FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alporque em bougainvilea
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 29/01/05
Idade: 51
Mensagens: 601
Localização: Valença-RJ

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2005 10:58 pm    Assunto: Alporque em bougainvilea Responder com citação

Olá amigos alguém pode me dizer se é possível fazer um alporque no tronco de uma bougainvilea? A árvore em questão tem 55cm de altura e 3cm de grossura de tronco e o problema é que p primeiro galho brota muito alto a uns 20cm aprox. distante do nebari por isso eu queria encurtá-lo, seria possível? A árvore emitirá novas raízes, em quanto tempo?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2005 11:19 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Átila, como vai?

Até onde conheço, essa espécie pega fácil pelo processo de estaquia (principalmente na primavera)...
Então, porque você não tenta encurtar e usar a estaca para produzir mais uma muda?
Na hora que você for produzir uma estaca, te aconselho usar enraizador, mas já fiz estacas sem enraízador e em 3 semanas estavam com muitas raízes...
Neste exato momento, tenho 3 estacas de uma variedade "mini", e não usei enraizador, vamos ver se vão adiante nessa época, pois até hoje só tinha feito no finalzinho do inverno...

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
TC
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 12/10/04
Mensagens: 164
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Dom Fev 06, 2005 8:36 am    Assunto: Responder com citação

é tente por estaquia, a bougainvilea pega de qualque jeito até tronco grosso ela pega!nem precisa de enraizador só. mas espere a primavera
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Dom Fev 06, 2005 12:04 pm    Assunto: Re: Alporque em bougainvilea Responder com citação

Átila escreveu:
Olá amigos alguém pode me dizer se é possível fazer um alporque no tronco de uma bougainvilea? A árvore em questão tem 55cm de altura e 3cm de grossura de tronco e o problema é que p primeiro galho brota muito alto a uns 20cm aprox. distante do nebari por isso eu queria encurtá-lo, seria possível? A árvore emitirá novas raízes, em quanto tempo?



Amigo Átila (o Uno??? Uhuauhehaeu Zuera mano),

Ou velho falo o seguinte, taca a faca nesse galho ai (mais tem q estar fora da floração) e planta direto na areia, pedrisco e algum material organico (utilizo humus). Plantei a algumas semanas uma Bougainvilea de aproximadamente 20cm de tronco e os brotos ja estao aparecendo de todas as partes da árvore, ela é uma planta muito resistente. Mais nao deixe a estaca no sol forte diretamente, a minha deixei na meia sombra, e os resultados foram ótimos, nao sei como seria o resultado sem enraizante, mais o Felipe obteve bons resultados sem tambem funciona e tambem um colega meu aqui de Uberaba o Baduuuu (do Forum), conseguiu tambem ótimos resultados sem. Eu utilizei o enraizante a base de Tiririca, so uso este, estou fazeno testes, e pelos resultados q obtive é muito bom mesmo. Espero ter ajudado. T+ ver amigao!


Abraços:



Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 29/01/05
Idade: 51
Mensagens: 601
Localização: Valença-RJ

MensagemEnviada: Dom Fev 06, 2005 10:03 pm    Assunto: Alporque em bougainvilea Responder com citação

Cool Valeu galera, pelos toques, as bougainvileas assim como os fícus são plantas realmente exepcionais; com elas não tem tempo ruim né? Como vocês me aconselharam vou fazer a estaquia no final do inverno. AH! Mais uma coisa, como é que é mesmo esse negócio da calda de tiririca? Quais as proporções de água e de mato?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
TC
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 12/10/04
Mensagens: 164
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Dom Fev 06, 2005 10:32 pm    Assunto: Responder com citação

na minha opinião não precisa de nem um tipo de enraizador, o importante é a epoca o substrato e a iluminação.
mas se quize tem que deixa a estaca de molho de 12 a 24 horas para ser mais efetivo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Dom Fev 06, 2005 11:35 pm    Assunto: Re: Alporque em bougainvilea Responder com citação

Amigo Átila,

Cara a proporção que eu uso é a de base, ou seja, eu pego um tanto de Tiririca até ncher minha mao, ai coloco no liquidificador e coloco agua até cobrir as ervas cerca de 1 cm e depois bato, muito bem, em seguida filtro o caldo tirando somente as folhas picotadas (podem servir de adubo) e aplico diretamente na terra (estou fazeno essa experiencia agora e deu melhor resultado), ou deixa elas mergulhadas uma noite. Mais como eu disse atras eu obtive melhores resultados aplicando diretamente na terra. Átila ainda tem mais uma coisa, a minha estaquia fiz agora no verão, é indicado essa época apenas para estacas até 15cm de diametro, porém como sou teimoso, peguei uma mais grossa e o resultado foi que ela ja esta cheia de brotos, agora nao sei ai na sua regiao, aqui acredito ser essa a melhor epoca, pois foram melhores os resultados. Espero ter ajudado.


Abraços:


Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
leandro afonso



Registrado: 08/02/08
Idade: 42
Mensagens: 15
Localização: mogi das cruzes

MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2008 1:10 pm    Assunto: Responder com citação

uma duvida pessoal, primeiramente, prazer , sou um iniciante nessa arte.
estou fazendo meu caldo de tiririca.
vi em algum lugar, q quando se faz o caldo tem q colocar num recipiente escuro e guardar por 2 meses.
procede?

obrigado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Endereço AIM MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2008 8:35 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Leandro,

Atualmente eu abandonei o uso da Tiririca, pois não possuo mais area de quintal sem cimento, porque ela crescia em abundancia por aqui, mas como disse não tem mais.

Agora utilizo vitamina b1 e um outro enrraizante vindo de holambra que não recordo o nome agora. Depois posto sobre.

Mas se quiser utilizar mesmo a Tiririca, não precisa esperar 2 meses para usar não, o recipiente escuro é justamente para que proteja a substancia do sol e ela não perca suas propriedades enrraizadoras (ácido indolbutírico).

É isto ou não entendi corretamente? Abraços amigo.

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
leandro afonso



Registrado: 08/02/08
Idade: 42
Mensagens: 15
Localização: mogi das cruzes

MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2008 10:28 pm    Assunto: Responder com citação

e isso mesmo. obrigado.
vou comecar a usar nas estacas
abs
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Endereço AIM MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil