FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Rochedo
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SUISEKI
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 12/04/07
Mensagens: 264
Localização: Nova Friburgo - RJ

MensagemEnviada: Dom Jan 20, 2008 8:50 pm    Assunto: Rochedo Responder com citação

Não sei se é o lugar certo para postar isso, mas...




Amigos, não sei como classificar isso. Se é suiseki ou se é penjing.

De qualquer forma, gostaria de saber a opinião de vocês. Hoje fui procurar pedras para fazer um bonsai raiz sobre pedra, porque o Cláudio José Teixeira está me deixando louco com o que nos mostra e quero fazer também. Quando vi essa daí, logo imaginei um rochedo com mata no alto, no meio do mar, um refúgio para pássaros. Coletei musgo, fiz uma pasta e apliquei. Agora falta esperar ele pegar, mas queria saber se não foi muito, se está estranho ou qualquer coisa do gênero. Nessa brincadeira com pedras, não tenho experiência nenhuma, é a primeira vez e não sei o que fazer direito... Bom, agradeço críticas e sugestões.
_________________
Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Jan 21, 2008 9:01 am    Assunto: Responder com citação

Pedro, não sou expert neste assunto, mas em função de gostar de Suiseki andei lendo e fazendo algumas coisas. Vou dizer o que acho, que seja apenas isso: minha humilde opinião.
O Suiseki é apenas uma pedra que é colocada sobre uma daiza (suporte de madeira, com pezinhos) feito especialmente para aquela pedra, com os recortes, contornos, tudo visando aquela pedra. Ou seja; uma daiza nunca servirá para outra pedra a não ser para aquela que foi feita. O objetivo é mostrar a pedra com seus contornos, seus relevos, características enfim, sem adicionar a ela qualquer adorno, pintura, musgo ou coisa assim. Ela por si só, representará uma montanha ao longe, uma paisagem, uma figura, enfim...
Sua pedra é muito bonita e creio que daria um bom sueseki, mas do jeito que ela está apresentada, em uma bandeija/prato, está mais para penjing, no que também faltariam alguns componentes (desta arte eu não entendo quase nada).
Espero ter ajudado.

abraços
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 12/04/07
Mensagens: 264
Localização: Nova Friburgo - RJ

MensagemEnviada: Seg Jan 21, 2008 9:07 am    Assunto: Responder com citação

Elio ajudou sim. Na verdade, ontem pesquisei um bocado mais e encontrei um texto que falava sobre a diferença entre penjing e bonsai...

Ele explicava a diferença filosófica. Para o autor, o japonês idealiza a ÁRVORE, isto é, apenas ela como representante da natureza. Idealizada, precisa apenas transmitir a sua essência para emocionar. Daí surgirem estilos que não representam árvores reais, ou a própria natureza, mas a estilização, a pureza, a essência da árvore.
Já para os chineses, sempre foi questão de paisagem, de natureza como um todo integrado. Assim, a diferença fica no ponto de vista. Se estamos muito perto da árvore, ela representa sozinha a natureza, mas não pode ser estilizada demais, porque precisa representar o todo que está em volta e não vemos. Assim as copas são frondosas, uma pequena decoração com um pescador, menos regras rígidas de primeiro galho no terço da árvore, etc. Também pode ser apenas uma pedra, que tem um formato significativo. Depois, se nos afastarmos da árvore, vemos uma paisagem mais completa, com um laguinho, uma casinha ou uma ponte... Afastando ainda mais, podemos ver toda uma montanha com um lago embaixo, cheio de árvores em cima, semi cascatas, cascatas, árvores diversas e plantas diversas também. Afastando ainda mais, podemos enxergar uma ilha, com uma floresta no alto dela, mas como estamos longe demais, não individualizamos a árvore, não vemos as arvores, mas florestas apenas. Assim um musgo pode representar muuuuitas árvores. Isso foi o que tentei fazer. Por isso não vou botar árvores, porque iria quebrar a noção de floresta, mas preciso de um elemento externo, como um barquinho, por exemplo, para dar a escala correta. Existem penjings que representam toda uma baía vietnamita, sem árvores e nem musgo, apenas as pedras, porque da distância percebida, não se identifica nem a floresta mais como individualizada.

Agora tentem aplicar o conceito do texto a essas imagens e no site abaixo:

http://www.plot55.com/penjing/






Essas foram as minhas inspirações. E, depois do texto, classifico o que fiz como penjing. Water and land penjing.
_________________
Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2008 1:13 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro, é isso aí. Que bom que você já encontrou os caminhos. É assim que a gente aprende e colocando aqui ajuda a todos nós a aprender também.
Parabéns pelo trabalho.

abraços
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SUISEKI Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil