|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gabriel do Carmo Colombo

|
Enviada: Sex Jun 06, 2008 8:02 pm Assunto: Tronco de Titânio! |
|
|
http://internetbonsaiclub.org/index.php?option=com_smf&Itemid=133&topic=23579.0
A seguir segue a tradução do tópico criado:
"Caros Amigos,
Eu gostaria de mostrar a minha Forsythia, a qual eu mantive por 22 anos. A madeira morta estava podre devido ao tempo. Meu amigo, Michael Tigges é um ferreiro. Ele forjou o tronco de titânio. Esse trabalho foi muito difícil e é um feito de mestre. Ele conseguiu a cor azul no metal usando um maçarico.
Espero que gostem, mesmo que tenha pouco a ver com a arte do bonsai tradicional.
Atenciosamente
Reiner"
Achei muito interessante esse trabalho e decidi compartilhar com os amigos aqui do fórum.
Realmente tem pouco a ver com a verdadeira arte do bonsai, mas com certeza foi uma atitude louvável para proteger uma planta tão "jovem", que foi resultado de 22 anos de trabalho duro...
enfim amigos....apreciem^^
abraços _________________ "O que permanece em si, por nada pode ser apreendido, pois nada habita. Nada há diante dele que possa apreendê-lo, pois está livre do que quer que esteja fora de si."
(Jacob Boehme) |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Jun 06, 2008 8:46 pm Assunto: |
|
|
Gabriel, obrigado pela simpatia de dividir isto conosco.
Na verdade, eu não acho que esteja tão a parte da arte, acho até que é uma técnica a mais, o material porém é novo, pois muito assim o fazem com madeira (tanuki), cimento, durepoxi ou algum outro material de preenchimento para tapar ou corrigir certas imperfeições, usualmente, mas como não é para aparecer, seus artistas o escondem...
Abração,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Jun 06, 2008 9:22 pm Assunto: |
|
|
Gabriel,
muito interessante o trabalho, sem falar que a planta, na minha modesta opinião é belíssima...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Jun 06, 2008 9:34 pm Assunto: |
|
|
Realmente Edson, é lindíssima, e o conjunto interiro com planta de acento, e seus suportes, mostra a dedicação, capricho e carinho dele com a planta.
Abração,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sáb Jun 07, 2008 8:20 pm Assunto: |
|
|
Gabriel,
Muito lindo.
Obrigado por partilhar.
Ivanil |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Seg Jun 09, 2008 3:42 am Assunto: |
|
|
Linda espécie. Muito linda a espécie!
Muito legal o trabalho! Moderno, diferente, criativo e ousado - eu gostei muito, embora fuja completamente dos padrões...
Um "bonsai de aço" ou um "bonsai-cop", analogicamente à "robocop"...  _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jun 09, 2008 1:04 pm Assunto: bonsai |
|
|
É como foi dito, as vezes, para não perder todo um trabalho, principalmente quando se leva anos para conseguir algo que valha a pena termos, se lança mão de artificios os mais variados.
Um numero antigo que tenho, da revista de bonsai americana BONSAI TODAY, há uma demonstração em que o cultivador elimina parte de uma azalea que estava morrendo, construindo com époxi, desde a raiz dela, uma pedra bem composta. O trabalho, com excelente resultado, culmina em que a pedra além de parecer ser bem natural, ainda guarda semelhança com o tipo de rocha vulcanica, encontrável no Japão.
Recentemente meu amigo Lustosa, bonsaista de Brasilia, fez algo parecido, preenchendo um espaço com madeira morta em uma caliandra, usando pedra e argamassa. O resultado tb ficou ótimo, além de proteger a planta contra o ataque funesto da podridão.
Creio que usar titanio seja algo tão bom quanto usar qualquer outro material, se com isso consegue-se salvar o bonsai. Creio que o melhor termo para isso, agora, seja "TITANUKI".  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|