|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sex Fev 11, 2011 4:24 pm Assunto: FLORESTA DE EUGÊNIA |
|
|
MEU IRMÃO FEZ OBRA NA FRENTE DA CASA DELE,COLOCOU UM CANTEIRO COM ALGUMAS EUGÊNIAS,,,DEPOIS DE 10 DIAS,,,ROUBARAM UMA DAS PLANTAS,ELE ACHOU QUE IAM ROUBAR AS RESTANTE.AÍ EU FIZ ISSO COM O QUE SOBROU.
HEHEHEHEHEHE!!!!!!!!!!!!!!!
 _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Jonathan Richetti 1.o PASSO

Registrado: 19/12/10 Idade: 35 Mensagens: 125 Localização: Cascavel-PR
|
Enviada: Sex Fev 11, 2011 9:28 pm Assunto: |
|
|
Tá bem legal!!
Gostei =D
hehehe
só a segunda planta da esquerda pra direita da última foto que ficou escondida, mas acho que está bem legal  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Fev 12, 2011 4:03 pm Assunto: bonsai |
|
|
Rogério, folgo em saber que há um bonsaista interessado na nobre arte em Belem/PA. Sua "floresta" ficou apresentável, dada as circunstancias que vc relata que antecederam a montagem. Para melhorar, e poder ser considerada um bonsai, porém, é preciso fazer alguns ajustes. Sugiro, por exemplo, que vc destaque as duas plantas maiores, com troncos mais grossos, dispondo-as de maneira a formar dois grupos separados.
Um bom ajuste poderia ser feito da seguinte maneira: na laje utilizada, trace duas linhas que se cruzem ao centro, uma horizontal e outra vertical. Com isso, vc divide a area util em quatro quadrantes. Pode, então, dispor um grupo com a planta mais grossa no quadrante superior direito, sendo que essa arvore, que chamaremos de primeira, ocupara um ponto estratégico: deve ficar quase no angulo do quadrante, próxima ao centro, mas um pouquinho afastada dele.
Em seguida, selecione a segunda arvore mais grossa e maior, dispondo-a no quadrante esquerdo superior, mais próxima do centro da linha horizontal, mas sem tocar essa linha. Digamos uns dois dedos acima dela.
Com as arvores principais assim estabelecidas, vc agora dispõe um grupo de arvores próximas da primeira, isto é, ainda dentro do mesmo quadrante superior direito, mas de forma que, vistas de frente, um tronco não esconda o detrás. Pode colocá-las de maneira que as maiores fiquem próximas da primeira, e as menores fiquem mais próximas da borda lateral direita ou do fundo.
Em seguida, faça outra distribuição com mais duas plantas junto da segunda arvore, dentro do mesmo quadrante esquerdo superior. Novamente, uma arvore próxima da segunda, de tamanho médio, e outra, menor, mais próxima da borda ou do fundo.
Com esse tipo de distribuição, seu bosque ganha estabilidade visual, triangulação e harmonia, não ficando como está, isto é, aparentemente um grupo desordenado e sem conexão nenhuma com o verdadeiro espírito da arte bonsai. Experimente, se não gostar, faça outro tipo de arranjo que julgar melhor.
O importante é harmonizar o conjunto. Lembrando sempre que, no futuro, o grupo será tratado como se fosse uma unica planta e não um aglomerado delas.
Veja alguns modelos para vc se guiar por eles:
Fazer bonsai é fácil. Dificil mesmo é fazer bonsai bem feito. Mas vc leva jeito na coisa, basta apenas aperfeiçoar o que sabe fazer. Boa sorte. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 3:45 pm Assunto: É |
|
|
ÉGUA(IGUAL A POXA) MEU,,,VALEU PELA DICA,,,VOU SEGUIR ESSE EXPLICATIVO,,VOU ATÉ IMP´RIMIR,,,VALEU MESMO. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA!
Editado pela última vez por ROGÉRIO DIAS em Qui Fev 17, 2011 11:15 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 11:59 pm Assunto: |
|
|
Amigo Rogério !!!!!!
Estou com saudades de você.
Bjs nas filhas e na esposa.
Você chegou a ver a floresta de ficus que fizemos no sitio ???
Ela pode lhe dar uma visão do trabalho, logicamente que a aula/grátis do Nicky é muito importante e valiosa, imprima mesmo. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 11:14 am Assunto: É |
|
|
É ISSO MESMO DONA ÂNGELA,ESTOU PROCURANDO VER MODELOS PELA NET,E TBM AS COISAS QUE FAZÍAMOS NO SÍTIO,TBM ESTOU COM SAUDADES DA SENHORA , DO JAIR,DO RODRIGO,E TODO AQUELE PESSOAL QUE PASSÁVAMOS OS DIAS TRABALHANDO AS PLANTAS.POR FALAR NISSO,,COMO VAI SUA NETINHA?
MELHOROU? _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 12:02 pm Assunto: |
|
|
Você leva jeito muito bom mesmo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 8:19 pm Assunto: |
|
|
Rogério, meu amigo !!!!!!
Está ficando muito boa sua floresta.
Minha netinha que você conheceu está ótima e muito levadinha também. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 21, 2011 3:44 pm Assunto: É |
|
|
VALEU DONA ÂNGELA.ESTOU QUERENDO DISTRIBUIR NO INTERIOR DA FLORESTA UMAS MICRO BROMÉLIAS,,O QUE SERÁ QUE O PESSOAL ACHA DISSO? _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 21, 2011 10:15 pm Assunto: |
|
|
Olá Rogério !!!!!!!!
Acho que o pessoal não vai gostar não....
Aguardemos as opiniões.
Saudades mil m!!!!!!!!!
Jair manda abraços ! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 23, 2011 10:06 am Assunto: É |
|
|
POIS É,ESTOU ESPERANDO OPINIÕES. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 23, 2011 10:58 am Assunto: bonsai |
|
|
Rogério, se voce deixar sua floresta como está, sem acrescentar as bromélias, terá uma floresta bonsai. Ao acrescentar bromélias, passará a ter outro tipo de arte, uma espécie de penjing, que é uma arte chinesa. O penjing, assim como o bonsai japones, tem divisões: penjing landscape, que significa paisagem distante, que pode ser uma visualização em miniatura de uma paisagem de montanha, onde se usam pedras grandes representando as montanhas da China, com arvores diminutos encravadas nas encostas, como vemos uma montanha à distancia.
O outro tipo de penjing busca harmonia entre plantas de espécies diferentes ou não, em composições surrealistas, isto é, fora das estéticas rígidas da escola clássica chinesa de penjing. Talvez seu trabalho acrescido das bromélias possa se situar nesse estilo.
Nada contra a composição, é claro. Costumo sempre afirmar que gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu. Se prefere fazer um trabalho diferente, porém, é preciso sempre estar atento a que algumas mudanças alteram, além do trabalho em si, o nome da arte. Mas isso, é claro, é apenas convenção, regras. Importante, porém, é que o resultado satisfaça, primeiro a voce, e em agradando, não há por que se preocupar com a opinião alheia, não é mesmo?
Na imagem abaixo, um exemplo classico do penjing landscape:
Quando o penjing envolve um tipo de construção em que são usadas várias arvores e pedras, geralmente elas englobam certa proporcionalidade, como no trabalho abaixo:
Repare que o recipiente utilizado é diferente do tradicional vaso japones, ou laje de pedra que usamos na formação da floresta ou bosque bonsai japones.
A partir dessa linha, é possível criar outro tipo de penjing, em que as arvores são maiores e a proporção, ainda que harmonica, busca zonas de escape mais próximas, com uma redução de algumas arvores em relação a outras, como se o observador estivesse olhando em direção ao horizonte:
Temos a composição "animalista", em que é acrescida a figura de miniaturas, sejam elas retratando pessoas ou animais, como podemos ver no trabalho do bonsaista carioca Marcelo Duprat:
O Marcelo é do signo de capricornio e por essa razão adora "rechear" seus trabalhos com essa alegoria, seja nos penjing ou nos kakemono que faz.
Acredito que seu trabalho com o acrescimo das bromélias possa então ser enquadrado dentro da categoria ampla permitida pelo penjing. Veja o resultado de algo nesse sentido na imagem abaixo:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 23, 2011 11:04 am Assunto: É |
|
|
MUITO BOM MESMO,,,,,VOU DEIXAR COMO ESTÁ,,,PENSANDO APENAS EM COLOCAR MAIS DUAS PLANTAS NELA,,,O QUE AXAM? _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 23, 2011 3:26 pm Assunto: bonsai |
|
|
Acho que vc é um bonsaista inteligente. Com mais duas plantas, sua floresta bonsai ficará ainda melhor, na minha humilde opinião.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 23, 2011 3:54 pm Assunto: É |
|
|
VALEU,,,,VOU PROCURÁLAS AGORA. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|