FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus perdendo a forma...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
leonardohslima

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2008 4:54 pm    Assunto: Ficus perdendo a forma... Responder com citação

Boa tarde pessoal,

esse ficus foi meu primeiro bonsai, eu até gosto dele como está, mas o tronco está se fundindo e perdendo a característica trançada... minha dúvida é: Tem como eu deixar ele melhor dando alguma forma? será que ele aguentaria? se sim, qual a melhor técnica para eu utilizar?

http://www.leonardohslima.kit.net/Bonsai/ficus1.jpg

http://www.leonardohslima.kit.net/Bonsai/ficus2.jpg

http://www.leonardohslima.kit.net/Bonsai/ficus3.jpg

Espero que gostem...

ps.: eu não coloquei a imagem porque o post ficou gigantestico no preview...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2008 5:53 pm    Assunto: Resposta Responder com citação

Leonardo também tenho um Ficus Bemjamina Variegata igual ao seu, e ao contrário do que você pensa eu quero acabar com as tranças do meu no tronco por que descaracteriza o bonsai assim penso eu, agora do contrário o seu Ficus tá lindo muito saudavel. Faça mais podas para ele diminuir as folhas como fiz com o meu e adotei o seu estilo deixei crescer livremente e faço as podas para o mesmo ficar identico a uma árvore.
Marcos Paulo Duarte
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2008 6:23 pm    Assunto: Responder com citação

como disse o Marcos, a trança tem que sumir, não é natural

alem de tudo essa ficus tá bonita mesmo, dá pra dar um estilo hokidachi bem interessante

Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos

Marcos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2008 6:32 pm    Assunto: Responder com citação

Foi citado que as tranças precisam desaparecer, mas isso é possível ocorrer depois de alguns anos ou existe técnica para se conseguir o objetivo num tempo mais curto?

Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
leonardohslima

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2008 10:28 pm    Assunto: Responder com citação

Boa pergunta, eu também gostaria de saber, pois estou inclinado a engrossar o tronco do ficus...
Marcos Paulo Duarte
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 31, 2008 12:48 am    Assunto: Responder com citação

com o tempo as plantas trançadas se fundem engrossando juntas e a trança vai sumindo formando um tronco único sem a trança,
mas demora um certo tempo

Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos

Marcos
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 31, 2008 1:33 am    Assunto: Responder com citação

Leonardo, como foi dito, troncos trançados não é uma coisa muito legal dentro da arte Bonsai, pois perde a naturalidade. eu pessoalmente acho horrível. é como o pessoal já disse, precisa de tempo pros troncos se fundirem e tornarem um só
planta sua muda em um vaso grande ou escorredor de macarrão e deixe engrossar. mas pra a gente conseguir aguentar a ansiedade nessa arte, o legal é ir trabalhando varias mudas ao mesmo tempo. eu tempo plantas em várias fases do desenvolvimento. varias foram plantadas de sementes, outras já estão bem desenvolvidas. então relaxe em relação a seu ficus, deixe o tempo fazer isso pra vc.
abraço a todos.
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 31, 2008 9:42 am    Assunto: Responder com citação

Marcos e Paulo,

agradecemos as informações prestadas pelos amigos.
Tenho uma planta nessas condições.Comprei á muito tempo sem ter a devida informação , mas agóra vamos aguardar.

Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
leonardohslima

MensagemEnviada: Qui Jan 31, 2008 2:38 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, muito obrigado pela ajuda, vou dar mamadeira pro bebê! Very Happy

Vlw!!!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 31, 2008 3:48 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Leonardo,

Observando as fotos desse ficus, percebi que os caules ainda não estão fundidos uns nos outros. Isso possibilita que vc faça uma poda de limpeza nas folhas, eliminando galhos excessivos, dando uma aparencia mais enxuta para sua planta. Ao mesmo tempo, pode estar retirando a planta do local em que está plantada e desfazer manualmente esse trançado, tomando apenas o cuidado para não descascar em demasia os caules. Very Happy

Após fazer isso, faça cortes pequenos e curtos nos caules, eliminando a casca e parte da madeira, agregando em seguida os caules, de forma a mante-los unidos como uma planta unica, colados justamente nas partes da casca removida por voce. Wink

Em seguida, amarre os caules próximo da base, no meio e na parte anterior do ponto onde começa a distribuição dos galhos. Use barbante de algodão ou similar (nada de plastico ou arame), pois o barbante irá com o tempo se desfazer, sem prejuízo para sua planta. Lembre-se de formar as raízes, dispondo-as o mais radialmente possível (na forma de uma roda de carroça, daquelas antigas), estruturando desde já um excelente nebari para sua planta. Very Happy

Ao proceder a esse tipo de trabalho, irá formar um caule unico, mais interessante e atrativo que o atual, vez que os caules irão fundir-se mais rapidamente do que se deixados como estão. Se quiser, tambem, dar um movimento levemente sinuoso, acrescente ráfia molhada (um tipo de palha seca, encontrável em lojas especializadas ou floriculturas), sobre os caules justapostos, enrolando bem, com firmeza, mas sem apertar em demasia. Em seguida, enrole um arame de grossura razoável por sobre os caules rafiados, procedendo ao movimento que quiser estruturar. Very Happy

Se, por outro lado, preferir manter o estilo Hokidashi, faça então um corte mais radical nos galhos, diminuindo-os a altura, dividindo-os e orientando seu crescimento em forma de Y a partir de cada caule. Wink

Entretanto, se os caules estiverem fundidos e ver que não como proceder à aplicação da técnica que sugiro a voce, então faça o corte dos galhos, diminuindo a copa. Com os galhinhos cortados, faça novas mudas, que serão usadas oportunamente na mesma planta, agregando seus caules ao caule principal, sempre lembrando de retirar pedaços da casca, para facilitar a fusão, dispondo as raízes juntamente com as raízes da planta principal. Quanto mais mudas usar, melhor resultado obterá. Isso auxilia grandemente no rapido desaparecimento dessa estrutura trançada, ao mesmo tempo que propicia um engrossamento vigoroso do caule principal, adicionando ainda um ótimo nebari, pela sobreposição das raízes das mudas justapostas. Very Happy

Veja, então, que há duas ótimas possibilidades de trabalho, técnicos, para mudar essa estruturação anatomicamente desarmoniosa de sua planta. É um pouco trabalhoso, reconheço, mas sem duvida o resultado, tanto numa quanto na outra, é compensador. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
leonardohslima

MensagemEnviada: Sex Fev 01, 2008 8:52 am    Assunto: Responder com citação

nickyfury,

adorei a técnica mensionada, hj a noite quando eu chegar em casa vou tentar aplicá-la! Quando eu terminar eu posto uma foto pra você me dizer se fiz corretamente...

vlw!
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 01, 2008 9:10 am    Assunto: Responder com citação

Concordo em partes com o Nick em fazer a escolha dos gralhos, para formar a estrutura, mas desfazer a trança vai castigar muito, e reiniciar todo processo, se for esperar elas se juntarrem, espere do jeito que esta, de uma olhada nesta planta postada neste forum>

Este é o tropico que fala sobre este ficus que era trançado
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=8091&highlight=ficus

leonardohslima

MensagemEnviada: Sex Fev 01, 2008 9:40 am    Assunto: Responder com citação

Diego,

obrigado pela sua idéa, vou tentar destrançar ele como o nickyfury propôs, se estiver muito complicado vou seguir seu conselho e preparar a mamadeira!

vlw!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: