré
[/img]

???
[/img]

ficus
[/img]

[img][/img]
(esta última eu não sei o nome...está secando)

Queria a ajuda de vcs para saber um pouco mais sobre estas mudas, oq fazer com elas no atual momento para que possam ser bonsai (sol, água, luz, aramação etc..)
Se possível algumas informações como espécies boas para iniciantes e qual a forma certa de tratar um pré-bonsai, como substrato e onde devo deixá-los para que cresçam da forma correta (vaso comum ou vaso de bonsai?)

Abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Kissy



Registrado: 28/12/07
Mensagens: 9
Localização: Campo Grande MS

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 12:58 am    Assunto: Responder com citação

Olá!

Olha também sou principiante, então não vou poder te ajudar, mas pelo que dá p/ ver pelas fotos parece q os vasos são de plastico, e acho eles não são bons p/ as plantas já tive uma muda dessas de mercado que tbm secou e morreu... tinha até desistido... mas enfim não ajudei nada né rs

Boa Sorte e vamos esperar q algum amigo experiente lhe ajude
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rafael Damasceno



Registrado: 30/12/07
Idade: 36
Mensagens: 55
Localização: Rio de Janeiro - RJ

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 3:21 am    Assunto: Responder com citação

É, realmente...
mas a segunda e terceira das fotos eu já retirei desses vasos e plantei no chão, além de trocar o substrato..as outras duas ainda continuam nos respectivos vasos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/12/06
Mensagens: 261
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 11:05 am    Assunto: Responder com citação

el1041,

É conselho dos mais experientes deixar que as plantas recém adquiridas se "acostumem", antes de qualquer intervenção.

Quanto aos vasos de plástico, não fazem mal algum. Apenas são feios.
_________________
O primeiro grande desafio é mantê-las vivas...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 7:06 pm    Assunto: Responder com citação

Sambarilove,


na verdade os vasos fazem mal sim. Como eles são rasos e plásticos, o acumulo de água nos pés acarreta a possibilidade de aparecimento de fungos por excesso de umidade. Ao contrário dos vasos plásticos grandes que usamos, a umidade fica muito abaixo e as raízes já estão formadas e fortes ao entrarem em contato com a umidade do fundo do vaso, não fazendo mal à planta.


El1041,


Suas plantas são todas mudas ainda. O melhor é como você fez com as duas que comentou, deixar em local com muito espaço e deixá-las crescer para que depois inicie o trabalho com elas. Como a última está secando possivelmente não sobreviverá. Estes vasos acumulam muita umidade e nos produtores não é feito nenhum controle de umidade. Com isso muitas chegam aos mercados com boa aparência mas já estão comprometidas na saúde.

A tuia está com uma aramação sem muita forma. Veja que tem uma parte do tronco reta e depois uma curva muito pronunciada, dando pouca naturalidade. Veja muitas fotos de bonsai desta espécie e estude as possibilidades que pode dar. É uma boa espécie para trabalhar, mas morre fácil se trabalhada em excesso. Nunca faça poda aérea, aramagem e poda de raízes ao mesmo tempo.

A segunda parece uma serissa, mas está muito nova, confundindo com uma outra planta que seria conhecida como falsa érica.

O fícus é o mais indicado para um iniciante trabalhar. É muito forte e resistênte a erros. Ele está com muitos galhos saindo no mesmo ponto, o que não combina com o estilo que escolheu para o tronco.

Aúltima está confundindo com a tuia prata por conta das pontas secas, mas não posso dar certeza. Não é uma boa planta para um iniciante.

As informações que estão procurando são exatamente o que é fazer um bonsai. É muita informação para um tópico só. Sugiro que deixe essas crescerem para trabalhar. Veja e estude muitas fotos de bonsai para te dar a noção de estilos e proporção. Depois compre umas mudas já mais crescidas para trabalhar enquanto espera estas crescerem, poste em outro tópico e aí vamos te ajudando a fazer um bonsai.
Procure por substrato no fórum e outros sites, o seu estão com muita terra e compacta muito, dificultando o crescimento da planta.

Espero que ajude um pouco, outros colegas irão acrescentado mais coisas e te elucidando as dúvidas.

Seja bem vindo ao fórem e não desanime por ser um caminho longo a percorrer.

T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/12/06
Mensagens: 261
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 9:17 pm    Assunto: Responder com citação

Darkaso,

Meus "mausais" tem vindo nesses vasos, 12 furos de drenagem, e não consigo enxergar o "acúmulo de água" mencionado. Pelos cálculos que andei fazendo, a área de escoamento deles chega a ser 20% maior do que as dos vasos Petrópolis com formato similar.

Quanto à possibilidade de fungos, posso entender que os mesmos não prejudicam as plantas se o contato for com raízes formadas e fortes?

Tenho insistido em certas considerações porque entendo haver um preconceito descabido contra os "mausais". 7 de minhas plantas vieram de super-mercado, algumas foram mantidas nas mesmas condições por até 6 meses, antes que as passasse para o escorredor, e nunca perdi nenhuma. Para dizer a verdade, perdi uma sim. Uma Tuia dourada que, depois de 2 meses, resolvi tirá-la daquele "substrato horrível". Não durou 30 dias.

Em suma, meu ponto é o seguinte: por pior que seja o vaso, por pior que seja o substrato, dano maior será causado pela inexperiência e pela pressa.
_________________
O primeiro grande desafio é mantê-las vivas...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 9:29 pm    Assunto: Responder com citação

Sambarilove,


o problema não é se veio de mercado ou não. A grande maioria dos iniciantes acha que comprou um bonsai pronto e deixa nesses vasos por muito mais que seis meses. Pelo que vi nesses vasos como este é muito comum o ataque. Quando as pessoas descobrem que tenho bonsai em casa logo falam que tem um que comprou em mercados e sempre que dou uma olhada acabo encontrando uma planta mirrada e com fungos em parcas raízes que não sobrevivem ao substrato horrível e sem aeração que vem.

As raízes mais grossas resistem melhor ao ataque de fungos em vasos mais fundos porque acima delas sempre tem muitas outras que matém a circulação de seiva e com isto a proteção delas.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 12/04/07
Mensagens: 264
Localização: Nova Friburgo - RJ

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 10:30 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
Em suma, meu ponto é o seguinte: por pior que seja o vaso, por pior que seja o substrato, dano maior será causado pela inexperiência e pela pressa.


Mas nisso você tem inteira razão...
_________________
Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Deco-RJ



Registrado: 16/06/07
Mensagens: 72
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2008 12:23 pm    Assunto: Responder com citação

el1041,

Tudo bem, meu amigo?

Vi estas plantas em outro "álbum", hein? Razz

Fico feliz em saber que fez a inscrição no fórum. Terá muitas informações e auxílio.

Grande abraço e seja bem-vindo!
_________________
André Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/12/06
Mensagens: 261
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2008 2:27 pm    Assunto: Responder com citação

darkaso escreveu:

A grande maioria dos iniciantes acha que comprou um bonsai pronto e deixa nesses vasos por muito mais que seis meses. Pelo que vi nesses vasos como este é muito comum o ataque. Quando as pessoas descobrem que tenho bonsai em casa logo falam que tem um que comprou em mercados e sempre que dou uma olhada acabo encontrando uma planta mirrada e com fungos em parcas raízes que não sobrevivem ao substrato horrível e sem aeração que vem.


Certo. Também já vi situações do tipo. Entretanto, acho que se devem muito mais aos cuidados dispensados do que ao vaso/substrato.

Aliás, essa nossa conversa me deu a idéia de uma experiência: vou adquirir um ficus ou uma jabuticaba e verei por quanto tempo consigo manter a planta apenas com os cuidados básicos de rega e insolação.
_________________
O primeiro grande desafio é mantê-las vivas...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2008 4:54 pm    Assunto: Responder com citação

Sambarilove,


parece interessante. Essas duas são resistentes. Compre uma jabu e uma tuia. Uma forte e uma fraca. Pode ser bom.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rafael Damasceno



Registrado: 30/12/07
Idade: 36
Mensagens: 55
Localização: Rio de Janeiro - RJ

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 12:15 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, mto obrigado pelas respostas!
Já coloquei todas as mudas em seus devidos lugares, agora é só esperar e ver..
Nesse meio tempo eu adquiri alguns bonsai (ou pré-bonsai) bem mais desenvolvidos, logo colocarei fotos para q vcs possam analisá-los.
Estas plantas vieram com um substrato diferente, composto APENAS por pedriscos e pedaços de telha e carvao misturados (80%) e pouquíssima terra. Onde eu comprei ,uma grande loja de bonsai aqui do Rio, todas as plantas são tratadas assim, então o que eu fiz foi somente retirá-las do vaso de plástico onde ja estavam com raízes saindo pelos orifícios e coloquei-os nos vasos de cerâmica próprios para bonsai...não mudei o substrato, apenas o vaso mesmo.
Me digam: tem algum problema eu ter feito isso ou não acarretará em nenhum problema para as plantas no futuro? E esse substrato, é confiável msm ou vcs aconselham eu colocar mais terra?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 5:37 pm    Assunto: Responder com citação

El1041,


nas fotos parece que o substrato está bastante compactado, não sendo composto da forma que colocou. Se era este que estava na foto fez bem em retirar, mas poderia ter retirado um pouco do torrão. Colocar em vaso grande, bacia ou escorredor seria melhor para acelerar o crescimento e desnvolvimento da copa.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil