|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
zeluiz 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 22, 2009 4:38 pm Assunto: desfolha em ficus benjamina |
|
|
Olá amigos, É a primeira vez que participo deste forum. gostaria que alguém me informasse se posso proceder a desfolha de um bosque de ficus benjamina agora no final do verão. Posso realizar podas radicais nesta época? abraços a todos[/b] |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Fev 23, 2009 3:15 pm Assunto: |
|
|
O Ficus é bem resitente. Ele aceita bem a poda. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Fev 23, 2009 4:56 pm Assunto: |
|
|
zeluiz,
seja bem-vindo ao Fórum.
O fícus em geral aceita bem poda radical e desfolha. Algumas variedades entretanto, são melindrosas...
O fícus retusa, por exemplo, aceita bem desfolha total. Já no fícus benjamina eu sugiro fazer a desfolha cortando e deixando só um pedacinho da folha; desta forma ela vai murchando aos poucos pra cair, enquanto isso, a planta percebe e aciona as novas gemas que estão localizadas no "pezinho" das folhas. O resultado é uma folhagem nova sem o risco de perder a planta.
Eu tinha esses dois fícus benjamina variegata que para mim eram plantas de pouca valia, por isso fiz o teste da desfolha com eles
O teste foi feito no ano passado e cheguei à conclusão que deixei um pedaço muito grande da folha. Você deve deixar um pedaço menor cortando as folhas proporcionalmente nesta marca em vermelho...
Abraço e bom trabalho; qualquer outra dúvida, não exite em perguntar.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
zeluiz 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 23, 2009 6:01 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado pela dica, farei a desfolha assim que o calor abrandar _________________ "O tolo não vê a mesma árvore que o sábio vê" (Provérbio Chinês) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|