|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 12, 2008 11:07 pm Assunto: RAIZES - LAVAR OU NÃO LAVAR? |
|
|
No transplante ainda não vejo concenso se para remover o substrato das raizes deve-se lavar ou não as raízes.
Será que se nunca se pode lavar as raízes ? Será que algumas espécies permite tal procedimento ? Ou todas espécies permintem lavar as raizes ? |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 8:41 am Assunto: |
|
|
Fabioso,
eu lavo sempre no primeiro transplante para retirar aquela terra/barro quando compro em viveiros. Depois não tem necessidade de serem lavadas. Acho que cada um tem uma preocupação com a sensibilidade/resistência das plantas. Com isso vai fazer determinados experimentos e outros não. Quando é muda que eu produzi só lavo se for fazer estilo raíz na rocha, pois preciso ver as raízes todas. A principal preocupação deve ser a saúde da planta para este procedimento. Se a planta estiver debilitada não é bom mexer nela.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 8:47 pm Assunto: |
|
|
Fabio
Não há consenso sobre lavar raízes e acho que dificilmente haverá. Pelo menos para as coníferas, cuja associação das raízes com as micorrizas é essencial, acho que seria o grupo de espécies para as quais seria menos recomendado lavar. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|