FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Poda aérea e de raízes!?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Vinicius

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2008 10:45 am    Assunto: Poda aérea e de raízes!? Responder com citação

Lendo os artigos do site encontrei a seguinte citação:

"Gostaria que vocês tivessem como princípio nunca podar a parte aérea e as raízes ao mesmo tempo. Evitando as duas operações ao mesmo tempo poupamos mais nossa árvore. "

Minha dúvida é a seguinte, já li em vários outros artigos QUE, quando se troca de vaso o bonsai e poda-se as raízes deve-se também podar a parte aérea, devido a questão do equilíbrio da planta e também para não sobrecarregar as raízes recém podadas.

e agora?

grato a todos pela ajuda!

Smile
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Léo ( Pépe )
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2008 12:18 pm    Assunto: Responder com citação

A regra é quando for transplantar as planta devesse podar as raízes!!!

"Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: APRENDER"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vinicius

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2008 3:33 pm    Assunto: Responder com citação

pois é Léo, foi dessa forma que li em vários artigos... mas fiquei realmente na dúvida depois de ler esse, pois esse artigo intitulado "GANHEI UM BONSAI, O QUÊ FAZER?" diz o contrário...

enfim... se alguém tiver alguma explicação para isso, sinta-se a vontade em falar!!

Smile
Léo ( Pépe )
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2008 3:53 pm    Assunto: ??? Responder com citação

Shocked Embarassed Vinicius mil perdões!!!
Eu respondi a tua pergunta com uma frase que não tem como entender !!! Me desculpe...
Mas é o seguinte quando se vai transplantar uma planta devesse podar a copa, numa proporção ( claro que deve haver bom senso) 2 pra 1, ou seja 2 de copa 1 de raiz.
Porque isso??? Quando você corta as raízes a tendência delas é se "curarem", ou seja, elas vão primeiro se estabilizar pra depois começar a mandar nutrientes para a copa. E deste mesmo modo a copa faz um efeito ao contrario !! Ela retira toda a energia das raízes fazendo com que essas morram e conseqüentemente fará a planta morrer.
Uma regra que você pode seguir é: o que você retirar de raiz, deverá retirar de copa !!
Fazendo isso e tendo os cuidados básicos pós transplante você esta garantindo que suas plantas se recuperem...

Espero que desta vez tenha te esclarecido. Laughing

Abraço !!

"Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: APRENDER"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vinicius

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2008 4:16 pm    Assunto: Responder com citação

Com certeza Leonardo!!
agora sim ficou bem claro pra mim! Confesso quer anteriormente não havia entendido sua resposta, mas agora sim!
muito grato pela ajuda!

abraço!!
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2008 8:03 pm    Assunto: Estacas Responder com citação

Vinicius

A frase que você citou faz muito sentido para mim. Qualquer poda é um estresse inflingido à planta, por isso o risco é menor e a recuperação é mais rápida com apenas um tipo de trabalho por vez. E mesmo assim dentro de certos limites, pois a poda da copa paralisa o crescimento das raízes e a poda das raízes limita o crescimento da copa.

Mas na pressa e na confiaça de que a planta vai se recuperar, mesmo que seja lentamente, muitos podam excessivamente as raízes de uma única vez. É neste caso que também faz sentido "podar proporcionalmente a copa", para evitar a desidratação da planta (agora, mais parecida com uma estaca!). Por isso, usa-se tão frequentemente os enraizadores durante os transplantes.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Vinicius

MensagemEnviada: Qui Jan 24, 2008 10:05 am    Assunto: Responder com citação

Com certeza Ferreira, todo trabalho deve ser feito de maniera prudente e tomando todas as precauções possíveis!
E justamente por isso, que antes de fazer o que eu tinha em mente sobre poda, resolvi tirar esta dúvida antes de fazer algo que poderia ser irreparável...

Vinicius Londero
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 24, 2008 1:15 pm    Assunto: Responder com citação

Outra coisa a ser levada em consideração, é que isto não é uma regra geral, variando de uma espécie para outra. Existem espécies, como o pitecolobium, e a caliandra, que a desfolha completa deve ser feira no ato da poda de raízes, outras espécies não necessitam nem de poda nem de desfolha na época do transplanta, como o buxus por exemplo. Já em espécies como o Pinheiro Negro não se deve fazer poda aérea e transplante ao mesmo tempo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 24, 2008 6:34 pm    Assunto: Responder com citação

E para complementar o que bem disse o Wilson, em coníferas, não retire toda o substrato antigo, não lave as raízes, pois perdem-se as micorrizas e a planta tem grandes riscos de morrer. Deixe um bocado e ainda misture no novo substrato um pouco do velho. As micorrizas formam uma relação simbiótica de primeira grandeza e importância com as árvores.

Um artigo mais completo sobre elas em (tradução de um artigo em site francês):

http://bonsaistudio.forumvila.com/bonsaistudio-about182.html&highlight=micorrizas

Recomendo muito a leitura...

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Vinicius

MensagemEnviada: Sex Jan 25, 2008 7:13 am    Assunto: Responder com citação

hmmm... entendo!

uma dúvida... não tem exatamente relação com o assunto... mas é por ali!
seu eu apenas quiser trocar de vaso...e os vasos tiverem tamanho semelhante... eu preciso trocar de terra e fazer a poda de raízes?
E supondo que o vaso para o qual o bonsai vai ser mudado é um pouquinho maior, com o que preencher este espaço!?
Isto é recomendado?

pergunto, porque tenho as minhas 2 jabuticabeirinhas, e eu já havia ganho um vaso. Uma delas, vou deixar envasada e a outra vou por no escorredor.

E... seria possível fazer a poda das raízes e troca de vaso nessa época?

Smile

Vinicius Londero
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 25, 2008 8:09 pm    Assunto: Responder com citação

Vinícius,

se o vaso for um do mesmo tamanho, ou um pouco maior não precisa de mexer em nada. Se for o caso de acrescentar substrato coloque o mesmo que a planta está acostumada. Não mude nada. O normal é fazer o transplante quando a planta necessitar, a cada ano ou dois dependendo da espécie. A jabuticabeira pode ser feita pór agora numa boa, ela é muito resistente. Só não dá paa fazer no outono.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: