FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitangueira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
afonso Fengler
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 18, 2008 2:09 pm    Assunto: Pitangueira Responder com citação

Ola

Quero mudar esta planta, pois não tem um estilo. Nunca fiz poda drástica porque ela produz frutos todos os anos. Mas não adianta não esta bonita. Por isso gostaria da opinião dos amigos.

Imagem dos frutos

e desde já agradeço as opiniões

Um abraço
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 18, 2008 2:55 pm    Assunto: Responder com citação

Olha cara, realmente a situação está meio complicada...
Pq vc não tenta um alporque na parte superior (esquerda) que tem uma parte com um movimento bem legal, e depois de tirar o alporque, trabalha a parte de baixo ai sim com poda radical..
Vc vai ficar com duas pitangas já frutificando...

Não sei se não seria bom colocar num vaso maior antes de fazer o alporque...só lembre-se que a pitanga custa um pouco a pegar, mas pelos relatos do pessoal ela pega sim..

Acho que o pessoal mais experiente pode te ajudar melhor...

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 18, 2008 4:56 pm    Assunto: Responder com citação

Planta ela rotacionando um pouquinho para que a curva da planta forme um S, acho que o galho da 1ª curva deve ser retirado... Dá pra tentar um literati deste jeito.
Quanto a alporquia desiste pois demora uns dois anos com a planta no vaso e um e um pouco com a planta no chão.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 18, 2008 7:40 pm    Assunto: Resposta Responder com citação

Fiz um alporque com a minha e deu certo. Tinha um estilo parecido com a sua. Ficou muito bonito.Fico com a idéia do FrK. Pena não ter mais a minha para mostrar...
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 18, 2008 9:16 pm    Assunto: Responder com citação

Afonso,

acho que poderia aproveitar essa curva para um moyogi. As pitangueiras brotam muito, por isso não seria difícil de conseguir galhos bem colocados e uma boa profundidade.

Precisaria de uma inclinada para a direita para equilibrar

T+
afonso Fengler
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 19, 2008 8:05 am    Assunto: Responder com citação

Ola pessoal

Frk_Leal o problema do alporque que realmente demora, apesar de que vou ter que usar o sistema escorredor-mamadeira. Mas o material não é tão bom eu acho que não vale a pena aproveitar.

Ricardo é uma possibilidade.

Marcos o seu alporque demorou quanto tempo, não vou usar neste mas possivelmente em outro.

Darkaso ficou ótima a sua projeção. para seguir o projeto será que poderei fazer esta poda drástica nesta época, para não cortar a circulação da seiva ou aquele primeiro galho fará esta função sem problema deixando do jeito que esta e só trabalha-lo depois da brotação.
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 19, 2008 9:27 am    Assunto: Responder com citação

olha acho que daria um belo literati mas infelismente não sei desenhar .
mas essa planta ten uma otima estrutura vamos ver se alguem se abilita a fazer outras projeções .
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 19, 2008 12:13 pm    Assunto: Resposta Responder com citação

Afonso, o meu alporque demorou uns 55 dias para enraizar bem mesmo e depois pegou bem depressa. Fiz dois meses antes da primavera.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 19, 2008 1:02 pm    Assunto: Responder com citação

Afonso,

pitangueira é como jabuticabeira, só que não gosta que mexam nas raízes dela. Se fizer a poda ela responde muito bem, mesmo porque o calor nem está tão forte com todas essas massas de ar frio que estão pelo país. Se quiser dá tempo de tentar um alporque também, aí poderia tentar outros estilos na porte de cima.

Flávio,

até daria uma gama interessante de possibilidades para literati, mas todos muito forçados por conta desta curva exagerada na base e a segunda e terceira que formam um arco, deixando estranho.
Em azul é uma possibilidade, em verde outra.

não fica ruim, mas o moyogi é mais intreressante e mais forte. Da mesma forma teria que ser inclinado para a direita.

T+
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 21, 2008 2:45 am    Assunto: Responder com citação

Eu concordo com o Darkaso, faria uma poda radical e trabalharia no estilo ereto informal. as pitangueiras toleram podas radicais.

Afonso, pelas fotos, parece que a cor das frutas é de um vermelho bem escuro, a variedade que tenho aqui é de uma pitanga alaranjada.
afonso Fengler
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 21, 2008 9:36 am    Assunto: Responder com citação

Flavio - como o Darkaso falou eu também acho que vai ficar muito forçado. Muitas vezes dá pena de cortar.

Marcos - a parte de cima só tem galhos de um lado e para aproveitar teria ou torcer o tronco ou estimular brotação do outro lado.

Darkaso - então mãos a obra, vou fazer a poda drástica. Vai ficar legal.

Paulo - sim é um vermelho bem escuro.

Um abraço e muito obrigado.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 21, 2008 5:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Essa variedade de pitangueira, com os frutos mais escuros, é chamada de pitangueira-preta. Very Happy

Para mim, como está, vai bem encaminhada. O que precisa fazer é uma redução no comprimento dos galhos, para trazer as brotações mais próximas do caule principal. Faça direcionamento dos galhos, antes de cortá-los, usando aramagem desde o caule. Very Happy

Reduza a altura da estrutura apical, bem como dos galhos laterais. Esse primeiro galho está numa boa posição, mas precisa de condução, para ficar mais adequado. O arame resolve bem. Corte os galhos deixando-os mais curtos, aguarde novas e vigorosas brotações, para fazer substituição e reposição de galhos nas partes mais interessantes. Very Happy

Uma boa chance de melhorar esse excelente material é acondicionar sua planta, temporariamente, em uma bacia grande, bem perfurada na lateral e no fundo, pois isso iria permitir um controle mais adequado de seu cultivo, visando seu desenvolvimento e reestruturação. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: