FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Serissa Han-Kengai Mame
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Qui Jan 10, 2008 5:49 pm    Assunto: Serissa Han-Kengai Mame Responder com citação

Replantei minha serissa mame estilo Han-Kengai.
O vaso é Tokoname (japão).
Comprimento da planta é 12cm.
2007:

2008:
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Qui Jan 10, 2008 5:54 pm    Assunto: Responder com citação

Vista de cima:
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 10, 2008 5:54 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Em minha experiencia com essa variedade, percebi que ela preenche melhor e densifica mais rapidamente quando não está aramada. Shocked

Ficou ótimo o vaso, embora ainda ache que o azul combinava melhor. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 10, 2008 6:01 pm    Assunto: Responder com citação

Nick, o vaso azul não está chamando muita a atenção para ele, e deixando a planta em segundo plano?
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Qui Jan 10, 2008 6:17 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela dica Nicky... Vou desaramar ela em breve, pois está a um bom tempo com os arames já.
Eu penso que o vaso preto é mais sóbrio, e por isso combina mais com o estilo, por ser o Han-Kengai um estilo mais marcante. Claro que com flores brancas, o azul ficaria bom tb. Mas As froles brancas vão contrastar bem com o preto do vaso...
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 10, 2008 7:01 pm    Assunto: vhobus Responder com citação

Gostei muito do vaso escuro, acho que o azul esta tirando muito o foco da planta..........
Parabens.......
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 10, 2008 7:08 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

Valdir antes de mais, parabéns pelo trabalho e pela partilha Wink

Quanto à questão da cor do vaso, ambas estão boas...depende é daquilo que se pretende evidenciar.
Se é um efeito cromático harmónico ou se é a opção dos complementares, criando tensões entre ambos, vaso e planta.

Pessoalmente acho a do vaso azul mais apelativa aos nossos olhos Wink , também poderá ser induzido por causa da relação entre o conjunto e a cor de fundo.
Transmite-me/nos uma sensação de tranquilidade ainda que a sua tonalidade possa ser neste caso ser um pouco forte, potenciado talvez pela sua vitrificação.

No entanto castanho sendo a cor da "Terra", confere-lhe alguma maturidade, estabilidade (Yin&Yang) e uma posição mais confortável por se tratar de uma perene.
Indo mais fundo, talvez se veja o levantar do véu da "simplicidade" que tanto se pretende/pretendemos almejar na arte do Bonsai Wink o "Bonsai de contemplação".

Gostei de ambas as hipoteses, se olhar sobre um ponto de vista de bonsai de revista/exposição optaria pelo azul, se pelo lado contemplativo sem dúvida alguma o castanho.

Existe um excelente tópico da autoria do Amigo Duprat, que se ainda não leram talvez possa ajudar um pouco.

http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=3997&postdays=0&postorder=asc&start=0

Boa sorte.

Cptos.

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mauro Kugler Filho
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2008 9:46 am    Assunto: Responder com citação

Cara, parabéns, gostei muito do vaso novo, acho que depois de brotada irá impor mais respeito ainda. Wink Hehe Abração Valdir!
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2008 10:54 am    Assunto: Responder com citação

Valdir,

Obrigado pela partilha deste belo trabalho Exclamation

Eu ia até comentar que os dois vasos/cores pra mim podiam ser usados, mas esta excente explicação, como sempre, do amigo Castro disse tudo Exclamation

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2008 10:17 pm    Assunto: Desculpa minha pergunta.... Responder com citação

Caros amigos este estilo nãp seria o Kengai ???? Pelo que entendi o han-kengai seria semi cascata..

Abraço fraterno
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 12, 2008 12:16 am    Assunto: Responder com citação

Eu particularmente gostei mais do segundo, o de 2008.

No primeiro, a saturação do azul tem mais peso que toda a planta. e tudo permanece um tanto isolado. Talvez com uma planta cuja copa fosse maior ou um bonsai em flor funcionasse bem mas neste caso rouba muito a atenção.

O segundo está muito bem integrado. Sua neutralidade cromática destaca o verde das folhas, o que é bom, pois o tronco é o grande centro de atenção e, deixando, no todo, nada mais vemos além dele. Resaltar a copa cromaticamente ajuda a integrar tudo.
Além disso o segundo vaso é mais reto, valorizando por contraste as belas dinamicas em curva do tronco.

Independente disso tudo, não saberia dizer o porque, o segundo me dá a sensação de uma árvore pressa a um rochedo muito mais que o primeiro.

Parabéns pelo trabalho. De primeira.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 12, 2008 12:20 am    Assunto: Responder com citação

Haaa ja ia esquecendo, o vazio entre a borda superior do vaso e a parte mais alta do tronco no segundo está divino. Adquiriu grande significado. Ele tem forma. Algo como um olho.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Sáb Jan 12, 2008 8:47 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelos comentários pessoal!
Edmilson, para ser kengai, a copa toda (ou quase toda) teria que estar abaixo da borda do vaso. Nesse vaso o peso maior está em linha com o vaso, e apenas um galho está mais baixo que o vaso.
Outra coisa que ajuda a classificar como Han-Kengai é o vaso. Kengai preferencialmente usa vasos mais longos, para dar equilibrio a uma copa mais "caída", e o Han-Kengai usa prefer. vasos médios, pois seu caimento é mais suave.
O Kengai e o Han-Kengai são separados por uma linha muito tênue, uma vez que o Han-kengai é apenas uma variação do primeiro, e não um estilo próprio.
Mas de fato, ela também poderia ser chamada de Kengai sem maiores problemas.

Duprat... Muito boa a explicação sobre o vaso! Vc e o Castro são feras no assunto, hein?

Sobre o espaço entre o vaso e o tronco: Realmente gosto muito de trabalhar com isso. Procuro sempre equilibrar os espaços em meus bonsai. Isso traz dinâmica para a planta. Um bonsai sem espaços pode parecer muito artificial as vezes.
Tem um livro muito bom sobre isso, mas eu tenho ele em francês (emprestado do Stumm): Esthétique et Bonsaï. Ele se preocupa especialmente em questões como Ritmo, assimetria, pespectiva equilibrio e dinâmica do bonsai. Tudo isso a partir de conseitos da arte. O autor é François Jeker (alguém já viu um francês não se chamar Françóis?? heuaheuhaue). Na Passion eu vi que tem ele em inglês pra vender.

Olha um exemplo do livro:
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 12, 2008 9:10 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Valdir,
Devia ter imaginado, pois a casualidade só muito raramente encontra este tipo de harmonia.
Depois de sua recomendação, do resultado aplicado e de meu interesse pelo assunto, este livro muito me interessa. Não é de hoje que no estudo dos bonsais os vazios me interessam. Não somente assim no todo como também no desenho das copas eles me parecem de suma importancia.

Poderia me passar também a editora? Para mim o frances é mais fácil....

Duprat
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Seg Jan 14, 2008 11:01 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Duprat!
A editora é: Jeker communication. Editado em 2000.
Tem Vol. 1 e 2 . Eu tenho aqui o vol. 1
veja: http://www.ciao.fr/Esthetique_et_Bonsai_Guide_pratique_Francois_Jeker__297728
O Vol. 2 : http://www.priceminister.com/offer/buy/16754052/Jeker-Francois-Esthetique-Et-Bonsai-Tome-2-Livre.html

Sobre minha serissa... pretendo compactar as copas ainda.
No mesmo livro tem um caítulo sobre ritmo. Ele fala sobre o ritmo do tronco, mas também (e especialemnte) o ritmo das "copinhas".
Segundo o autor, as copas com tamanhos e distâncias iguais tornam a planta monótona.
Para ter Ritmo é preciso ter pausa, quebra de sequencia, assimetria, etc.
Pensando nisso, tenho o seguinte projeto pra serissa:
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: