|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FF-MOTA
|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 5:04 pm Assunto: Falso Cipreste Anão |
|
|
Bom pessoal faz pouco tempo que comecei a cultivar bonsai, eu sempre gostei mas nunca fui a fundo, até agora!
Recentimente comprei uma muda de cipreste anão de 3 anos e meio e seguindo orientações de livros de guias para principiantes resolvi colocalo no escorredor, já que ele estava em um vaso de plastico com um substrato muito argiloso, bom ai começou as duvidas e a principal delas foi em relação a qual substrato utilizar, pois em cada lugar que eu lia sobre o substrato ideal para esta planta havia uma receita diferente, então resolvi utilizar a seguinte mistura:
30% argila
40% de terra boa (terra vegetal e humus)
30% de areia lavada
A minha maior duvida foi em relação a areia porque eu li que éra areia lavada, más não entendi se éra areia sómente úmida ou somente as pedrinhas da areia, então coloquei somente as pedrinhas da areia, bom eu não quero que éla morra então gostaria que vocês me dissessem se fiz besteira e me dessem dicas de cuidados e uma receita clara de substrato para essa espécie, de imediato já agradeço! _________________ Sou do bem
pratico bonsai |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Dom Jan 20, 2008 8:38 am Assunto: Resposta |
|
|
Tá bom a mistura que você fez. Quanto a questão da areia, é realmente os pedriscos da areia que você deve usar. Dê preferência aqueles entre 3 a 4 mm. Você pode peneirar a areia para conseguir isso. O que sobrar em cima da peneira é o que será utilizado. Pode usar caco de cerâmica ou de telha que retem a umidade e eu acho melhor. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Dom Jan 20, 2008 9:55 am Assunto: |
|
|
FF, o que vc usou foi o pedrisco que fica na areia, o que dá uma boa drenagem, mas usamos também é a areia grossa, de contrução, sem peneira-la (o que inclui os pedriscos), pois a areia ajuda a não compactar a matéria orgânica (a terra preta com humus)e a argila, ainda ajuda na drenagem. No caso das coníferas, eu prefiro um substrato com menos argia e matéria orgânica (que reteem muita umidade e drenam pouco) e mais areia e caco cerâmico.
espero ter ajudado.
Um agrande abraço e
Té amis... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
FF-MOTA
|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 7:10 am Assunto: |
|
|
Muito obrigado pelas respostas meus companheiros, me ajudou muito. Eu gostaria de mais uma ajuda, o meu cipreste está com duas folhas secas e estou com medo que aconteça igual a de um companheiro que eu li no FÓRUM que foi secando até morrer, gostaria que me orientassem como acabar com esse problema, aguardo resposta obrigado! _________________ Sou do bem
pratico bonsai |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|