FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Adubo foliar
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 21, 2005 11:27 pm    Assunto: Adubo foliar Responder com citação

Pessoal,

Nunca utilizei o adubo foliar porque não sei qual é o seu princípio de funcionamento. Desconfio de sua funcionalidade. Talvez seja apenas pura ignorância, mas fazer o quê né? Na dúvida é melhor não usar, até que se consiga saber o que significa. Pelo menos é a minha filosofia. Wink
Alguém poderia me dar algum esclarecimento sobre esse assunto?

Abraço!!

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 22, 2005 9:59 am    Assunto: Re: Adubo foliar Responder com citação

Fábio escreveu:
Pessoal,

Nunca utilizei o adubo foliar porque não sei qual é o seu princípio de funcionamento. Desconfio de sua funcionalidade. Talvez seja apenas pura ignorância, mas fazer o quê né? Na dúvida é melhor não usar, até que se consiga saber o que significa. Pelo menos é a minha filosofia. Wink
Alguém poderia me dar algum esclarecimento sobre esse assunto?

Abraço!!

Fábio

Fábio, estou fazendo um curso de jardinagem na Soc. Nac. de Agricultura, por acaso ontem tivemos aula sobre adubação, meu professor, que é um Eng. Agrônomo e parece bem firme no que fala, falou sobre a adubação foliar, ele disse que ela é importante e que deve ser feita mensalmente (não semanalmente como recomenda a instrução da Biofert), ele a comparou a uma pessoa debilitada que recebe um soro na veia, disse que sua absorção é imediata, diferente da adubação pelo solo que é gradativa e lenta.
Tenho bonsai há mais de 3 anos e só estou usando adubação foliar há 3 meses, portanto, fosso afirmar com certeza ela não é imprescindível...
Atualmente uso o Biofert Plus, semanalmente, como recomenda o fabricante e minhas plantas estão ótimas...
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2005 9:30 am    Assunto: Adubo foliar Responder com citação

Marco,

Obrigado pelo esclarecimento, mas como sou muito curioso ainda tenho vontade de saber sobre o princípio de funcionamento do mesmo. Você saberia me dizer?

Abraço!

Fábio
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2005 7:15 pm    Assunto: Re: Adubo foliar Responder com citação

Fábio escreveu:
Marco,

Obrigado pelo esclarecimento, mas como sou muito curioso ainda tenho vontade de saber sobre o princípio de funcionamento do mesmo. Você saberia me dizer?

Abraço!

Fábio

Fábio, as dicas que tentei te dar são da prática, se vc quer algo mais teórico, acho legal vc entrar em contato com algum fabricante ou conversar com um agrônomo. Minha área é informática, sou leigo na teoria...
Um abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2005 8:53 pm    Assunto: Adubo foliar Responder com citação

Marco,

Sou grato pela sua atenção. Vou ver então se consigo alguma informação mais aprofundada em algum site e depois posto aqui.
Abraço!

Fábio
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 24, 2005 5:30 am    Assunto: Responder com citação

Amigos,

Não podemos nos esquecer que o adubo foliar contém alto índice de nitrogênio, +ou- 15 de N, e zero de K e P, e o N é responsável pelo crescimento das folhas, portanto, se utilizado as folhas de seus bonsai poderão desenvolver folhas grandes e perder a estética.
Uma vez um bonsaísta me desaconselhou a usá-lo, eu não uso. Pensem nisso.

[]s

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 24, 2005 6:29 am    Assunto: Adubo foliar Responder com citação

Jakson,

Interessante a sua colocação.

Marco,

Ontem mandei um e-mail para a Biofert. Esperto ter alguma resposta interessante para postar aqui.

Abraço!

Fábio
eudes

MensagemEnviada: Dom Maio 29, 2005 9:13 pm    Assunto: Responder com citação

jackson escreveu:
Amigos,

Não podemos nos esquecer que o adubo foliar contém alto índice de nitrogênio, +ou- 15 de N, e zero de K e P, e o N é responsável pelo crescimento das folhas, portanto, se utilizado as folhas de seus bonsai poderão desenvolver folhas grandes e perder a estética.
Uma vez um bonsaísta me desaconselhou a usá-lo, eu não uso. Pensem nisso.

[]s

Que interessante a sua colocação, eu não sabia que o adubo foliar é responsável pelo crescimento das folhas, você sabe dizer se o Biofert tem essa composição, conforme você mencionou, ( não da para ver no meu porque o rótulo já não existe ).

Eudes
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 30, 2005 1:53 am    Assunto: Adubo foliar Responder com citação

Ainda não recebi nenhuma resposta da biofert.
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 30, 2005 6:02 am    Assunto: Responder com citação

Eudes e Fábio,

o Adubo foliar a que me referia é o da "vitaplan", este sim tem 15-00-00,
já o "biofert Plus", tem 08-09-09 (acabei de consultar no site
http://www.biofert.com.br/produtos/produto.php?id=1#, a quantiddade de nitrog. é aceitável, porém uma coisa estranhei é o fósforo e potássio, apesar de muita gente usar, sempre tive em mente que esses dois últimos queimam as folhas qdo aplicados sobre elas, mas acho q estava enganado. Procurem tirar mais dúvidas com quem usa a mais tempo.

[]s

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 30, 2005 7:55 am    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

Pelo que fiquei sabendo, a adubação foliar foliar deve ser aplicada apenas como complemento e nunca para substituir a adubação através do solo. POr este motivo seu uso só será justificado se for para corrigir alguma deficiência nutricional.

Um abraço,

Sergivaldo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: