|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marco
Registrado: 19/07/07 Mensagens: 59 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Dom Jan 20, 2008 8:45 pm Assunto: Toco de Jabuticabeira, o que fazer |
|
|
Olá amigos, estou com esse toco de Jabuticabeira mas não sei o que fazer com ele, não consigo visualizar um futuro para ela, será que o tronco deveria ser reduzido, me parece que esta com muitos arcos, o que vcs acham. Qual seria o melhor estilo a seguir com esse tronco, se alguem puder me ajudar e fazer uma projeção eu agradeço. Por favor opinem, sei que ele não esta bom mas não sei como melhorar futuramente.
Abraços.
 |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Dom Jan 20, 2008 9:01 pm Assunto: |
|
|
Daí Marco,
tudo bem amigo....temos que marcar uma nova dta para o nosso 1º encontro de 2008...breve passarei os detalhes....mas vamos a sa Jabuticabeira...
deixa ela brotar e crescer livremente agora....adube bem ela...sem medo...agora no verão ela vai vim bem forte....não sei, mas parece que ela está caindo para direita, quem sabe dar uma inclinada para esquerda.
linda planta....fou um achado. _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Marco
|
Enviada: Dom Jan 20, 2008 9:23 pm Assunto: |
|
|
Dai Felipão, com certeza temos que marcar o primeiro encontro e se possivel com pelanca na brasa.
Sim, ele ta muito inclinado para a direita, mas não estou muito contente com as linhas desse tronco nem com a conicidade, que não existe, estava pensando em diminuí-lo e fazer novo ápice a partir de um galho que vai aparecer pq esta com brotação por tudo, mas não sei onde seria o melhor lugar para fazer essa poda drástica no próximo inverno, por isso gastaria de opiniões sobre possibilidades futuras.
Abração |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Dom Jan 20, 2008 10:28 pm Assunto: |
|
|
Marco , se vc colocar um prato com agua embaixo e esquece ela por uns 6 meses, depois vc vai se assustar, parabens pela planta!! _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jan 21, 2008 5:10 pm Assunto: bonsai |
|
|
As vezes temos um excelente material nas mãos e nossa cegueira não nos permite visualizar nada que se aproveite.
O conselho de deixar essa planta quieta e aguardar novas brotações é o melhor caminho. Essa planta tem um grande potencial, e com as brotações que virão, forçosamente vc terá como adequar cada galho em seu devido lugar, proporcionando um excelente trabalho com essa jabu.
Cortar está fora de cogitação. É lançar fora um material de primeirissima qualidade.
Certos defeitos podem ser corrigidos simplesmente com movimentos do caule ou da planta. Mesmo essa curva, que ora o preocupa, pode ser ocultada, se escolher uma frente mais adequada para sua jabu. Então, faça o melhor por ela: adube, aguarde as novas brotações e então sim, poderá escolher ótimos galhos para formar uma boa estruturação e finalizar com um lindo bonsai.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 21, 2008 7:46 pm Assunto: |
|
|
como a maioria ja disse o que vc tem que fazer agora e ter paciencia,
adube ela e deixe a nova brotação sair e com certeza na primavera vc vai ter um exelente material pra ser trabalhado ,ela tem uma sinuosidade muito boa . _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Marco
|
Enviada: Ter Jan 22, 2008 8:03 am Assunto: |
|
|
Vcs tem razão, o melhor a se fazer é esperar até a proxima primavera mesmo.
Obrigado pelas mensagens.
Abraços. |
|
|
 |
Marco
|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 6:26 pm Assunto: |
|
|
Olá galera.
Tenho lido com frequencia que quando uma jabuticabeira tiver uns oito ou nove pares de folhas deve-se podar no segundo ou terceiro par para estimular mais brotação e ramificação do galho, pois bem, essa jabuticabeira, como vcs podem ver, foi recem podada drasticamente e agora esta com muitos galhos, muitos mesmo, e todos com uns oito pares de folhas, pergunto:
Devo reduzir os galhos já para o terceiro par de folhas ou espero ela brotar mais e faço isso apenas em setembro (vale ressaltar, ela esta com uma brotação muito forte e os galhos, ainda finos, tem em média 8 pares de folhas)? |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 9:09 pm Assunto: |
|
|
Marco
Essa regra que você citou vale para a formação da copa, mas não deve ser aplicada durante a RECUPERAÇÃO da planta, como é o caso desta sua magnífica jabuticabeira. Ela merece sua paciência. Deixe para podar no próximo transplante, quando então você poderá inciar o desejado trabalho de copa. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|