FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

PLANTA DESCONHECIDA. PODE TRANFORMAR EM UM BONSAI?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
THE Jhonem



Registrado: 28/01/08
Mensagens: 9
Localização: Floripa

MensagemEnviada: Dom Fev 03, 2008 12:12 pm    Assunto: PLANTA DESCONHECIDA. PODE TRANFORMAR EM UM BONSAI? Responder com citação

BOA TARDE

Gostaria de mostrá-los uma planta que achei aqui em casa mesmo e, pelos trabalhos que observei nesse forum, creio que tenha algum potêncial.

Primeiro gostaria de saber que planta é essa, depois sugentões e ajuda para transformá-la em um bonsai.

VLWWW






Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 43
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Dom Fev 03, 2008 12:40 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo sua planta é um Ficus Benjamina, e com certeza dá um ótimo bonsai sim. A primeira coisa a fazer seria definir um estilo a seguir e definir uma copa para ele. Não sou bom em projeções mais alguns colegas irão fazer algumas para você com certeza. Eu diminuiria a altura dele para começar, faria uma diminuição bela segunda foto mostrada. Deixe o amigo diegosanta ver esse tópico que com certeza ele fará para você.
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/01/08
Idade: 42
Mensagens: 1049
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Dom Fev 03, 2008 3:46 pm    Assunto: Responder com citação

THE Jhonem

Se possivel tire outras fotos, com um angulo reto e nao aereo como vc fez, nao esta dando pra ver a dimensao da planta, mas ja adiantando alguma coisa, comece a retirar este musgo que esta em cima da planta e va retirando a terra para mostrar as raizes.......
_________________
Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
THE Jhonem



Registrado: 28/01/08
Mensagens: 9
Localização: Floripa

MensagemEnviada: Dom Fev 03, 2008 4:49 pm    Assunto: Responder com citação

estão ai as outras fotos,
a árvore tem 1 m a partir da base, e o caule até começas a se dividir tem 20 cm, ta aí uma foto das raízes sem o musgo, e duas fotos no mesmo plano.

Agradeço muito pela ajuda.

aguardo ancioso novas dicas.





Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/01/08
Idade: 42
Mensagens: 1049
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Dom Fev 03, 2008 5:20 pm    Assunto: Responder com citação

Ola amigo sei que vou receber muitas criticas nesta projeção, então sujiro que espere um pouco mais para poder escolher o que fazer na planta, o estilo sujerido é Bunjingi, por suas caracteristicas de ter o tronco principal ereto, as marcas vermelhas são onde se deve fazer o corte dos galhos, a copa somente ficara cheia apos algum tempo, fazendo podas, e desfolha a cada 6 meses, coloque ela em um escorredor na tecnica mamadeira, nao para engrossar o tronco mas sim pra formar uma bela copa, A copa com certeza nao vai ficar assim pois cada planta reage de uma forma



_________________
Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 04/03/07
Mensagens: 363
Localização: Araguari - MG

MensagemEnviada: Dom Fev 03, 2008 5:42 pm    Assunto: Responder com citação

Diego, gostei da projeção, ficou muito bom.
THE Jhonem, essa planta sua deve ser daquelas que ficaram muito anos em um vaso pequeno sem receber nutrientes e nem receber podas de raizes, por isso ela tem pouca brotação e perdeu muito galhos, principalmente os mais baixos. então, tome cuidado,porque esse tipo de ficus não tolera muito uma poda radical. pra chegar no estilo sugerido, deve ir diminuindo aos poucos a altura dele.
Talvez o melhor é transplantar colocar um substrato com ótima drenagem e ver as condições das raizes e ver como ele brota. o seu perfil não mostra de onde vc é, pesquise qual a melhor época pra se transplantar um ficus benjamina em sua região. acho que é isso, espero ter ajudado um pouco.
abraço.
_________________
P.C.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
THE Jhonem



Registrado: 28/01/08
Mensagens: 9
Localização: Floripa

MensagemEnviada: Dom Fev 03, 2008 6:21 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado pessoal,
ainda agora no carnaval,vou trocar o vaso e o substrato, deixar ela mais forte, dpois tento uns cortes.

Gostaria de algumas dicas,

seria o caso tirar as suas folhas após a troca do substrato, pq se nascer folhas novas, é pq ela reagiu bem, estou errado???

quando deverei podar suas raízes??? depois antes ou depois de diminuir o tamanho dos gaslhos??


Mais uma vez, mto obrigado pela ajuda e meus parabés po estarem sempre dispostos a ajudar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/01/08
Idade: 42
Mensagens: 1049
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Dom Fev 03, 2008 7:54 pm    Assunto: Responder com citação

Acredito eu que se vc trocar de vaso e deixar em um substrato bom, nao ira brotar muito bem, a nao ser que vc faça podas, como vc é de florianopolis o clima é bem umido, pode fazer o trasnplante neste apoca, pode no maximo 50% das raizes.... e deixe na sombra por uns 15 dias, apos 30 dias pode começar a adubação, ai vc começa as podas apos os 30 dias OK............
_________________
Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
THE Jhonem



Registrado: 28/01/08
Mensagens: 9
Localização: Floripa

MensagemEnviada: Seg Fev 04, 2008 2:03 pm    Assunto: Responder com citação

Realizei hoje o transplante e a poda das raízes,
estão ai as fotos, vamos torcer para que sorbeviva.

penso que fiz besteira, pois que cortei muito as raízes, mas vou esperar e torcer agora.

a planta esta agora em um local que pega sol apenas umas duas horas por dia, vou esperar as duas semanas e começar a adubação.

realmente espero que de certo.

abrços, e novamente muito obrigado pelos conselhos Paulo e Diego.

Situação das raízes


Depois da poda


Agora é só torcer
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 64
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Fev 04, 2008 2:07 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ao contrário do que o colega sugeriu, eu aconselharia prudencia no trato com essa espécie, pois uma caracteristica nessa variedade de ficus é justamente a perda de galhos e até mesmo parte do caule, se não se tomar medidas preventivas adequadas.

Não faça o corte total dos galhos. Pode apenas um de cada vez, aguardando primeiro uma brotação vigorosa do galho podado, para só então cortar outro, até findar o corte dos tres galhos principais, se for para seguir o projeto mostrado.

Se fizer o transplante, opte por usar inicialmente uma bacia grande, de boa altura (um palmo vertical), bem perfurada no fundo e na lateral, para facilitar a oxigenação das raízes. Se transplantar, não faça poda dos galhos, nem mesmo como indiquei. Espere a planta responder primeiro, com brotação vigorosa, antes de empregar a tesoura.

Ao replantar, corte as raízes grossas se houver, mantendo a maior quantidade possível de raízes capilares, que são as raízes finas, que alimentam a planta. Disponha o nebari e as raízes restantes de forma a uma distribuição radial, ou seja, em forma de roda de carroção (tipo aqueles carroções dos filmes de western da tv). Isso irá propiciar uma harmonização visualmente mais bonita para seu futuro bonsai.

De resto, o substrato da bacia deverá ser bem drenante: areia grossa de rio sem peneirar, caco de telha, pedaços de casca de pinus, carvão vegetal. Misture tudo em parcelas iguais. Forre o fundo da bacia com pedaços maiores de caco de telha, cobrindo em seguida com uma camada desse substrato. Em seguida, disponha a planta, como sugeri, para novamente cobrir tudo com o substrato restante, cobrindo inclusive as raizes, não deixando nenhuma descoberta (cubra o nebari, bem entendido) Isso irá facilitar a recomposição de sua planta, vez que evitará a perda hidrica decorrente do processo de replantio. Very Happy

Em seguida, disponha a bacia em local ensombreado por umas duas ou tres semanas, regando bem, sem encharcar. Após um mes ou quarenta e cinco dias desse processo, poderá iniciar a adubação. Apenas quando sua planta apresentar forte vigor de crescimento, com emissão vigorosa de brotação, é que deverá dar inicio ao corte sistematico dos galhos, conforme sugeri, para evitar perdas prematuras e atraso no desenvolvimento e finalização de sua planta. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil