|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Out 31, 2007 10:55 pm Assunto: Adubo Orgânico x Químico |
|
|
Olá a todos,
Pessoal, apesar de básica, essa dúvida ainda persiste e talvez possa ajudar aos principiantes em geral.
- Até o momento, tenho utilizado Torta de Mamona e Farinha de Osso como adubos orgânicos.
- Estou para comprar o Adubo 10-10-10 (NPK) e não entendo se este é Orgânico ou Químico??
-Comprei também o Verde Raiz e Verde Foliar...mesma dúvida.
-Por fim, fui orientado a utilizar o BIOFERT PLUS 04-14-08...aí eu quase decidi procurar um galinheiro e esquecer o resto...rsrs.
Afinal, qual é o Adubo Orgânico e qual o Químico?
Como deve ser a interação entre eles?
Muito grato , desejo muito sucesso a vocês.
Abraços _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
|
 |
Claudio Rodrigues 1.o PASSO

Registrado: 11/09/06 Idade: 62 Mensagens: 116 Localização: Niteroi - Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 1:00 am Assunto: |
|
|
Amigo : Infelizmente não me atrevo a responder tais perguntas, mas aproveita e joga OSMOCOTE neste angú, rsrsr |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 8:34 am Assunto: |
|
|
Carlos,
Adubo orgânico. Torta de mamona, Farinha de osso.
faço uma mistura com esses dois e acresento cinza de madeira...daí tá pronto meu adubo orgânico.
Adubo Quimico: BioFert plus.
Intercalo este com o orgânico.
de 15 em 15 dias.
Costumo fazer assim: inicio do mês orgânico e no meio do mes o quimico.
é bem simples e estou tendo bons resultados. _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 9:23 am Assunto: |
|
|
Caros Amigos eu costumo usar o NPK 10-10-10.
Gostei dos resulados, porem acredito muito nos organicos obtido atraves de compostagem de folhas e outros.
Existem site que dão dicas para se preparar seu proprio composto.
Te digo que de uma pesquisada.  |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 12:01 pm Assunto: |
|
|
Ok,
Obrigado a todos.
Felipe, gostei do seu esquema, mas como vc acha cina de madeira?
Vou dar uma pesquisada sim pessoal e grato pelas informações.
Quem souber de outros produtos, por favor postar neste tópico.
Abraços. _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 10:15 pm Assunto: |
|
|
Carlos,
Eu utilizo o mesmo adubo orgânico do felipe. Torta de mamona + farinha de ossos + cinzas de madeira. Dou uma ligeira escarificada na superfície do substrato e coloco de 1 a duas colheres espargidas sobre o substrato.
Quando à adubação química, prefiro os adubos diluídos em água, são mais seguros e rapidamente assimilados pela planta e dificilmente causam danos como por exemplo queima de raízes.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Nov 02, 2007 8:45 am Assunto: |
|
|
Carlos,
o interessante é não ficar em um tipo só. Mesmo sendo químico e colocado como completo a planta terá absorção diferente do orgânico. As cinzas de madeira eu uso o carvão triturado. Esse carvão para churrasco mesmo. É um pouco pobre por ser de eucalipto, mas ajuda.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 02, 2007 11:57 am Assunto: |
|
|
Olá a todos,
Hoje comprei o adubo diluível em água.
Geraldo...muito obrigado pela ajuda e vou seguir esse esquema.
Darkaso...a dica da variação e do carvão muito me ajudam, pois não tenho acesso a cinza de madeira.
Muito obrigado a todos!
Abraços _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
|
|
 |
Jefferson Paulo 1.o PASSO

Registrado: 14/12/07 Idade: 42 Mensagens: 145 Localização: Trindade - Goias
|
Enviada: Sex Jan 04, 2008 12:04 pm Assunto: |
|
|
Felipe,
No esquema que vc citou acima, alternando a adubagem entre quimico e organico a cada 15 dias, vc acha viavel usar em mudas?
E se sim, posso usar o NPK 10-10-10 no lugar do Biofert, pois não consegui encontrar este para comprar.
Abraço... |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 06, 2008 1:08 pm Assunto: |
|
|
Oi Jefferson,
Sim para as duas perguntas, mas cuidado com a quantidade...utilize metade ou pouco mais que a metade do que é recomendado pelo fabricante.
O 10-10-10 tenho usado uma colher de sopa paracada litro...mas uso regador de 5 litros e coloco 3/4 colheres.
A Torta de Mamona e Farinha de osso, uma colher do dosador (acompanha o produto) para cada planta, sempre no entorno e não perto do tronco para não queimar a planta.
Abraços, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Jan 06, 2008 2:06 pm Assunto: |
|
|
Geraldo,
Nesse seu coquetel a mistura é feita em proporções iguais? _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 06, 2008 7:28 pm Assunto: Adubos |
|
|
Carlos
Revi o tópico e vi que sua pergunta inicial, sobre a difereça entre adubos orgânico e químico, não foi respondida diretamente.
Os adubos orgânicos são todos aqueles resultantes de restos de animais (farinha de osso) ou plantas (torta de mamona, compostagem, etc). São ricos em substâncias que serão aproveitadas pelas plantas após decomposição por microrganismos. Sua composição não é definida (isto é completamente conhecida), por isso o teor de NPK é apenas estimado.
Já os adubos químicos são produzidos pela mistura intencional de substâncias químicas inorgânicas (minerais), de maneira que sua composição química é determinada (completamente conhecida), com todos os valores de cada componente. Como são substâncias minerais, as plantas absorvem mais diretamente.
Existem vantagens e desvantagens em utilizar cada tipo de adubo. Temos um excelente tópico sobre adubação, criado pelo Valentini, no FÓRUM CENTRAL:
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=4758 _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Rafael Damasceno
Registrado: 30/12/07 Idade: 36 Mensagens: 55 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Dom Jan 06, 2008 10:21 pm Assunto: |
|
|
Geraldo, vc disse que prefere utilizar o adubo diluído em água... Vc só utiliza esse adubo líquido ou utiliza outro tipo de adubo químico? além, claro, do orgânico já citado...
Também achei interessante passar a usar só o fertilizandte líquido. Qual seria o melhor para utilizar na planta, em conjunto com adubo orgânico? O mais completo...
Editado pela última vez por Rafael Damasceno em Seg Jan 07, 2008 11:27 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Almir Apude

Registrado: 23/04/07 Mensagens: 70 Localização: Santo André - SP
|
Enviada: Dom Jan 06, 2008 10:40 pm Assunto: O que faço !!! |
|
|
Olá Carlos, achei muito legal esse tópico, cada um dando a sua opinião e os resultados, então eu gostaria de aproveitar e participar tb, ok???
espero que não se importem.
Olha, com relação a Torta de mamona e a Farinha de osso, eu faço o seguinte:
Uma garrafa pet de 02 litros, bem limpa e seca, jogo lá dentro 08 xicaras de torta de mamona e 02 xicaras de farinha de osso e 01 xicara da carvão, agito bastante a garrafa para que tudo fique assim bem misturado. (NADA DE PELOTES)
Com relação ao carvão, eu aprendi, que não devemos deixar o carvão em "PÓ", pois dessa forma ele acaba formando uma pasta (empastelando) com o substrato e pode provocar o aparecimento de fungos, então eu utilizo carvão para churrasco (eucalipto), com um detalhe: não utilize o carvão resultante do churrasquinho do final de semana, pq com certeza ele vai ter sal e gordura misturados, e isso pode tb ocasionar problemas.
Eu procuro deixar o carvão +ou- como os pedriscos que nós utilizamos na mistura do substrato, utilizando "UMA BOA DOSE DE PACIÊNICA e 03 PENEIRAS DE TAMANHOS DIFERENTES.
E com essa mistura eu faço o mesmo que o Felipe, a mistura dos orgânicos uma vez por mês, intercaladas com NPK 10.10.10,.
E tenha certeza os resultados são exelentes.
Abraços de montão,
e obrigado pela oportunidade.
Almir _________________ Tudo vale a pena quando a alma não é pequena |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|