Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Oduvaldo
Registrado: 26/01/08 Idade: 61 Mensagens: 28 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Sáb Fev 02, 2008 10:07 pm Assunto: Ficus IV |
|
|
Olá pessoal!
Olha eu de novo pedindo ajuda.
Acredito que com as ideias de voces,este ficus poderá ficar bem melhor, onde deverei mexer?
Vejam as fotos
Então, onde posso melhorar? |
|
|
 |
jorgeleao1
|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 12:02 am Assunto: |
|
|
Na minha humilde opinião, eu iniciaria removendo as folhas localizadas na região mais proximal (mais junto ao tronco) dos galhos principais, na tentativa de tornar a folhagem da arvore menos densa, e ao memo tempo expondo mais um pouco o tronco que é muito bonito.
Acho que seria necessario tambem remover algumas folhas da porção distal dos galhos para diminuir o tamanho das folhas da arvore
Arvore muito bonita a sua, parabens |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 12:08 am Assunto: |
|
|
oi Oduvaldo
mais uma beleza de ficus
vou me arriscar num desenho desculpe me a precariedade do rabisco nao tenho um photoshop apropriado
o risco seria a poda , aredondando mais a copa
com essa poda, espera a brotação, adensa mais a copa, depois coloca em um daqueles vasos do Izumi, ela ficaria linda,
se alguem se habilitar a uma projeção mais bonita do que eu estou sugerindo, agradeceria
essa é só a minha opinião, vamos esperar o pessoal dar mais dicas, ok? _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 12:17 am Assunto: |
|
|
Oduvaldo,
por conta dessa bela brotação não se pode ver com clareza a disposição dos galhos. Qualquer palpite seria um chute.
Entretanto concordo com o Marcos que a poda deveria ser na área demarcada; ficando mais baixa, a planta ganharia em beleza...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Gustavo S. Leal
|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 12:23 am Assunto: |
|
|
Com a humilde opinião de iniciante suponho algumas alternativas:
1ª- sugiro escolher a 1ª foto como sendo a frente, optaria pelo estilo moyogy, aramaria o tronco para dar maior sinuosidade, triangularia a copa deixando a flolhagem do lado esquerdo um pouco mais rebaixada que a do direito, deicharia o ápice encorpar mais para ser melhor triangulag, e pesquisaria sobre a melhor época de desfolha para o ficus, proporcionando uma diminuiçãoi e maoir proporção tronco X copa. O nebari da 1ª foto expressa mais estabilidade e o moyogi fica mais apresentável , bonito e elegante com a bossibilidade de ver o tronco por inteiro atraves da visualização da frente do bonsai.
2ª- você poderia optar porexpor mais as raízes e dezenvolver u neagari que apresenta muita firmesa e estabilidade.
3ª- um han-kengay também poderia ser pensado com o lado declinada sendo o esquerdo.
4ª- uma mistura de moyogi neagari, ou neagari hankengai também é discutível.
Sinceramente optaria pelo moyogi, acho que é o que melhor se adeqüa, e escolheria um vaso um pou menos e de uma cor mais séria como um marrom ou castanho. _________________ Vivemos da realidade. Mas sobrevivemos de sonhos... |
|
|
 |
Gustavo S. Leal
|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 12:24 am Assunto: |
|
|
Um abraço e espero que o pouco que sei lhe seja útil. _________________ Vivemos da realidade. Mas sobrevivemos de sonhos... |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 8:46 am Assunto: |
|
|
Concordo com a projeção do Marcos Paulo. No futuro seu Ficus ficaria mais menos assim:
 _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 8:48 am Assunto: |
|
|
Esqueci de mencionar: Sei que é difícil chegar a esse nível, mais você tem um ótimo material em suas mãos. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 10:39 am Assunto: |
|
|
Oduvaldo
Eu escolhi a segunda foto por ter um neabari menos cruzado.
em minha humilde opiniao de iniciante, vai ver na projeção que eu retirei a raiz que sai do primeiro galho a esquerda, nao axo legal aquela raiz solitaria junto com o galho, chama muita atenção deixando o verdadeiro neabari sem charme, nao troqueio vaso pois nao achei nenhum com o mesmo angulo da foto, mas colocaria um vaso de cor escuro, talvez um marron, com altura da grossura do tronco, e com o comprimento da copa como a foto de nosso amigo ai de cima que mostrou um belo exemplar,
Mas esperaria os mais " experientes" pra poder te ajudar melhor pois sou apenas um novato, metido a besta .............
 _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 12:16 pm Assunto: |
|
|
Nossa agora o Diego arrasou, ele é ótimo nessas projeções, como percebi aqui no Fórum, e fico com a idéia dele, ficou ótimo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 11:05 pm Assunto: |
|
|
aí ficou legal a do Diego,
muito bom mesmo
agora é só pre em prática Oduvaldo _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 11:31 pm Assunto: |
|
|
Eu também gosto mais da segunda foto como frente.
abraço a todos. _________________ P.C. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 12:13 am Assunto: |
|
|
Amigos,
a projeção do Diego ficou ótima, muito parecida com o exemplar postado pelo Marcos. Só mais uma observação: num vaso oval vai ficar show!!!
Abraços...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Oduvaldo
Registrado: 26/01/08 Idade: 61 Mensagens: 28 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 4:10 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
Obrigado pela participação de todos, estou realmente feliz, vou acolhe-las com todo carinho.
Diego, como principiante que voce se diz, fez uma projecao de veterano.
Valeu!
Abraços!
Oduvaldo Rodrigues |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 6:32 pm Assunto: |
|
|
Odulvado, com uma planta tão linda como a sua, e muito bem encaminhada para o estilo sujerido, nao fica nada dificil projetar algo, ainda mais seguindo a maravilhosa planta que foi postada pelo marcos castilho....
Como ele mesmo mencionou vai ser dificil chegar a o nivel daquela plantas, mas acredito eu que nao seja tanto, pelo que vi em outro tropico suas plantas estavam abandonadas por um bom tempo, e estão em otima forma ainda, com alguns cuidados como uma boa adubação e algumas podas e desfolhas, vai chegar facil, facil aquela planta................. _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
|