|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 10:08 am Assunto: Um Shimpaku |
|
|
Amigos, depois de algumas postagens, deve ter gente achando que não gosto dos estilos tradicionais japoneses. Para mostrar que não é o caso, este foi o trabalho de final de semana:
Ontem, domingo, fui ao horto dos Nakahara e não podia sair de mãos vazias. Eu estava um pouco traumatizado com os Shimpaku depois de perder o meu primeiro e, para perder o trauma, resolvi trazer um. Tudo começou com um esboço prévio que eu já tinha no meu caderninho de desenhos, que venho fazendo atualmente:
Essa aqui é a frente:
Lado direito:
Lado esquerdo:
Costas:
Não dá para ver não?
Então, aqui está a aramação do tronco:
Dos galhos:
E a torção do tronco:
Esse é o resultado a que quero chegar em primeiro lugar:
Voltando ao desenho:
[img] [/img]
Foi usado ráfia para proteger o tronco... Os passos agora são: deixar crescer um raminho que sai das costas para dar profundidade e os galhos superiores da esquerda. Também será preciso podar a parte superior como no virtual, mas vou esperar para ver se o tronco engrossa um pouco antes... Tem muito trabalho à frente, mas acredito conseguir chegar num resultado agradável. Alguma sugestão com a espécie? Não quero perder outro...
Um grande abraço e feliz ano novo...  _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
nabase 2.o PASSO

Registrado: 27/08/06 Mensagens: 377 Localização: Limeira - S.P. -
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 10:23 am Assunto: |
|
|
Belo trabalho, Pedrotv. Ficou muito bom e com o passar do tempo, certamente você terá um Bonsai muito lindo.
Parabéns pelo estudo e trabalho.
Natalino Sampaio _________________ "Tudo passa" |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 10:25 am Assunto: |
|
|
Valeu Natalino. Só espero não perder mais um Shimpaku. Acredito que o primeiro morreu porque retirei toda a terra antiga no momento do transplante, perdendo as micorrizas, que são tão importantes... _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
Vinicius

Registrado: 21/01/08 Idade: 38 Mensagens: 56 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 1:46 pm Assunto: |
|
|
Grande trabalho Pedro!
tu realmente tem uma grande visão e criatividade!
boa sorte! _________________ Abraço!
Vinicius Londero |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 7:30 pm Assunto: |
|
|
Bela projeção Pedro com certeza vai ficar ótimo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 7:45 pm Assunto: |
|
|
Como se diz...agora é só deixar engordar,adubo neleeeeeee
abração _________________
 |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 8:38 pm Assunto: |
|
|
Novamente : Muito lindo , simples , mas bonito
Parabens _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 9:40 pm Assunto: |
|
|
Somente na mão de uma artista pra ficar assim hem, quem diria que uma mudinha franzina daquela iria ficar tão bela, meus parabens, maravilhosa planta>>>>>>>>> _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

Registrado: 28/01/08 Mensagens: 116 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 9:48 pm Assunto: |
|
|
Cara muito bom, ta ficando perfeito. Como vc consegue uma torção do tronco tão fechada sem quebrar? _________________ Abraço! |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 9:52 pm Assunto: |
|
|
Amigos, agradeço muito os elogios, mas tenho que confessar uma coisa... Muitos se interessaram pelo bonsai após o filme Karatê Kid, principalmente o 3º, aquele em que tem um plantado numa falésia... Aqui está uma imagem do filme:
E a minha projeção:
Qualquer semelhança não é mera coincidência. O caso é que estou montando todo um caderninho com muitos desenhos que vou fazendo sempre que dá um tempinho, no trabalho, em casa, no banheiro...
Esse desenho eu havia feito após ver o filme e tinha até esquecido... Quando fui ver as mudas, essa parecia possível e acabei fazendo...
Bom, no caso do filme é um procumbens, que passa por uma desfolha e galho partido, etc. Desconfio que foram várias plantas usadas...
Bom, é mais um fator interessante nessa brincadeira!
Mandem também os elogios para o Roy Nagatoshi, quando ele vier para o Bonsai 2008.
Um grande abraço! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 10:40 pm Assunto: |
|
|
Pedro sei que nao tem nada a ver com o tropico, mas que coisa absurda o que fazem na torçao, quais especies aceitao melhor estas tecnicas< _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 10:46 pm Assunto: |
|
|
Diego, acredito que a espécie tenha que ter um tronco que não marque com muita facilidade e também ser um mínimo flexível. Existe a possibilidade de torçer fazendo divisão de tronco, alguns cortes, etc. Mas depende muito da espécie aceitar ou não. os juníperos permite algumas loucuras usando-se ráfia ou a técnica com gaze e fita isolante... Se usar um arame guia então, ajuda mais ainda... Eu devia ter usado. Depois me arrependi...
Mas alguns fazem algumas loucuras mesmo.
Eu postei algum tempo atrás uma tradução de um tópico num fórum francês. Foi uma aula de projeções, mas tem muitas técnicas de torção de tronco ali. Vale a pena dar uma olhada:
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=8051&highlight=aula _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 10:51 pm Assunto: |
|
|
Pedro ja tinha visto esta briguinha ai, mas nao tinha ideia do tempo que poderia ser feito o trabalho, pois nesta briga me parece que eles faziam devagar as torçoes, e recebiao dicas e criticas, e nao de uma só vez como vc apresentou nas 3 paginas ai de cima^^^^^^^^^^^......... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 10:57 pm Assunto: |
|
|
Pois é, eu também fiz de uma tacada só. Só que o negócio dos caras era fazer um projeto colaborativo. Assim eles iam postando as projeções, torçendo aqui e ali e postando para todos verem como estava ficando e depois fazer mais projeções. Isso foi uma coisa muito bacana que gostei muito de ter visto e que gostaria de ver acontecer aqui no Brasil. Na Europa já está até se tornando comum fazer trabalho colaborativo assim. Tem um fórum que tem até um sub-forum deidicado às "árvores e projetos do fórum". Exemplo: os caras vão a um supermercado (lá tem algumas coisas maravilhosas, muito melhor do que vemos aqui) e compram um mallsai. Daí ela passa a ser um projeto do fórum, com todos opinando até chegar a um consenso. Depois faz-se o trabalho e na primavera seguinte recomeça-se... Já tem um ulmus que está há alguns anos nesse processo e melhorou 1000%.
Seria bacana ver isso aqui, não? Um moderador pode abrir um sub-fórum e ela passar a ser um material bruto para todos.
Espero um dia ver isso.
Um grande abraço! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|