|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 8:53 pm Assunto: TAXODIUM DISTICHUM |
|
|
Olá a todos,
Planta:Pinheiro do Brejo (Taxodium Distichum)
Altura:1,20 m
Objetivo Estilo: Formar um Shakkan (ereto formal).
Objetivo no ano: Baixar os galhos maiores restantes atrvés de tracionamento
Definir Ápice
Selecionar brotações
Origem: Nipon Bonsai - TOMIO
Seguem fotos frontais e da parte traseira.
Todas as sugestões e críticas são bem-vindas.
PARTE FRONTAL
TRASEIRA LADO DIREITO
FRONTAL NOVAMENTE
TRASEIRA LADO ESQUERDO
Aqui segue o Projeto providencial do Valdir...
Nebari Podado e em uma bacia maior totalmente enterrado...exclusão do possível NEAGARI
Aramação de galhos finos embaixo (não sei se devo deixar...mas acredito neles...acho que não vai dar para ver) + Tracionamento dos 1ºs galhos com Ráfia e Arame em 25/12.
Estado Atual 20/01/2008:
MODELO QUE PRETENDO SEGUIR
Última intervenção (tracionamento) em 25/12 ...até agora (20/01/0 ...nada brotou, estou preocupado...alguma sugestão?
Por gentileza, opinem, critiquem, sugiram ...agradeço a todos!
Abraços, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 9:00 pm Assunto: BROTAÇÃO |
|
|
Olá a todos,
Pena que o Fórum não está permitindo ALTERAÇÕES...é a coisa mais básica para quem está redigindo algo, mas sei que o Mário deve estar atento a isso...anyway...vamos lá!!
DESFOLHA em 15/12/07
Transplante e diminuição das raízes em 25/12
Exposição ao sol em 01/01/08
Nenhuma brotação até agora mas a planta está verde...viva!!
Perguntas: Devo utilizar Soro Glicosado ou refrigerante de cola?
Devo adubar o solo com TM + FO?
Devo burrifar adubo foliar?
Enfim...qual o melhor procedimento a ser tomado?
Agradeço desde já a gentileza de todos.
Carlos Barrêto
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 9:12 pm Assunto: Re: TAXODIUM DISTICHUM |
|
|
Carlos Barrêto escreveu: | Objetivo Estilo[/b]: Formar um Shakkan (ereto formal). |
Carlos belissima planta , o que voce pretende fazer é um CHOKKAN ereto formal , Shakkan é o inclinado , é uma outra variação do estilo CHOKKAN, com a diferença de que não é vertical e o tronco poderá ter algumas curvaturas ou seja, não é necessário ser reto*.
Só um conselho: Quando eu traciono eu não gosto de prender o arame na aba da bacia , pois isto pode inclinar a arvore ou força-la para dentro do substrato , so faço quando for galhos finos.
Uma pergunta , qual o motivo da rafia no tronco.
* Texto extraido de O BONSAI E OS SEUS ESTILOS , no site do Atelier em "O Bonsai" _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 9:37 pm Assunto: |
|
|
Olá Joel,
Realmente você tem razão, minha intenção é o Chokkan, desculpe, foi pura desatenção.
A dica do tracionamento é muito boa...você prende o arame em raízes grossas?...realmente há uma pressão para baixo...confirme se é isso mesmo e eu mudo o tracionamento.
A Ráfia no galho é para aramar uma sequência de 4 galhos alternados que estão sinalizados em vermelho em uma das fotos.Eles estão bem alternados, perfeitos...minha idéia era, apesar de serem finos ainda, esperar crescer.(sei que é impossível ver...vou postar nova foto com fundo).
Minha preocupação é que ele estava tão volumoso quando chegou que jamais imaginei em problema de brotação...está sem brotação nenhuma até agora.
Vou tirar novas fotos com fundo preto.
Agradeço muito a sua atenção e aguardo sugestões.
Carlos Barrêto
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

Registrado: 28/01/08 Mensagens: 116 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 12:30 am Assunto: |
|
|
Olá Carlos!!
Belíssima planta hein!
Gostei muito da tua idéia, as projeções ficaram ótimas e acho que o estilo que vc pretende seguir está de pleno acordo com a formação original da planta.
Um detalhe que me chamou a atenção e que gostaria de comentar é o seguinte: não sei se foi o ângulo da foto, mas os galhos que vc tracionou na oitava foto estão inclinados para baixo. Creio que se vc educasse esses galhos de forma que fiquem bem na horizontal a planta ficaria com uma "cara" mais plena, mais sólida, não sei se fui claro, mas, isso daria mais firmeza à forma da planta.
E outra coisa, posso estar errado, mas será que não existe muito espaço entre o segundo e o terceiro ramo?
Para esse estilo além da conicidade uma simetria na distância dos patamares é fundamental...
Teu trabalho ta ficando muito bom, vc terá muito orgulho quando tiver o bonsai formado! _________________ Abraço! |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 12:42 am Assunto: |
|
|
Carlos , voce pode passar um arame ao redor desta rafia deixando esperas para passar o arame que ira tracionar os galhos , ou tambem amarrar nas proprias raizes da arvore.
Quanto a demora , eu tenho uma nativa de minha ragião que eu ja estava quase jogando fora pois ela não colocava brotação nenhuma , quando de repente apareceram pequenos brotos , foram 7 meses de espera.
joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 3:53 am Assunto: |
|
|
Olá,
Fala Muba, td bem?
Você tem toda razão.
É o seguinte...esses galhos grandes não são os primeiros...embaixo existem muitos galhos finos aramados...em uma das fotos estão contornados em vermelho (está ruim de ver, vou postar foto recente comfundo).
De qualquer forma, depois que eu conseguir uma brotação razoável, estou pensando em tirar todos esses galhos grossos e começar do zero...deixar apenas os finos que já aramei...ah, aqueles outros de cima estão aramados...dá pena, mas acho que também vou ter que retirar.
A idéia na aramação é deixá-la na horizontal...como estava muito ´´para cima´´ da a impressão de envergadura exagerada...mas se eu soltá-la agora ainda vai para cima, entende?Outra coisa é que, melhor que na horizontal seria deixá-la pouco para baixo...é a forma simulada da planta bem velha.
Olá Joel,
Obrigado pela dica...vou amarrar os arames no arame da ráfia, conforme sua orientação...obrigado.
Pois é...tive um Fícus Benjamina que ficou 1 ano sem brotar, e no ano novo eu ia jogar fora mas não consegui...no dia seguinte apareceu uma folha do tamanho de uma unha...hoje está com várias brotações...rs...vou esperar até uando for preciso...obrigado.
Você acha que dá para adubar (já são 45 dias do último procedimento).
Muito grato a vocês!!
Carlos Barrêto
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 10:24 am Assunto: |
|
|
Oi Carlos,
Muito bom material
Muito bom também você esperar as brotações para definir quais galhos irão ficar! É a paciência que tanto buscamos
No mais é só seguir a projeção e a foto do bonsai da espécie  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 10:50 am Assunto: |
|
|
Carlos,
acho que você tem um ótimo material em mãos, gostei sobretudo do nebari!!! Mas vou dar algumas sugestões para a aramação e tracionamento: Vai lá.
1 - quando você tracionar (ou mesmo aramar) esses primeiro galhos mais grossos é inevitável a formação desse arco. Uma maneira contornar esse problema é fazer o seguinte:
Uma incisão bem perto do tronco principal, acima ou abaixo, dependendo do caso:
Assim, você pode agora tracionar o galho sem deixá-lo com a forma de arco. Exemplo prático:
Detalhe:
Depois de tracionado, repare que o galho está mais próxmo do tronco sem o indesejável arco.
Com esta técnica, você pode deixar os galhos mais para baixo, característico do estilo CHOKKAN dando a impressão de árvore velha e cansada. Dá uma olhada neste desenho:
Espero ter ajudado...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 11:56 am Assunto: |
|
|
Olá Alexandre,
É isso aí...estou aguardando a brotação para poder visualizar melhor o conjunto e selecionar os galhos.
Muito grato!!
Olá Edson,
Esse desenho é do John Naka, não?Sabe como consigo esse livro ou é impossível...rs
É esse o meu projeto...muito grato pela foto!!!
Obrigado pela dica da incisão...fiquei admirado com a cicatrização.
Nunca usei essa técnica pelo medo da cicatrização...você usou pasta cicatrizante?
De qualquer forma, não posso fazer com a planta debilitada, sem brotações, certo?Então vou aguardar as brotações...
Muito grato pela ajuda, pelos desenhos e pelo modelo do John Naka...cada dia o projeto fica mais claro para mim!!
Um grande abraço a vocês e obrigado!!! _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 2:11 pm Assunto: |
|
|
Carlos,
o desenho, se não me falha a memória é do John Naka, fotografado e publicado pelo Marçal num outro tópico, que eu devidamente "roubei" para meu arquivo pessoal...
Quanto ao livro não sei como adquirir, mas quem descobrir por favor nos diga...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|