FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Murta - estaquia ou alporquia?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
eudes



Registrado: 25/08/04
Mensagens: 65
Localização: João Pessoa - Pb

MensagemEnviada: Qui Maio 26, 2005 9:31 pm    Assunto: Murta - estaquia ou alporquia? Responder com citação

Pessoal

Tem uma flora perto de meu ap que tem uma murta ou como eles chamam jasmim laranja, que está com um nebari bem legal e a planta também esta muito bonita, pergunto: como eu poderia aproveitar a base para um bonsai e a parte de cima para planta ornamental? Esta planta pega bem com estaca? Ou com alporque??


Eudes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Qui Maio 26, 2005 11:30 pm    Assunto: Jasmim laranja Responder com citação

Não sei como te ajudar, mas a informação que posso te adicionar é que ela pega muito facilmente por semente. Lá em casa tem uma murta e debaixo dela já nasceram muitas mudinhas.
Abraço!

Fábio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Sex Maio 27, 2005 12:09 am    Assunto: Re: Murta - estaquia ou alporquia? Responder com citação

eudes escreveu:
Pessoal

Tem uma flora perto de meu ap que tem uma murta ou como eles chamam jasmim laranja, que está com um nebari bem legal e a planta também esta muito bonita, pergunto: como eu poderia aproveitar a base para um bonsai e a parte de cima para planta ornamental? Esta planta pega bem com estaca? Ou com alporque??


Eudes



Amigo Eudes,

Acredito que seja melhor o seguinte, fazer uma alporquia ate onde vc possa achar de seu gosto que de uma boa base de tronco para fazer a planta ornamental e deixar o alporque enraizar nao conheço o tempo da murta, mas acredito que em uns seis meses ja deve ter resultado ou antes nao sei ao certo, ja a parte de baixo o nebari vc nao deve mexer mto, deixe a planta como esta, assim que o alporque for tirado, deverá existir ou ter indicios de brotação na parte que irá se tornar o Bonsai, entao após a retirada do alporque comece o trabalho de educaçãod e copa primeiramente, acho q em no maximo um ano vc ja conseguirá um bom resultado, em seguida comece a trabalhar a parte radicular da arvore, entao podeá transplanta-la acredito na primavera do proximo ano ou antes, nao conheço mto bem as caracteristicas dessa especie de murta, porém acredito que esta seja a base do começo do trabalho, gostaria de ter mais informações sobre a planta, como altura, espessura do tronco, como esta a copa, o nebari ja disse que é bom, idade aproximada, se tiver uma foto ou conseguir tirar uma ajudaria e mto, espero ter ajudado. Se tiver algum erro de portugues perdoe-me é q ja passam das zero horas e o sono esta forte hahahahha.



Abraços:


Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 07/08/04
Idade: 65
Mensagens: 516
Localização: São Joaquim da Barra/SP

MensagemEnviada: Sáb Maio 28, 2005 8:05 am    Assunto: Responder com citação

Estou com o illex,

completaria dizendo q o alporque pode ser feito com um desses vasos de plástico furados em baixo,

vc faz um buraco no fundo do tamanho do diâmetro do galho on vc quer cortar.

corte do buraco até a lateral até o fim somente de um dos lados

encaixe o vaso no galho, como quem veste uma camisa

enrole arame no vaso p. ele n~abrir

enrole barbante abaixo do vaso para ele não escorregar p baixo

dê umas batidas no local on vc quer que forme as raízes, machucando um poouco a casca

coloque substrato com bastante drenagem, asfagno seria ideal, mas pode ser substrato p. floreiras, vendido em floriculturas.

regue constantemente e dê uma olhada de vez em quando se formou raízes

depois que estiver pego, de 6 meses a um ano corte abaixo do vasinho e ....tchan.


tomara que dê certo.
_________________
Jackson

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Dom Maio 29, 2005 8:51 pm    Assunto: Responder com citação

Boa Jackson,

agora eudes é so esperar pra ver os resultados e nossos desejos é de que tenha uma boa sorte e sei q terá, veremos se mais alguem tem outras opniões. T+ galera.


Abraços:


Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
eudes



Registrado: 25/08/04
Mensagens: 65
Localização: João Pessoa - Pb

MensagemEnviada: Qui Jun 02, 2005 11:24 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu pessoal, obrigado pela força..

Eudes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil