FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticabeira pedindo sugestões
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Almir Apude

MensagemEnviada: Ter Fev 12, 2008 11:55 pm    Assunto: Jabuticabeira pedindo sugestões Responder com citação

Olá Pessoas !!!!!

Pessoal, a minha dúvida é grande....
O que devo fazer com esta Jabuticabeira???
Por ser uma planta ainda muito jovem estou pensando em transplantá-la para um escorredor, a fim de engrossar o tronco, estou certo????
Gostaria de saber qual a formulação ideal para o substrato da Jabuticabeira, para o escorredor e depois para a mamadeira...
Tenho muito receio de exagerar na mistura e acabar queimando as raízes.
Ou já posso colocá-la em um vaso de Bonsai????
Detalhe tb, é uma planta com tronco duplo, posso manter os dois troncos??? ou futuramente devo eliminar um deles???
Só mais uma perguntinha..krsrsrsrsr Very Happy Very Happy
No transplante, devo fazer uma poda radical?? ou apenas uma poda de refino????

Gente, já agradecendo a atenção e a paciência de todos.
Obrigadão

Almir
Muba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2008 10:24 am    Assunto: Responder com citação

Olá Almir!
Apesar de minha inexperiência vou tentar te ajudar...

1- Colocá-la no escorredor sem dúvidas seria muito bom e engossaria o tronco. Acelerando o desenvolvimento da tua planta.
2- Tão importante quanto o substrato do escorredor é a melhor época para transplantar, creio que o transplante de jabuticabeiras é melhor de ser realizado na primavera. Não sei se há algum problema de realizá-lo agora, alguém mais experiente podia comentar.
3- O substrato de escorredor tem que ser bem drenante, pois o solo menos compactado facilita o crescimento das raízes. Use tijolo triturado e pedriscos. Aqui no site recomendam 70% de matéria inorgânica e 30% de orgânica. O substrato da mamadeira tem que ser muito nutritivo, vc pode usar 50% de terra vegetal e 50% de húmus de minhoca
Qualquer dúvida visite: http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
4- Eu não colocaria já num vaso de bonsai, pois creio que tua planta ainda tem muito o que desenvolver.
5- Quanto aos troncos dependendo do estilo que vc seguir acho que vc pode até deixá-los como está. Porém se fosse vc eu tentaria fazer um alporque no tronco mais fino ou cultivá-lo pelo método de estaca, o que te daria dois bonsai.
6- É aconselhável que em todo transplante se faça uma poda aérea, mas acho que não precisa ser radical, tua jabu ta com uma copa muito boa.
7- Jabuticabeira gosta bastante de água, não esqueça de sempre regá-la

Espero que te ajude!
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2008 1:28 pm    Assunto: Responder com citação

Almir concordo com as informações do Muba siga o que ele disse, agora quanto ao transplante nessa época acho meio complicado por que as Jabuticabeiras odeiam que mexam nas suas raízes, e fazer isso fora da época pode ser perigoso e muito arriscado. Eu não faria isso agora.
Almir Apude

MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2008 10:04 pm    Assunto: Dicas !!! Responder com citação

Olá amigos, MUBA E MARCOS !!!

Antes de mais nada, agradeço muito pela boa vontade e pela atenção nas respostas, valeu mesmo...
Vou seguir as orientações de vcs.
A minha idéia quanto ao transplante para um escorredor é de pura e simplesmente, remover a planta deste vasinho de Bonsai, sem mexer em nada, nem nas raízes e nem tão pouco no torrão, transplantá-la para o escorredor e completar com o substrato, (assim como se fosse o plantio de uma muda). daí esperar pela época adequada.
O que vcs acham????

Valeu pela ajuda, obrigado novamente.

Abraços
Almir
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 1:09 pm    Assunto: Responder com citação

Aí já muda o cenário. Fiz o mesmo que você quer fazer com o meu pinheiro negro alguns dias atrás 25 dias. Hoje está com novos brotos. Dá certo, assim pode fazer sem medo.
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 5:47 pm    Assunto: Responder com citação

Almir
Esta parecendo 2 plantas, aconselho separalas e colocar em escorredor pra engrossar mais o tronco, a planta esta muito saudavel deve estar cuidando bem dela...........

Muba

Não prescisa fazer a poda da copa quando é feito o tranplante , e sim quando faz a poda das raizes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Muba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 6:49 pm    Assunto: Responder com citação

No transplante, por mais que não se pode as raízes elas sempre acabam quebrando um pouco quando se tira o torrão. Por esse motivo acho importante uma pequena poda aérea.
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 15, 2008 5:49 pm    Assunto: Responder com citação

Já tive uma péssima experiência com jabuticabeira que estava num escorredor com matéria orgânica.
Ela grudou nas raízes de tal forma que, para tirar depois, foi quase impossível, quebrou tudo.
Mas eu segui as orientações do Darkaso e deu tudo certo. Aliás, tudo o que o Darkaso sugere dá certo para minhas plantas.
A minha jabu, depois que eu lavei o máximo o torrão, ficou só na areia grossa, no escorredor, e quando as raízes saíram é que ela foi para a mamadeira.
Ela está muito bem, soltando muitas folhas.
Ficar no escorredor só com areia ou caco de tijolo pode parecer estranho, mas, adubando direito, com metade da dose recomendada pelo fabricante, elas crescem muito bem, não sofrem nada.
Como quebrou muita raiz na hora de tirar o torrão, eu fiz uma desfolha parcial.
Dá só uma olhada em como estavam ruins as raízes no substrato antigo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: