|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Deco-RJ

|
Enviada: Seg Jan 07, 2008 2:38 pm Assunto: Ficus e Orientação dos Colegas |
|
|
Olá a todos!
Tudo bem?
Como já poderão notar, ainda sou novato nesta arte e preciso de algumas orientações com este fícus. Esta é a minha primeira planta, seguida dois meses depois pelo outro fícus, já exposto em tópico próprio.
Este fícus foi obtido no final de 2005. Passei para o escorredor de macarrão em novembro de 2006. Seu substrato é composto por: a) pedras de aquário no fundo; b) 40% areia; c) 30% terra (metade desta proporção rica em matéria orgânica); d) 30% argila. Tudo devidamente misturado. A drenagem me parece bem eficaz. Adubo a cada 45 dias. Desde que passei para o escorredor não fiz nenhuma poda, seja de manutenção, seja de educação, para não atrapalhar o desenvolvimento. Também não fiz desfolhas pela mesma razão.
Dito isto, gostaria de saber a opinião dos colegas sobre o substrato, bem como dicas sobre estilização desta planta. Sinto que cresceu mais do que esperava. Não sei exatamente qual estilo seguir.
Se clicarem, a imagem torna-se maior e com mais detalhes. Seguem algumas fotos:
Quando comprei, em 2005:
Fotos de janeiro de 2008:
Desde já, muito obrigado pela atenção! _________________ André Fernandes |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Jan 07, 2008 9:42 pm Assunto: |
|
|
Deco,
ele precisa ainda ir para a mamadeira. Está pouco proporcional ainda. O tronco está muito fino ainda. Se colocar na mamadeira ele vai dar uma acelerada e não terá que adequar a copa ao tronco fino.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 11, 2008 12:52 pm Assunto: |
|
|
e isso ai deco qdo estiver na hora certa ela vai pra mamadeira e com mais um pouco de tempo vc tera seu ficus bem mais desenvolvido e podera definir um estilo pra ela . _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Deco-RJ

|
Enviada: Sex Jan 11, 2008 11:16 pm Assunto: |
|
|
Darkaso e Flávio Henrique,
Tudo bem com vocês?
Seguirei a orientação que me deram. Amanhã, dia 12/01, comprarei uma bacia para fazer o sistema da mamadeira. =) À medida que houver evolução, coloco fotos novas. Se não for incômodo, quando chegar o momento certo, gostaria de contar com a preciosa ajuda de vocês novamente.
Obrigado pela ajuda que tão cordialmente deram! =)
Abraços! _________________ André Fernandes |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|