|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qua Jan 16, 2008 10:15 pm Assunto: A multiplicação dos Ficus |
|
|
Comprei este ficus (acho que é benjamina) que mede aproximadamente 1,5 metros , resolvi fazer algumas alporquias e estaquias pois iria reduzir o seu tamanho , vejam no que deu.
Inical , nesta fase eu ja havia feito as alporquias e cortado um galho grosso.
Detalhe das alporquias , vejam as raizes ja aparecendo
Com o galho que eu cortei , eu fiz estas 2 estaquias que ja estão brotando
E mais esta
Hoje eu separei as 2 alporquias
Olhem o grau de enraizamento em apenas apenas 17 dias
As duas alporquias ja separadas e plantadas em substrato 50% areia grossa 30% pedrisco e 20% terra vegetal
E o que sobrou da planta mãe . Estou pensando em fazer uma outra alporquia do tronco mais comprido da esquerda.
De uma arvore foram feitas 6 mudas para bonsai , e acredito que eu poderia ter feito mais se quisesse.
Não quero com este topico , dar uma "aula" de propagação , pois sou um iniciante como tantos outros , mas apenas mostrar o que eu ja estou fazendo com aquilo que aprendi neste forum, Mostrar que temos que botar a mão na massa se quisermos aprender alguma coisa , mesmo correndo o risco de errar.
Abraços _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Alecsandro 1.o PASSO

Registrado: 08/03/07 Mensagens: 118 Localização: Camaçari - Bahia
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 12:19 am Assunto: |
|
|
Joel
Parabens, é isso mesmo, se não colocarmos em prática o que aprendemos aqui no forum, ficarem estaguinados cultivando mudinhas e achando que é bonsai.
Parabens
Grande abraço _________________ Alecsandro Rocha
alascado@yahoo.com.br |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 9:30 pm Assunto: Ola |
|
|
Grande Joel, aqui todos somos alunos em buscar de aprender mais sobre esta maravilhosa arte.
Gostaria de saber mais sobre como foi o processo da alporquia?? Utilizou esfragmo e hormônio enraizador?? Algo mais ??
Abraço fraterno |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 8:19 am Assunto: |
|
|
Olá amigo!
Joel, congratulo-me contigo pelo fato de estar literalmente "botando a mão" em matéria de bonsai, e de modo geral na propagação de mudas.
Tens toda a razão, não podemos ter medo de que não vai dar certo. O nosso ex-colega de fórum Luciano, nunca faz uma poda drástica da planta, desprezando a parte de cima: ele vem "picando" a planta de cima para baixo, fazendo alporquias e mais alporquias, até chegar a ter somente o tronco e aí sim aproveita este também. De uma simples planta comprada, podemos fazer dezenas de outras, de graça. Claro, tudo limitado ao espaço e disponibilidade de cada um. Não é todo mundo que consegue em apenas um ano, transformar uma prateleirinha em uma "big" estufa, como você fez rsrsrsrsrsrs...
Mas tem que tentar: fazer semeaduras, estaquias, alporquias, enchertias, e outras "ias" que existem nesta mundo da propagação.
Parabéns e abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 11:14 am Assunto: |
|
|
É isso aí, Joel!
Bom trabalho!!
Só a teoria não faz alguém ser um bonsaísta.
E, nos fracassos aprendemos também!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|