|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 21, 2005 11:27 pm Assunto: Adubo foliar |
|
|
Pessoal,
Nunca utilizei o adubo foliar porque não sei qual é o seu princípio de funcionamento. Desconfio de sua funcionalidade. Talvez seja apenas pura ignorância, mas fazer o quê né? Na dúvida é melhor não usar, até que se consiga saber o que significa. Pelo menos é a minha filosofia.
Alguém poderia me dar algum esclarecimento sobre esse assunto?
Abraço!!
Fábio |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Maio 22, 2005 9:59 am Assunto: Re: Adubo foliar |
|
|
Fábio escreveu: | Pessoal,
Nunca utilizei o adubo foliar porque não sei qual é o seu princípio de funcionamento. Desconfio de sua funcionalidade. Talvez seja apenas pura ignorância, mas fazer o quê né? Na dúvida é melhor não usar, até que se consiga saber o que significa. Pelo menos é a minha filosofia.
Alguém poderia me dar algum esclarecimento sobre esse assunto?
Abraço!!
Fábio |
Fábio, estou fazendo um curso de jardinagem na Soc. Nac. de Agricultura, por acaso ontem tivemos aula sobre adubação, meu professor, que é um Eng. Agrônomo e parece bem firme no que fala, falou sobre a adubação foliar, ele disse que ela é importante e que deve ser feita mensalmente (não semanalmente como recomenda a instrução da Biofert), ele a comparou a uma pessoa debilitada que recebe um soro na veia, disse que sua absorção é imediata, diferente da adubação pelo solo que é gradativa e lenta.
Tenho bonsai há mais de 3 anos e só estou usando adubação foliar há 3 meses, portanto, fosso afirmar com certeza ela não é imprescindível...
Atualmente uso o Biofert Plus, semanalmente, como recomenda o fabricante e minhas plantas estão ótimas...
Espero ter ajudado.
Um abraço. |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 23, 2005 9:30 am Assunto: Adubo foliar |
|
|
Marco,
Obrigado pelo esclarecimento, mas como sou muito curioso ainda tenho vontade de saber sobre o princípio de funcionamento do mesmo. Você saberia me dizer?
Abraço!
Fábio |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Seg Maio 23, 2005 7:15 pm Assunto: Re: Adubo foliar |
|
|
Fábio escreveu: | Marco,
Obrigado pelo esclarecimento, mas como sou muito curioso ainda tenho vontade de saber sobre o princípio de funcionamento do mesmo. Você saberia me dizer?
Abraço!
Fábio |
Fábio, as dicas que tentei te dar são da prática, se vc quer algo mais teórico, acho legal vc entrar em contato com algum fabricante ou conversar com um agrônomo. Minha área é informática, sou leigo na teoria...
Um abraço |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 23, 2005 8:53 pm Assunto: Adubo foliar |
|
|
Marco,
Sou grato pela sua atenção. Vou ver então se consigo alguma informação mais aprofundada em algum site e depois posto aqui.
Abraço!
Fábio |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Ter Maio 24, 2005 5:30 am Assunto: |
|
|
Amigos,
Não podemos nos esquecer que o adubo foliar contém alto índice de nitrogênio, +ou- 15 de N, e zero de K e P, e o N é responsável pelo crescimento das folhas, portanto, se utilizado as folhas de seus bonsai poderão desenvolver folhas grandes e perder a estética.
Uma vez um bonsaísta me desaconselhou a usá-lo, eu não uso. Pensem nisso.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 24, 2005 6:29 am Assunto: Adubo foliar |
|
|
Jakson,
Interessante a sua colocação.
Marco,
Ontem mandei um e-mail para a Biofert. Esperto ter alguma resposta interessante para postar aqui.
Abraço!
Fábio |
|
|
 |
eudes
Registrado: 25/08/04 Mensagens: 65 Localização: João Pessoa - Pb
|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 9:13 pm Assunto: |
|
|
jackson escreveu: | Amigos,
Não podemos nos esquecer que o adubo foliar contém alto índice de nitrogênio, +ou- 15 de N, e zero de K e P, e o N é responsável pelo crescimento das folhas, portanto, se utilizado as folhas de seus bonsai poderão desenvolver folhas grandes e perder a estética.
Uma vez um bonsaísta me desaconselhou a usá-lo, eu não uso. Pensem nisso.
[]s |
Que interessante a sua colocação, eu não sabia que o adubo foliar é responsável pelo crescimento das folhas, você sabe dizer se o Biofert tem essa composição, conforme você mencionou, ( não da para ver no meu porque o rótulo já não existe ).
Eudes |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 1:53 am Assunto: Adubo foliar |
|
|
Ainda não recebi nenhuma resposta da biofert. |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 6:02 am Assunto: |
|
|
Eudes e Fábio,
o Adubo foliar a que me referia é o da "vitaplan", este sim tem 15-00-00,
já o "biofert Plus", tem 08-09-09 (acabei de consultar no site
http://www.biofert.com.br/produtos/produto.php?id=1#, a quantiddade de nitrog. é aceitável, porém uma coisa estranhei é o fósforo e potássio, apesar de muita gente usar, sempre tive em mente que esses dois últimos queimam as folhas qdo aplicados sobre elas, mas acho q estava enganado. Procurem tirar mais dúvidas com quem usa a mais tempo.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 7:55 am Assunto: |
|
|
Olá Pessoal,
Pelo que fiquei sabendo, a adubação foliar foliar deve ser aplicada apenas como complemento e nunca para substituir a adubação através do solo. POr este motivo seu uso só será justificado se for para corrigir alguma deficiência nutricional.
Um abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|