FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alporquia em Resedá
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gui Lopes Soares

MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2007 8:18 pm    Assunto: Alporquia em Resedá Responder com citação

Pessoal, eu arrumei uma muda de Resedá à uns 3 meses e como não tinha uma vaso grande, acabei que por colocando-o em um temporário mesmo (único que tinha).

Abaixo segue a foto:

Ele ficou um bom tempo em um lugar junto com todas as outras mudas que tenho (meio sol/meio sombra). Perdeu todas as folhas e ficou sequinho. Mas não desisti do coitado. Parecia que estava morto, mas raspando o tronco com a unha e quebrando até as pontinhas dos galhos que pareciam secos, percebi que ainda estava vivo e bem verde!!!

Fui procurar informações sobre ele, e me indicaram a colocar no sol direto, pq o bixo gosta de sol. Não deu outra!

Não sei se foi coincidência, mas 2 dias depois ele estava todo cheio de brotos, eu fiquei pasmo. Agora tá assim. Infelizmente acho que ele ta muito alto, deve ter mais de 60cm da base do vaso até o topo. Então gostaria de fazer uma alporquia no lugar marcado na foto:

Infelizmente não conheço muito a planta e gostaria que os amigos mais experientes me dessem alguma ajuda.

- O resedá aceita fácil a alporquia?
- Tem algum perigo fazê-lo agora que acabou de soltar brotos?
- Continuo com ele no sol se o fizer?

Andei lendo algumas matérias (por sinal muito boas) sobre técnicas de alporquia e achei muito interessante o pessoal que usa bucha vegetal pra fazer a trouxinha que segura o substrato.

- Posso usar somente xaxim triturado de substrato, depois de mergulhado em hormônio enraizador?

Abaixo segue uma montagem de como ficariam ambas as partes com a alporquia já feita. Vocês acham que as porporções ficariam bacanas para se trabalhar?

Grande abraço à todos!!!

Wink
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 27, 2007 9:24 am    Assunto: Responder com citação

Gui, vamos usar a tática do esquartejador: vamos por partes.
São várias as perguntas, então:
A perda das folhas do resedá ocorre todos os anos, no inverno. Então oque estava se passando com sua planta foi uma dormência, que é normal. Mesmo assim , o melhor lugar para ela é sempre ao sol.
Ele aceita muito bem a alporquia e enraiza muito facilmente. Já fiz alporque de galhos da grossura do braço e em 60 dias já retirei a muda totalmente enraizada. A época agora ainda é boa para fazer o alporque. Os alporques se fazem em todo o período de crescimento da planta. Para o alporque pode usar a técnica da trouxinha, usando xaxim, esfagno, ou mesmo terra e areia misturada a 50% cada. Plantas de fácil enraizamento como o resedá, enraizam em qualquer substrato. Se não tiver a bucha para a trouxinha, simplesmente faça com plástico.
Hormônio enraizador pode até colocar, mas te asseguro que não é necessário.
Vai tranquilo que dará tudo certo.

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 27, 2007 10:46 am    Assunto: Responder com citação

Élio,
valeu pelas dicas para o Gui, vou aproveitá-las para também tentar um alporque num resedá que tem no jardim da minha casa; deve ter no mínimo 20 anos. Eu queria fazer um yamadori, mas a minha mãe não me deixa nem chegar perto dele Laughing Laughing Laughing
Abraços...
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Gui Lopes Soares

MensagemEnviada: Ter Nov 27, 2007 1:23 pm    Assunto: Responder com citação

Elio, suas dicas foram de grande ajuda. Agora as coisas ficaram bem mais claras. Vou mandar a alporquia nela já!
Logo posto as fotos. Acredito que para quem tá começando agora, assim como eu, vai ajudar bastante. Alporquia é sempre algo muito obscuro pra iniciantes.

Agradeço de coração!

Edson, boa sorte com sua alporquia. E no futuro, coloque umas fotos do desenvolvimento dela aqui nesse tópico mesmo, pra gente acompanhar!

Grande abraço à todos!

Wink
Albert

MensagemEnviada: Ter Nov 27, 2007 1:56 pm    Assunto: Será que ESTARQUIA também dá certo? Responder com citação

Conversei com alguns colegas aqui em Araraquara e vi varios exemplares de Resedá feitos com estarquia. Eles retiram galhos grossos e seu enraizamentotambem é rapido. Estou para fazer umas experiencias com alguns galhos de grosso calibre.

O que os colegas acham?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 27, 2007 5:36 pm    Assunto: Responder com citação

Albert,
a estaquia de resedá também funciona muito bem.
Galhos até da grossura de um cabo de vassoura, não falha um. Mais grosso que isso nunca fiz, mas com certeza também terá um alto índice de sucesso. a questão é a época. As estacas devem ser feitas no período de dormência da resedá, quando ela está sem folhas, no inverno, ou no máximo até o momento em que iniciou a brotação. Depois disso o percentual de sucesso cai muito. Agora já estaria tarde, mas em boas condições pode ter algum sucesso.

abraços
Gui Lopes Soares

MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2008 3:06 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, eu ainda não tive tempo de retirar as fotos que estão no celular para mostrar como foi a execução da alporquia. Se não me engano foi feita no fim de Novembro/07, mas ainda nem sinal das raízes aparecendo. Assim que der eu coloco as fotos aqui.

O que me preocupa agora é que depois da alporquia a planta estava muitooo saudável, floresceu muitooo e estava super bonita, mas agora começou a aparecer uns pontinhos amarelos em cima e embaixo das folhas. Não sei se é cochonilha, pulgão ou que praga é, mas desde então as folhas estão secando, amarelando e caindo. E as flores também já não aparecem mais. Isso vem acontecendo de menos de 1 semana pra cá.

Seguem as fotos das folhas em detalhes:

Com um esguicho bem forte d'água eu consegui retirar grande parte dos "bichinhos", mas mesmo assim ainda tem poucos lá. E as folhas continuam com aspecto de estar secando, e caindo.

O que devo fazer?

- Desfolhar ela por completo;
- Pulverizar com água e sabão ou fumo de corda;

Corro risco muito grande de perder a planta em pouco prazo?

Abraços!
Marcos Paulo Duarte
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2008 11:31 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Gui

são pulgões com certeza, eu consigo controlá-los facilmente só matando com os dedos assim que aparece, mas isso requer atençao diária pra identificar o ataque deles desde o início, se num ataque maior, é bom usar calda de fumo ou de sabão que sempre funciona, também já ouvi falar em borrifar cerveja, mas nunca testei

ah bom saber que dá pra fazer estacas de resedá, tem umas aqui na vizinhança, vou pegar umas estacas

Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos

Marcos
Gui Lopes Soares

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 12:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcos!

Pior de tudo é que demorei pra identificar, e dando uma olhada geral, ela tava infestada por eles!

Fiquei meio preocupado e vi que tinha muitos debaixo das folhas, dae acabei que desfolhando ela parcialmente, nas folhas secas e nas "invadidas".

Agora vou preparar o fumo e borrifar nela, esperar uma resposta e uma recuperação, e da próxima, ficar mais atento.

Obs.: eles podem chegar a matar a planta apenas sugando a seiva das folhas e flores?

Obrigado pela ajuda!

Abraços!
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 5:04 pm    Assunto: Responder com citação

Gui, muito estranho que ele ainda não tenha enraizado. Talvez você deixou uma ponte na casca e ele cicatrizou sem enraizar? Verifique se cicatrizou no anel e se for isso retire toda casca novamente.
Quanto aos pulgões realmente eles sugam muito a seiva da planta levando a exaustão. Então o negócio e retirá-los ou combatê-los.
A opção de desfolha também pode ser feita, mas ela não é boa para o enraizamento do alporque porque é da seiva inversa que vem das folhas que acontece o enraizamento.

abraços
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 6:33 pm    Assunto: Responder com citação

Gui, procura por formigas na área... É que leas usam uma substância secretada pelos pulgões... Então, elas acabam "criando" os pulgões do mesmo jeito que nós fazemos com o gado. Se tiver muita formiga por perto, você também terá que combatê-las, porque elas irão tentar evitar o sumiço dos pulgões... Tem um produto contra formiga, não me lembro o nome, que vem numa seringa. É altamente tóxico para elas, mas não mata de cara. Elas levam o produto para o ninho e lá ele faz um estrago. Se você fizer uma linha em volta do vaso, elas não terão como se aproximar mais e ainda irá exterminá-las... Depois disso o combate aos pulgões fica muito mais fácil...

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Gui Lopes Soares

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 7:57 pm    Assunto: Responder com citação

Elio, eu deixei sim uma pequena ponte, pois já ouvi o pessoal dizendo que devemos deixar, e em outra alporquia que fiz com ficus, eu tbm tinha deixado, dae pensei que deveria continuar assim. Vou abrir o torrão da alporquia e verificar se tem alguma raíz. Eu usei xaxim, vermiculita e um pouco de material orgânico, depois enrolei a buxa vegetal, amarrei e por fim embalei com film pra tentar manter a umidade. Será que nessas condições era pra ter sucesso!? Caso ainda não tenha nem aparecido as raízes e tenha cicatrizado, vou descascar o anel por comleto e ver no que dá.
Andei dando uma olhada, parece que consegui sumir com eles. Mas vou acompanhando ela pra ver se eles retornam ou não, mas infelizmente agora ja fiz a desfolha parcial (quase que total). Agora preciso ver se ela se recupera.

Pedro, andei dando uma lida a respeito dos pulgões e logo de cara ja me preocupei com as formigas. Agora parece que não vejo nenhuma rondando não, mas parando pra pensar, quando ela ainda estava saudável e florindo, me lembro de ver formigas passeando por lá, daí já associei aos danados pulgões. Por enquanto vou aguardar a resposta da muda após a desfolha que fiz e ver no que dá a calda de fumo, caso não dê certo, vou ter que apelar pra algum produto.

Muito obrigado pelas dicas pessoal. Ficarei eternamente grato com vossa cooperação! Wink
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 15, 2008 11:38 am    Assunto: Responder com citação

Gui, eu agora fazria assim:
Retiraria todas as folhas para forçar uma nova brotação e ao mesmo tempo "limpar" com as pragas. Fiz isso num resedá há uns 30 dias pois estava com as folhas amarelando e com pin ta preta. Em 2 semanas eu tinha uma nova brotação e completamente saudável.
Depois que as folhas raparecerem abra o alporque e retire todo o anel da casca.
Apesar da indicação de alguns de deixar uma ponte, isso eu também fiz durante muitos anos, agora faz tempo que não deixo nenhuma ponte em alporque. Sempre retiro todo o anel da casca. Até hoje não perdi galho nenhum. E olha que faço alporque às dezenas, não é apenas um lá de vez em quando.
Quanto ao substrato que você fez, está bom para enraizamento.

abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: