Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Vinicius

Registrado: 21/01/08 Idade: 39 Mensagens: 56 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 10:45 am Assunto: Poda aérea e de raízes!? |
|
|
Lendo os artigos do site encontrei a seguinte citação:
"Gostaria que vocês tivessem como princípio nunca podar a parte aérea e as raízes ao mesmo tempo. Evitando as duas operações ao mesmo tempo poupamos mais nossa árvore. "
Minha dúvida é a seguinte, já li em vários outros artigos QUE, quando se troca de vaso o bonsai e poda-se as raízes deve-se também podar a parte aérea, devido a questão do equilíbrio da planta e também para não sobrecarregar as raízes recém podadas.
e agora?
grato a todos pela ajuda!
 |
|
|
 |
Léo ( Pépe ) 1.o PASSO

Registrado: 02/01/08 Mensagens: 108 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 12:18 pm Assunto: |
|
|
A regra é quando for transplantar as planta devesse podar as raízes!!! _________________ Leonardo
"Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: APRENDER" |
|
|
 |
Vinicius

|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 3:33 pm Assunto: |
|
|
pois é Léo, foi dessa forma que li em vários artigos... mas fiquei realmente na dúvida depois de ler esse, pois esse artigo intitulado "GANHEI UM BONSAI, O QUÊ FAZER?" diz o contrário...
enfim... se alguém tiver alguma explicação para isso, sinta-se a vontade em falar!!
 |
|
|
 |
Léo ( Pépe ) 1.o PASSO

Registrado: 02/01/08 Mensagens: 108 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 3:53 pm Assunto: ??? |
|
|
Vinicius mil perdões!!!
Eu respondi a tua pergunta com uma frase que não tem como entender !!! Me desculpe...
Mas é o seguinte quando se vai transplantar uma planta devesse podar a copa, numa proporção ( claro que deve haver bom senso) 2 pra 1, ou seja 2 de copa 1 de raiz.
Porque isso??? Quando você corta as raízes a tendência delas é se "curarem", ou seja, elas vão primeiro se estabilizar pra depois começar a mandar nutrientes para a copa. E deste mesmo modo a copa faz um efeito ao contrario !! Ela retira toda a energia das raízes fazendo com que essas morram e conseqüentemente fará a planta morrer.
Uma regra que você pode seguir é: o que você retirar de raiz, deverá retirar de copa !!
Fazendo isso e tendo os cuidados básicos pós transplante você esta garantindo que suas plantas se recuperem...
Espero que desta vez tenha te esclarecido.
Abraço !! _________________ Leonardo
"Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: APRENDER" |
|
|
 |
Vinicius

|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 4:16 pm Assunto: |
|
|
Com certeza Leonardo!!
agora sim ficou bem claro pra mim! Confesso quer anteriormente não havia entendido sua resposta, mas agora sim!
muito grato pela ajuda!
abraço!! |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 8:03 pm Assunto: Estacas |
|
|
Vinicius
A frase que você citou faz muito sentido para mim. Qualquer poda é um estresse inflingido à planta, por isso o risco é menor e a recuperação é mais rápida com apenas um tipo de trabalho por vez. E mesmo assim dentro de certos limites, pois a poda da copa paralisa o crescimento das raízes e a poda das raízes limita o crescimento da copa.
Mas na pressa e na confiaça de que a planta vai se recuperar, mesmo que seja lentamente, muitos podam excessivamente as raízes de uma única vez. É neste caso que também faz sentido "podar proporcionalmente a copa", para evitar a desidratação da planta (agora, mais parecida com uma estaca!). Por isso, usa-se tão frequentemente os enraizadores durante os transplantes. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Vinicius

|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 10:05 am Assunto: |
|
|
Com certeza Ferreira, todo trabalho deve ser feito de maniera prudente e tomando todas as precauções possíveis!
E justamente por isso, que antes de fazer o que eu tinha em mente sobre poda, resolvi tirar esta dúvida antes de fazer algo que poderia ser irreparável... _________________ Abraço!
Vinicius Londero |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 1:15 pm Assunto: |
|
|
Outra coisa a ser levada em consideração, é que isto não é uma regra geral, variando de uma espécie para outra. Existem espécies, como o pitecolobium, e a caliandra, que a desfolha completa deve ser feira no ato da poda de raízes, outras espécies não necessitam nem de poda nem de desfolha na época do transplanta, como o buxus por exemplo. Já em espécies como o Pinheiro Negro não se deve fazer poda aérea e transplante ao mesmo tempo. |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 6:34 pm Assunto: |
|
|
E para complementar o que bem disse o Wilson, em coníferas, não retire toda o substrato antigo, não lave as raízes, pois perdem-se as micorrizas e a planta tem grandes riscos de morrer. Deixe um bocado e ainda misture no novo substrato um pouco do velho. As micorrizas formam uma relação simbiótica de primeira grandeza e importância com as árvores.
Um artigo mais completo sobre elas em (tradução de um artigo em site francês):
http://bonsaistudio.forumvila.com/bonsaistudio-about182.html&highlight=micorrizas
Recomendo muito a leitura... _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
Vinicius

|
Enviada: Sex Jan 25, 2008 7:13 am Assunto: |
|
|
hmmm... entendo!
uma dúvida... não tem exatamente relação com o assunto... mas é por ali!
seu eu apenas quiser trocar de vaso...e os vasos tiverem tamanho semelhante... eu preciso trocar de terra e fazer a poda de raízes?
E supondo que o vaso para o qual o bonsai vai ser mudado é um pouquinho maior, com o que preencher este espaço!?
Isto é recomendado?
pergunto, porque tenho as minhas 2 jabuticabeirinhas, e eu já havia ganho um vaso. Uma delas, vou deixar envasada e a outra vou por no escorredor.
E... seria possível fazer a poda das raízes e troca de vaso nessa época?
 _________________ Abraço!
Vinicius Londero |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Jan 25, 2008 8:09 pm Assunto: |
|
|
Vinícius,
se o vaso for um do mesmo tamanho, ou um pouco maior não precisa de mexer em nada. Se for o caso de acrescentar substrato coloque o mesmo que a planta está acostumada. Não mude nada. O normal é fazer o transplante quando a planta necessitar, a cada ano ou dois dependendo da espécie. A jabuticabeira pode ser feita pór agora numa boa, ela é muito resistente. Só não dá paa fazer no outono.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|