|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gean Stein
Registrado: 22/02/10 Idade: 34 Mensagens: 6 Localização: Palmeira das Missões-RS
|
Enviada: Qua Fev 24, 2010 7:38 pm Assunto: Pitangueira pioneira |
|
|
Como disse na minha apresentação tenho uma pitangueira de uns dois anos que eu plantei, é a primeira planta que resiste comigo, justamente por que tive mais paciência com ela.
Ela deve ter vários erros, mas não consigo dizer onde, mesmo lendo bastante não consigo estruturar ou estilizar ela, talvez por ser a minha primeira tentativa, tentativa de estilizar porque já tentei várias vezes com outras plantas, mas morreram devido a minha falta de paciência e de conhecimento, eu só tinha 13 anos também.
Mas vamos ao que interessa. Tirei algumas fotos da minha planta, mas se não estiverem boas é só pedir outra com uma melhor posição que eu tiro.
Do solo até o último galho ela mede 31cm.
Aqui está ela:
Notem que perto dos últimos galhos uma parte um pouco mais escura, é uma cicatriz de um aramação que ficou por muito tempo, a aramação não ficou muito boa, deixou cicatriz, mas aprendi com isso.
Acho que as raízes expostas se chama nebari né? não tenho uma boa memória para termos. Estou tentando expor as raízes, cada vez que a transplanto tiro um pouco de terra, por isso aparecem muitas raízes finas na próxima foto, não sei se este é o modo mais certo de se fazer, peço alguns conselhos nessa parte.
Bem no centro da próxima foto tem uns quatro galhos que saem um ao lado do outro, acho que esse é outro erro né? mas tive dó de cortar eles, tenho que parar com isso.
Essa é a minha pioneira, espero que as fotos consigam mostrar bem a planta e que ela que tenha conserto depois dos meus erros.
Desde já agradeço a ajuda!!!!!!
Até mais!!!! |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Qua Fev 24, 2010 11:12 pm Assunto: |
|
|
Gean,
Sua planta não é ruim e como tem muita ramificação(galhos) consequentemente vc tem muitas opções, mas como vc mesmo disse ela é uma muda portanto deixe-a amadurecer, desenvolver e engrossar os galhos e tronco, evite ficar o tempo inteiro retirando areia para descobrir as raízes, com isso vc poderá comprometer a saúde de sua planta. Como dica eu acho que vc deveria em primeiro lugar definir qual estilo seguirá (sugiro um moyogi), ainda dá para aramar o tronco principal ? Entenda na prática como acontece, se vc tem vários galhos saindo da mesma altura a tendência é formar um "nó" no local provocando assim uma conicidade invertida (muito comum acontecer com pitecos), portanto escolha os galhos mais saudáveis e melhor posicionados para o estilo pretendido e retire os outros, assim a planta irá redistribuir a seiva para os que ficaram provocando um desenvolvimento mais acelerado. De resto é deixar em uma vasilha com espaço e muita alimentação para que cresça rápido, lembrando que para compactar terá que fazer podas de brotos constantes.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Gean Stein
Registrado: 22/02/10 Idade: 34 Mensagens: 6 Localização: Palmeira das Missões-RS
|
Enviada: Sex Fev 26, 2010 12:49 am Assunto: |
|
|
Olá Glauco! Obrigado por responder!!!
Vou parar de tirar terra das raízes, na verdade vou cobri-las um pouco.
Acho que ainda dá pra aramar o tronco principal, mas não sei se vai dar pra mudar muito, esse foi um dos motivos porque postei essa planta, queria ajuda antes que ficasse impossivel de mudar o tronco, o resto sei que ainda tem tempo.
Gosto do estilo Moyogi, seria bom começar com ele, mas quais outros estilos ela aceitaria?
Vou cortar os galhos que saem da mesma altura.
Mais uma pergunta, não sei se nas fotos dá pra ver, mas um galho se dividiu em 3 ao invés de 2, devo cortar um agora, mais tarde ou posso deixar?
Mais uma vez obrigado, e até as próximas dúvidas.
Abraço, Até mais!!!!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|