Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
afonso Fengler 2.o PASSO

Registrado: 13/07/06 Mensagens: 280 Localização: São Miguel das Missões - RS
|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 2:09 pm Assunto: Pitangueira |
|
|
Ola
Quero mudar esta planta, pois não tem um estilo. Nunca fiz poda drástica porque ela produz frutos todos os anos. Mas não adianta não esta bonita. Por isso gostaria da opinião dos amigos.
Imagem dos frutos
e desde já agradeço as opiniões
Um abraço _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 2:55 pm Assunto: |
|
|
Olha cara, realmente a situação está meio complicada...
Pq vc não tenta um alporque na parte superior (esquerda) que tem uma parte com um movimento bem legal, e depois de tirar o alporque, trabalha a parte de baixo ai sim com poda radical..
Vc vai ficar com duas pitangas já frutificando...
Não sei se não seria bom colocar num vaso maior antes de fazer o alporque...só lembre-se que a pitanga custa um pouco a pegar, mas pelos relatos do pessoal ela pega sim..
Acho que o pessoal mais experiente pode te ajudar melhor... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 4:56 pm Assunto: |
|
|
Planta ela rotacionando um pouquinho para que a curva da planta forme um S, acho que o galho da 1ª curva deve ser retirado... Dá pra tentar um literati deste jeito.
Quanto a alporquia desiste pois demora uns dois anos com a planta no vaso e um e um pouco com a planta no chão. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 7:40 pm Assunto: Resposta |
|
|
Fiz um alporque com a minha e deu certo. Tinha um estilo parecido com a sua. Ficou muito bonito.Fico com a idéia do FrK. Pena não ter mais a minha para mostrar... _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 9:16 pm Assunto: |
|
|
Afonso,
acho que poderia aproveitar essa curva para um moyogi. As pitangueiras brotam muito, por isso não seria difícil de conseguir galhos bem colocados e uma boa profundidade.
Precisaria de uma inclinada para a direita para equilibrar
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 19, 2008 8:05 am Assunto: |
|
|
Ola pessoal
Frk_Leal o problema do alporque que realmente demora, apesar de que vou ter que usar o sistema escorredor-mamadeira. Mas o material não é tão bom eu acho que não vale a pena aproveitar.
Ricardo é uma possibilidade.
Marcos o seu alporque demorou quanto tempo, não vou usar neste mas possivelmente em outro.
Darkaso ficou ótima a sua projeção. para seguir o projeto será que poderei fazer esta poda drástica nesta época, para não cortar a circulação da seiva ou aquele primeiro galho fará esta função sem problema deixando do jeito que esta e só trabalha-lo depois da brotação. _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 19, 2008 9:27 am Assunto: |
|
|
olha acho que daria um belo literati mas infelismente não sei desenhar .
mas essa planta ten uma otima estrutura vamos ver se alguem se abilita a fazer outras projeções . _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sáb Jan 19, 2008 12:13 pm Assunto: Resposta |
|
|
Afonso, o meu alporque demorou uns 55 dias para enraizar bem mesmo e depois pegou bem depressa. Fiz dois meses antes da primavera. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Jan 19, 2008 1:02 pm Assunto: |
|
|
Afonso,
pitangueira é como jabuticabeira, só que não gosta que mexam nas raízes dela. Se fizer a poda ela responde muito bem, mesmo porque o calor nem está tão forte com todas essas massas de ar frio que estão pelo país. Se quiser dá tempo de tentar um alporque também, aí poderia tentar outros estilos na porte de cima.
Flávio,
até daria uma gama interessante de possibilidades para literati, mas todos muito forçados por conta desta curva exagerada na base e a segunda e terceira que formam um arco, deixando estranho.
Em azul é uma possibilidade, em verde outra.
não fica ruim, mas o moyogi é mais intreressante e mais forte. Da mesma forma teria que ser inclinado para a direita.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 21, 2008 2:45 am Assunto: |
|
|
Eu concordo com o Darkaso, faria uma poda radical e trabalharia no estilo ereto informal. as pitangueiras toleram podas radicais.
Afonso, pelas fotos, parece que a cor das frutas é de um vermelho bem escuro, a variedade que tenho aqui é de uma pitanga alaranjada. _________________ P.C. |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 21, 2008 9:36 am Assunto: |
|
|
Flavio - como o Darkaso falou eu também acho que vai ficar muito forçado. Muitas vezes dá pena de cortar.
Marcos - a parte de cima só tem galhos de um lado e para aproveitar teria ou torcer o tronco ou estimular brotação do outro lado.
Darkaso - então mãos a obra, vou fazer a poda drástica. Vai ficar legal.
Paulo - sim é um vermelho bem escuro.
Um abraço e muito obrigado. _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jan 21, 2008 5:05 pm Assunto: bonsai |
|
|
Essa variedade de pitangueira, com os frutos mais escuros, é chamada de pitangueira-preta.
Para mim, como está, vai bem encaminhada. O que precisa fazer é uma redução no comprimento dos galhos, para trazer as brotações mais próximas do caule principal. Faça direcionamento dos galhos, antes de cortá-los, usando aramagem desde o caule.
Reduza a altura da estrutura apical, bem como dos galhos laterais. Esse primeiro galho está numa boa posição, mas precisa de condução, para ficar mais adequado. O arame resolve bem. Corte os galhos deixando-os mais curtos, aguarde novas e vigorosas brotações, para fazer substituição e reposição de galhos nas partes mais interessantes.
Uma boa chance de melhorar esse excelente material é acondicionar sua planta, temporariamente, em uma bacia grande, bem perfurada na lateral e no fundo, pois isso iria permitir um controle mais adequado de seu cultivo, visando seu desenvolvimento e reestruturação.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|