|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
robinsonalexandre

Registrado: 19/11/07 Mensagens: 80 Localização: Franco da Rocha
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Dez 14, 2007 3:10 pm Assunto: bonsai |
|
|
Robson,
Esse acer parece bastante com a variedade A. tridente ou, para usar o nome japonês, KAEDE. É a melhor variedade a meu ver, permitindo uma formação estrutural bem interessante, realizável via aramagem de caule e galhos, quando então pode-se imprimir movimentos sinuosos, estilizando da maneira que mais lhe aprouver.
Recomendo apenas, se usar arame, ficar atento para evitar a pressão excessiva advinda do crescimento vigoroso, o que geralmente "estrangula" o galho ou o caule, marcando a area. Demora bastante para "desaparecer" essas marcas causadas pelo arame.
Uma boa construção, claro, implica no aporte de adubação periódica (a cada 45 dias + ou - ), que pode ser orgânica ou não. Mantenha em meia sombra e as folhas ficam verdes avermelhadas, principalmente as mais novas, e maiores. No sol pleno, tendem a ter um crescimento mais reduzido. Rega constante, evitando encharcamento do solo, para não asfixiar as raízes e matar a planta.
No link abaixo, vc terá uma visão de um lindo bonsai, trabalhado a partir de um tronco (que obviamente cresceu primeiro no chão, onde engrossou bastante e mais rápidamente) redundando num lindo especime:
http://www.bonsaimorrovelho.com.br/bcmv_mt_acer2.html
Venho tendo ótimos resultados quanto ao engrossamento do tronco mantendo minhas plantas em bacias plasticas grandes, perfurada na lateral e no fundo, ao invés de usar escorredores e evitando o plantio no solo. A bacia permite um controle maior de rega e adubação, além é claro de permitir uma observação criteriosa quanto a aramagem, podas e manutenção geral da planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
robinsonalexandre

|
Enviada: Sáb Dez 15, 2007 11:24 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
Obrigado pelas dicas Nickyfury
Também lhe agradeço pela ajuda que me deu para identificar a minha muda de árvore que diziam ser Piracanta.
Eu ainda estou em dúvida mas você já me deu um bom toque e eu acredito que ela seja realmente a cotoneaster.
Vou pesquisar mas sobre esta espécie.
Um grande abraço e até mais amigo _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
Cultivando idéias e a Natureza |
|
|
 |
RedOak 2.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Mensagens: 245 Localização: Santo Andre, SP
|
Enviada: Sáb Dez 15, 2007 3:42 pm Assunto: |
|
|
Não estou certo sobre a variedade, mas tenho essa mesma variedade se dando muito bem aqui, plantada no chão! Olhando bem pras folhas, ela se encaixa em duas possibilidades: Acer buergerianum (Acer Tridente); ou Acer ginnala. Vou postar as fotos encontradas de ambas variedades, repare que a sua planta tem características daquelas duas variedades que citei.
Acer buergerianum
Acer ginnala
Se eu fosse apostar em uma, apostaria em Acer ginnala.
Por curiosidade, voce adquiriu essa planta em Campos do Jordão?
Abraços!
fonte: Oregon State Universty, Department of Horticulture
http://oregonstate.edu/dept/ldplants/1plants.htm#volume%201 _________________ Go Green Growing |
|
|
 |
robinsonalexandre

|
Enviada: Dom Dez 16, 2007 12:31 am Assunto: Olá RedOak |
|
|
Olá RedOak
Ela igual a Acer buergerianum, acredito que seja ela mesma.
Essa muda eu adquiri na exposição que teve a pouco tempo no Jardim Botânico de São Paulo.
Aliás, você sabe onde consigo uma muda de Acer Palmatum (Acer Japonês) ?
Obrigado pela dica amigo, valeu mesmo! _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
|
|
 |
Ricardo RFA
|
Enviada: Dom Dez 16, 2007 2:29 am Assunto: |
|
|
Olá
Robinson.
Você encontra acer Palmatum no horto florestal de Campos do Jordão.
Comprei minha muda lá. |
|
|
 |
robinsonalexandre

|
Enviada: Dom Dez 16, 2007 8:49 am Assunto: |
|
|
Ricardo RFA escreveu: | Olá
Robinson.
Você encontra acer Palmatum no horto florestal de Campos do Jordão.
Comprei minha muda lá. |
Olá Ricardo
Por favor, só me tire algumas dúvidas;
Você sabe e dizer se este Acer Palmatum tem algum problema sério com temperatura ou coisa assim? Pois eu sei que em Campos do Jordão é bem mais frio, ou pelo menos menos quente que a capital paulistana.
A outra coisa é se sai muito caro uma muda dessas lá em campos, só para ter uma ideia, um mais ou menos.
[ Moderadores - Isto não é comercio, apenas troca de informações ] _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
|
|
 |
RedOak 2.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Mensagens: 245 Localização: Santo Andre, SP
|
Enviada: Seg Dez 17, 2007 12:41 pm Assunto: |
|
|
Facilitando, compre a muda de Acer palmatum nas feirinhas ao ar livre na Liberdade. Muito mais barato, e voce encontra outras especies como Ginkgo biloba.
Sobre Acer palmatum e as condicoes climaticas, mantenha-o em sombra parcial, eles preferem e se desenvolvem melhor, mas en contrapartida ficam com as folhas um pouco maiores que se crescidas em pleno sol. _________________ Go Green Growing |
|
|
 |
robinsonalexandre

|
Enviada: Seg Dez 17, 2007 8:18 pm Assunto: Olá RedOak |
|
|
RedOak
Não sabia que tinha algo assim na liberdade, que legal!
Você sabe quais os dias que rola esta feira por lá?
Um grande abraço amigo _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Jan 03, 2008 10:47 pm Assunto: |
|
|
Apenas renovando a pergunta do robinson, porque também estou interessado em saber os dias das "feirinhas ao ar livre na Liberdade". _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sex Jan 04, 2008 12:57 am Assunto: |
|
|
Robson,
Sua planta realmente é um Acer Burgherianum, ou Acer Tridente, ou Bordo Triodente ou simplesmente Kaede, rsrsr. Possuo 02 Acer Tridente e 01 Acer Myasama(ouvi dizer que é uma variação do Burgherianum), esta é a única espécie que resiste a falta de frio de minha região, se sua ciade é muito quente acredito que não vale à pena arriscar com o Palmatum pois o problema não é o calor, e sim a falta de frio que a planta necessita para entrar em dormência, e não entrando em dormência a tendência é ocorrer o estresse e consequentemente morte. Agora me tire uma dúvida, o que tem haver a Piracanta(que é um arbusto conhecido como espinho de fogo) e o cotoneaster(café de jardim) com o Ácer ? Não entendi nada.
Abraços fraternos.
Ps. Já começe a fazer a poda de estrutura e aramação(ou ancoragem dos galhos) tanto galhos como de tronco para direcionar para o estilo escolhido(eu sugiro um Moyogi), e siga as dicas do Nick que vc não irá se arrepender, verá como sua planta irá responder com forte brotação. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
robinsonalexandre

|
Enviada: Sex Jan 04, 2008 12:59 pm Assunto: |
|
|
Glauco Bastos escreveu: | Robson,
Sua planta realmente é um Acer Burgherianum.... |
Olá Glauco, valeu pelas dicas. Eu realmente não sabia sobre a necessidade da dormência do Acer Palmatum, muito obrigado pela diga.
Sobre a piracanta, você deve ter lido uma parte em que eu agradecia um dos nossos colegas por uma responta que ele havia me dados, tanto neste tópico quanto em um tópico que criei sobre a piracanta. Na verdade ele ambém éra para confirmar se minha muda realmente tratava-se de uma piracanta.
Ps.: O Acer Tridente resiste ao calor, mas gosta de solo muito humido e se ficar exposto ao sol direto a ponta de suas folhas começam a secar e depois as folha inteiras. Essa é uma planta de meia luz, vive muito bem em baixo de outras árvores.
Um grande abraço e até mais _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 04, 2008 8:19 pm Assunto: |
|
|
sobre a venda de mudas de A.palmatum aqui em Sampa, tem também a Ceasa ou CEAGESP em Pinheiros, comprei uma muda lá
A falta de frio é um desafio, mas até tem um friozinho por aqui, chegou a 5 ou 6 graus no ultimo inverno _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
robinsonalexandre

|
Enviada: Sáb Jan 05, 2008 6:15 pm Assunto: CEASA |
|
|
Marcos Paulo escreveu: | sobre a venda de mudas de A.palmatum aqui em Sampa, tem também a Ceasa ou CEAGESP em Pinheiros, comprei uma muda lá
A falta de frio é um desafio, mas até tem um friozinho por aqui, chegou a 5 ou 6 graus no ultimo inverno |
Olá amigo
Eu fui ao CESA nesta ultima quita feira, 03-01-08 e não encontrei nenhum ACER lá.
Caso você queira voltar lá ou se os outros amigos quizerem conhecer, vale a penas mas, não encontraram as mudas de árvores todas as vezes que forem para lá.
Eu encontrei mudas da Tuia Jaracé, Buxinho e Caliandra.
Tinha muitas outras frutíferas em tamanho grande e quase todas criadas por encherto.
No mais vale a penas ir lá pelo bom preço mas o bom é se puderem ir direto para os viveiros em Limeira, Atibaia, regiões interioranas em geral.
Um grande abraço à todos. _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 05, 2008 7:00 pm Assunto: |
|
|
Acho que depende da época também, comprei em setembro e eu só encontrei por acaso, no caminhão de uma senhora, ela dizia estar aprendendo a fazer bonsai, só vendia mudas de arvores
quando eu parei pra ver a muda, a senhora me falou que muita gente parava e olhava espantada, pensando que era maconha , mas eu ja sabia o que era, e trouxe _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|