Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Dom Jan 27, 2008 7:34 pm Assunto: Cotoneaster |
|
|
Neste finde semana adquiri uma muda de cotoneaster planta que nunca trabalhei por isso tenho pouco conhecimento
Detalhe do tronco
Detalhe de um corte de um dos galhos que estava saindo da parte interna da curva e muito reto.
Gostaria de receber opinioes sobre o que fazer inicialmente com esta arvore.
Ela aceita poda drastica? pois estava pensando em baixa-la deixando somente 3 a 4 cm de cada galho.
O que acham?
Outra duvida: Ela pega por estacas?
Abraços
PS desculpem a qualidade das fotos , mas ja estava escurecendo quando fotografei _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Jan 28, 2008 6:04 pm Assunto: Resposta |
|
|
Olá Joel, dá uma olhada no site www.nativosdonordeste.com.br e entre na parte sobre guia de espécies que fala algo bem interessante sobre essa espécie. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Jan 28, 2008 6:21 pm Assunto: |
|
|
Marcos , valeu amigão , é bem completo . . . Show
Abraços _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Jan 29, 2008 7:34 am Assunto: |
|
|
Joel,
poda drástica nela...  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 29, 2008 11:26 am Assunto: |
|
|
Alexandre , ja tô com tesoura na mão , hahahahahah!!!!!!!!!!
Abraços _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 29, 2008 11:32 am Assunto: |
|
|
Me informaram em outro forum que este é um Ilex e não cotoneaster
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Gui Lopes Soares

Registrado: 13/11/06 Idade: 40 Mensagens: 65 Localização: Bebedouro/SP
|
Enviada: Ter Jan 29, 2008 4:21 pm Assunto: |
|
|
Grande Joel!
Muito boa tua planta. Tem opções até que demais pra fazer com ela. Daqui a pouco vai começar a chover projeções, rsrs!
Sei que não vou ajudar muito, mas gostei demais da 3ª foto como frente. Depois de podas, escolha de galhos e aramar, acho que ficaria show!
Se algum amigo pudesse projetar algo com ela. Estou no trabalho e infelizmente agora nem tem como.
Vou continuar acompanhando o tópico pra ver a opinião dos colegas!
Abraços!
 |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 29, 2008 8:06 pm Assunto: |
|
|
Valeu Gui , mas acredito que agora o que tenho que fazer é uma poda drastica e esperar vir a nova brotação
Confúcio |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 10:38 am Assunto: |
|
|
Passei a tesoura na "bixinha" , fiquei ate com pena dela.
Que acharam?
Confúcio |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 10:45 am Assunto: |
|
|
Oi Joel,
Boa intervenção... esta última foto parece que tem um movimento interessante Agora é só esperar as brotaçõessssssss  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 4:12 pm Assunto: bonsai |
|
|
Joel, o cotoneaster aceita poda de estruturação e manutenção, visando formar massas compactadas de galhos, como a serissa e o ligustro. Pode-se até usar aramagem, mas ligeiramente, pois costuma secar os galhos que forem fortemente aramados. Por isso, prefira sempre conduzir e formar estruturas de galhos e copa via poda sistemática.
Apenas esclarecendo que a poda sistemática consiste em podar sempre que um galhinho crescer, ultrapassando a altura pretendida, que deverá ser homogenea, visando a harmonização da massa verde.
Agora, concordo com o colega que orientou tratar-se de illex crenata, e não de cotoneaster. Se for esse o caso, vale o recado que passei acima, mas deverá tomar cuidado redobrado com a aramagem, visto que a perda de galhos por estrangulamento, ainda que minimo, é maior nessa espécie, pelo menos de acordo com minha experiencia de cultivo de ambas essas espécies.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 6:31 pm Assunto: |
|
|
Alexandre , valeu gostei tambem da frente sendo a foto 3
Nick , agora tu fostes o meu "Guia de Espécies" , , valeu . Tmabem achei que seria melhor modela-lo so com podas ele parece ter galhos muito duros e quebradiços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Fev 01, 2008 6:12 am Assunto: |
|
|
Joel, estava acompanhando de longe seu tópico, mas agora que disse a respeito de ter galhos duros e quebradiços acredito não ser cotoneaster...eles tem galhos bem flexíveis, aceitam muito bem podas e pegam melhor ainda por estacas.
Acredito ser Ilex... _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Vinicius

Registrado: 21/01/08 Idade: 39 Mensagens: 56 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Sex Fev 01, 2008 7:38 am Assunto: |
|
|
Joel, que belíssima planta você possui!
apenas fiquei em dúvida, quanto a altura dela, qual era o tamanho antesda poda e como ficou depois!!
Ela me parece ter futuro!! _________________ Abraço!
Vinicius Londero |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Fev 01, 2008 12:10 pm Assunto: |
|
|
Olá Joel se me permite opinar gostei como frente a foto 3, aliás que material você tem em mãos em... _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
|