FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Fertilizante!? Líquido ou pallet?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Souza

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 1:22 pm    Assunto: Fertilizante!? Líquido ou pallet? Responder com citação

Caros amigos do fórum, sou o iniciante do iniciante, tenho visto muitas receitas artesanais e também fertilizantes líquidos industrializados, a mesma coisa acontece com os adubos em pallets.
Pergunto, qual na opinião dos senhores tem melhor aproveitamento pela planta?
Abraços.
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 2:28 pm    Assunto: Responder com citação

Prezado Souza !!!!!!!!!!
Sou fã do osmocote, mas tenho feito experiências com pellets e não tenho o que reclamar..... Temos que ter em mente que o adubo nada mais é do que uma vitamina para dar mais vigor à planta.Sempre digo que cada um deve utlizar o que achar melhor para sua planta, claro que precisa antes de tudo observar.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 2:51 pm    Assunto: Re: Fertilizante!? Líquido ou pallet? Responder com citação

Oi Souza, tudo bem?

Como disse a Angela, testar os diferentes fertilizantes pode ser interessante.
Uma recomendação de partida: seja MUITO moderado na adubação, tipo devagar e sempre.... Um palpite seria uma adubação a cada 45 dias, suspendedo no inverno.
Para simplificar a vida, eu acho que voce deve começar com fertilizantes já prontos, a menos que seja um prazer prá voce testar formulações caseiras.
Entre os químicos, pessoalmente prefiro os líquidos, porém, com o dobro da diluição recomendada pelo fabricante.
Entre os pellets, sem duvida prefiro os orgânicos, porém, estes são dificilmente encontrados nas casas de plantas. Eles não representam, riscos para as plantas, mesmo em grandes quantidades.
Se usar o pellets ou granulados quimicos, cuidado. Eu "chutaria" usar 1/4 da quantidade recomendada, e sempre nas bordas dos vasos.
O Osmocote, de liberação lenta, deve ser usado ainda com maior moderação, uma vez que suas concentrações de NPK normalmente são mais elevadas que os tradicionais 10-10-10. Isto significa que é "potente" e tende a aumentar os tamanhos das folhas e os entrenós dos galhos, o que seria indesejável.

Bem... aguarde mais opiniões e escolha um ponto de partida...

Boa sorte,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Souza

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 4:30 pm    Assunto: Responder com citação

Angela, Charles, obrigado pela atençao, gosto deste forum, pois as pessoas que respondem estao sempre dispostas a ajudar, obrigado de novo.
Eu sou adpto das coisas faceis(se da para faciltar, pra que complicar Very Happy ) acho os fertilizantes líquidos mais práticos. Vou esperar sim mais opinioes e daqui até a primavera da pensar bastante.
Abraços.
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 7:52 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Souza, como vai?

Nestes dias, não lembro em que tópico, mas havia esse assunto em pauta com várias opiniões...
Eu acho que ultimamente se chegou à um "quase" consenso em se revezar as aplicações de adubo entre os vários produtos... É o que eu tenho feito, no começo só usava mamona e farinha de osso... mas só vou poder ter uma idéia do resultado prático no ano que vem.
Eu sei que existem colegas que usam apenas a mamona e a farinha por muitos anos e não trocam por nada... nesse caso é como o Charles e a Angela disseram... usar e avaliar.
Sem dúvida os Pellets e os granulados são os menos trabalhosos para quem tem muitas plantas, pela aplicação continuada e lenta.

Abração
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 8:15 pm    Assunto: Pellets Responder com citação

O que são Pellets??!?! Rolling Eyes
Por acaso seria o adubo na forma sólida? Embarassed
Abraço!

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 8:28 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Fábio, sim, adubos sólidos de lenta decomposição em forma de tabletes...
existem os comerciais e alguns fabricantes, como o Cláudio Ratto e o Eduardo Mizuno.

Abração
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: