FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ginkgo macho ou fêmea?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Seisdedos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2008 3:13 pm    Assunto: ginkgo macho ou fêmea? Responder com citação

Olá pessoal,

Quero adquirir uma muda de ginkgo biloba, que tem em uma floricultura em minha cidade, só que li que para bonsai tem que ser fêmea.
Isso é verdade? o que distingue uma da outra? porque tem que ser a fêmea para bonsai?

Obrigado pela ajuda dos amigos.
o tempo... depois de passado!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
RedOak
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

Ola!
Pelo que eu saiba, não faz diferença, no caso de bonsai, se o Ginkgo é fêmea ou macho... normalmente evita-se plantar as espécies fêmeas nas ruas devido aos frutos, que quando maduros e no chão, produzem um cheiro muito ruim... mas para bonsai, acredito que tanto faz! Tanto que é dificílimo destinguir o sexo das plantas até que elas floresçam.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 29, 2008 2:39 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,
não existe esta de ginkgo macho ou fêmea.
O ginkgo é uma planta única, aliás única também em seu gênero.

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 29, 2008 4:12 pm    Assunto: Responder com citação

Elio,

Existe sim, tirando a frutificação que confirma o sexo feminino, há uma pequena diferença na folha. A folha da planta feminina tem um corte no meio um pouco mais aprofundado que a planta masculina.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 29, 2008 4:50 pm    Assunto: Responder com citação

Elio

Realmente Ginkgo biloba é a única espécie do gênero e também o único gênero da família Gikgoaceae. Muitas vezes a internet é frustrante de informação segura, mas encontrei um documento do WWF que afirma que esta espécie é dióica, ou seja, tem indivíduos de sexos separados.

http://www.wwf.org.uk/filelibrary/pdf/gbiloba.pdf

"Recife (PE)"
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 29, 2008 6:38 pm    Assunto: Resposta Responder com citação

Amigos aproveitando o tópico, também sei que existe diferença no sexo da planta, mas também estou a fim de comprar uma muda. Faz diferença ou não o sexo dela na hora de transformá-la em bonsai? Tem alguma importância relevante?
Muba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 29, 2008 6:46 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo para ser sincero não sei todas as diferenças mas creio que apenas a fêmea dará frutos pois apenas ela possui pistilo
Muba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 29, 2008 6:47 pm    Assunto: Responder com citação

Corrigindo MARCOS, não sei pq coloquei marcelo
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 29, 2008 7:17 pm    Assunto: Resposta Responder com citação

Mas é válido para todas as espécies?
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 29, 2008 8:06 pm    Assunto: Reprodução Responder com citação

Marcos

Não vale para todas as espécies. As espécies dióicas têm flores femininas em uma planta e flores masculinas em outra. As plantas monóicas têm as flores masculinas e as femininas na mesma planta, embora às vezes em partes separadas dos galhos. Nas plantas hermafroditas (como a ervilha) existem os órgãos dos dois sexos na mesma flor.

"Recife (PE)"
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2008 1:17 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Ferreira, de fato às vezes temos dificuldade em encontrar informação segura na Internet. E o que a gente repassa de informação é aquilo que de alguma forma ouvimos ou aprendemos. Tenho uma árvore de ginkgo biloba de 12 anos, bem grande, mas que ainda não floriu, portanto ainda não tive como checar ao vivo ou que eu tinha como informação de que o ginkgo não esta de planta macho e planta fêmea.
No site que citas da WWF com a informação de exitir macho e fêmea é uma fonte importante, apesar de que já vi neste mesmo site algumas asneiras...
Wilson, esta informação que "confirmaria" a existência de macho e fêmea através da folha mais aberta na fême e mais fechada no macho já havia sido tratada num tópico deste fórum a cerca de 1 ano e meio atrás, porém ela é talvez o maior dos erros no tentar identificar o sexo (se é que existe), uma vez que a mesma planta produz folhas desde totalmente fechadas até totalmente abertas, com vários níveis de abertura. Se não veja a foto de 3 folhas que colhi de minha árvore há poucos minutos.

Para mim, a dúvida persite...

abraços
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2008 2:34 pm    Assunto: Responder com citação

Elio,

Acho que sua árvore é homosexual, não liga não isto acontece nas melhores famílias, ahahahahahahah ((brincadeira)). A coisa é complicada mesmo, esta era a informação que eu tinha, mas se é assim, retiro o que disse.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2008 6:04 pm    Assunto: Responder com citação

Te entendo Wilson. Pois esta informação que voce colocou, já tinha rodado aqui no fórum, e também como disse o colega Ferreira, não é fácil saber o que é confiável ou não na Internet.
O jeito é eu aguardar a minha árvore florir e comprovar "in loco" (mas isso pode demorar mais uns 10 anos rsrsrsrsrs.

abraços
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2008 6:27 pm    Assunto: Responder com citação

Elio

Consultei o velho livro de botânica, GILG e SCHÜRHOFF (1967) Curso de Botánica General y Aplicada, que considero uma fonte segura, e na página 250 está escrito que ..."Es um hermoso árbol dioico, com hojas de forma singular, cuneiformes o flabeladas, más o menos profundamente divididas...". Já na página 251 tem uma ilustração que diz "Fig. 292. Ejemplar masculino de Ginkgo biloba: ...".

Portanto, agora temos informação mais segura. Como você mesmo disse, para ter certeza do sexo da sua planta será necessário esperar a floração.

"Recife (PE)"
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 31, 2008 7:04 am    Assunto: Responder com citação

Perfeito, Ferreira.
De fato a informação que eu tinha estava equivocada.
Ontem à noite, depois de procurar em vários sites, resolvi buscar a velha, empoeirada e amarelada Grande Enciclopédia Delta Larrouse, uma fonte confiável, e que confirma ser uma planta dioica. Entre outras coisa interessantes diz .... As flores masculinas possuem grande número de estames, cada qual com dois sacos polínicos, inseridos sobre um eixo; as femininas, em indivíduo separado, consistem em óvulos nus presos a pedicelas. A fecundação é de tipo muito primitiva. Dá-se a polinização alguns meses antes da fecundação, que só se efetua após a quedo do óvulo ao solo....
Ainda assim parece impossível saber qual é macho ou fêmea antes da floração. A qui na região se cultiva muito o kiwi, que também é dióico. Como se planta em média 8 plantas fêmeas para cada planta macho, a única maneira dos viveiros terem certeza do que vendem é quando da enchertia das pequenas mudas, feita com galhos de plantas adultas, macho ou fêmea e identificando com uma marca na embalagem de cada planta, pois no resto do aspecto da planta é impossível saber qual é qual.
Valeu o aprendizado neste tópico.
abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: