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Serissa Fukinagashi - Está no caminho?
30.12.2011
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Autor Mensagem
SEKI - Elio Luis Secchi
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MensagemEnviada: Seg Set 10, 2007 2:34 pm    Assunto: Serissa Fukinagashi - Está no caminho? Responder com citação

Alô amigos!

Este é um trabalho do feriadão.
Havia comprado esta serissa há poucos dias. Ela realmente estava bem "cabeluda".De início eu queria fazer um moyogi, mas ia ficar meio pescoçuda, ainda tinha que desenterrar o nebari. Então resolvi fazer um fukinagashi. Agora ela vai ter que recuperar a brotação, ficou com poucas folhas pois a folha estava em galhos muito longos. Também não fiz o transplante pois pensei que seria muito stress para ela fazer poda aramação e transplante, tudo no mesmo dia. Sobrou galho para umas dezenas de estacas rsrsrsrs.
Gostaria da opinião dos amigos, se está no caminho certo e o que pode ser melhorado.
Abraços
Elio

ANTES



DEPOIS
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nickyfury
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MensagemEnviada: Seg Set 10, 2007 5:51 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio,

O trabalho de aramagem ficou perfeito, em minha humilde opinião. Me parece que no entanto, vc terá que trabalhar bem melhor o poisicionamento do caule, por ser bem grosso e apresentar a forma arqueada, nessa frente que vc escolheu. Shocked

Em trabalhos de estilização, particularmente esse que é bem mais complexo do que geralmente imaginamos, é sempre oportuno descobrir as raízes, verificar o direcionamento do nebari, de maneira a propiciar a escolha correta da melhor frente, para só então iniciar a aramagem dos galhos, visando a formação da estrutura aerea pretendida. Shocked

Como seu trabalho está bem adiantado, creio que poderia estar descortinando essa visão do nebari, retirando a planta dessa lata, removendo parte da terra que recobre a primeira parte das raízes, e tentar modificar ligeiramente a frente, para "quebrar" a monotonia da curva total do caule, ainda que para isso tenha que reconvergir os galhos, numa nova distribuição. Rolling Eyes

Lembrando que o vaso ideal é raso, de bordas irregulares. Ou então, que permita fixar a planta em caracterização de agarramento de suas raízes (uma laje de pedra, ou mesmo uma pedra com "fissuras" e "ranhuras" que permitam essa fixação das raízes), para embelezar ainda mais seu trabalho. Parabenizo seu esforço até aqui para a formação desse bonsai. Wink
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edson0605
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MensagemEnviada: Seg Set 10, 2007 8:36 pm    Assunto: Fukinagashi Responder com citação

Élio,
ficou ótimo o teu trabalho, acho que tem alguma coisa no tronco que não está legal, mas para uma muda que estava em estado bruto, você já tirou leite de pedra; muito bom mesmo. Acho que agora é esperar a planta crescer...
Um abraço.
Edson.
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O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
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Alberto Alves
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MensagemEnviada: Seg Set 10, 2007 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
você já tirou leite de pedra; muito bom mesmo
Laughing
Ficou muito boa a estilização Elio.
Nick voçe falou pra tentar modificar ligeiramente a frente, para "quebrar" a monotonia da curva total do caule, ainda que para isso tenha que reconvergir os galhos, numa nova distribuição como assim?
Pergunto por que tenho uma Duranta igual aqui em casa mas que ainda não removi do canteiro por causa desta curvatura no tronco,pensei em um varrido pelo vento também mas por causa desta curvatura no tronco fiquei na dúvida..
Grande abraço.
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SEKI - Elio Luis Secchi
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MensagemEnviada: Ter Set 11, 2007 10:01 am    Assunto: Responder com citação

Amigos,
Agradeço as considerações. Nicky, obrigado pelas dicas. De fato o caule tem esta curva bem arqueada e pode-se dizer monótona, pois é igual do início ao fim, o que me levou a seguir com os galhos na mesma dinâmica, como que representando que o vento o varreu, deste a formação do tronco. Vou verificar melhor a questão do nebari e ver possíveis reposicionamentos da frente. Agradeço desde já a indicação do futuro vaso, creio que devo partir para uma laje mesmo, no futuro.

Abraços

Elio Luis Secchi
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nickyfury
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MensagemEnviada: Ter Set 11, 2007 1:36 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Alberto,

O grande bonsaista Jonh Naka, em um de seus livros sobre técnica de bonsai, explica que deve-se evitar formar um bonsai a partir de um caule em arco. Entretanto, nem sempre queremos ou podemos nos desfazer de uma planta que apresente essa caracteristica. Nós, bonsaistas, somos todos uns teimosos. Laughing Laughing Laughing

Nesse caso, o que fazer então? Uma possibilidade, é mudar a frente da planta, de maneira a ocultar em parte essa caracteristica negativa. Outra, é, uma vez direcionados os galhos numa definição de estilo como a executada pelo colega Elio, refazer o sentido de direcionamento dos galhos, que estão aramados, conduzindo-os de maneira a harmonizar com uma nova frente, visando justamente a ocultação parcial do caule em arco. Very Happy

Se voce observar bem, tendo essa serissa um bom nebari, poderá então destacar essa relevancia, ocultando o caule em arco, ao menos parcialmente, de maneira a tirar um pouco da monotonia visual. Claro que, ao fazê-lo, se deixar os galhos aramados na posição atual, ficarão em desarmonia com o estilo pretendido. Então, por essa razão, é que os galhos deverão ser reconduzidos, isto é, deverão ser reposicionados de maneira a manter a estrutura deles (fukinagashi), acompanhando a linha do caule e do nebari, ok? Wink
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SEKI - Elio Luis Secchi
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MensagemEnviada: Ter Set 11, 2007 2:18 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky, te agradeço enormemente por esta explanação. De fato, tenho o este livro do John Naka (virtual)o qual já li algumas vezes, mas confesso que não levei em conta a "regra" dele de não usar plantas em forma de arco pois não imaginei que esta regra poderia também servir para o estilo fukinagashi. Confesso de que ainda não estou convencido disso. É claro que se pegarmos esta mesma planta, posicionando inclinando para a esquerda até o ponto em que o fim do tronco ficar vertical ao nebari, isso ficará redículo e o "arco" estará plenamente caracterizado. No entanto, vendo e revendo a planta, não apenas a foto, parece-me que o tronco está ajudando a dar a impressão do varrido pelo vento. Neste caso o arco, apesar de monótono, pode até estar ajudando. Será que poderíamos ver assim???

Abraços

Elio Luis Secchi
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nickyfury
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MensagemEnviada: Ter Set 11, 2007 3:33 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio,

Sem duvida alguma, o tronco, no estilo "varrido pelo vento", tem um papel preponderante, pois tambem é parte do conjunto. Vê, então, que mesmo sendo em arco, estando os galhos bem conduzidos, a estilização estará mais que evidenciada, como é o caso de seu bonsai. Very Happy

Com isso quero dizer que podemos deixar o caule como está, os galhos como estão, e ter, então, um bonsai estilo FUKINAGASHI, sem nenhum problema. Shocked

Entretanto, há que se pensar na harmonia visual desse conjunto. Se o nebari estiver presente na lateral correta (no caso de sua planta, a lateral correta é o contrário de onde estão os galhos), e se conseguir formar com eles o "agarramento" caracteristico, que propicia à arvore a adequação necessária para se manter firme, enquanto sofre o açoitamento do vento constante, não há que se falar em situação contrária, isto é, em alternar o lado do caule para ocultar sua curva monotona, pois com as raizes (nebari) firmemente instaladas na posição correta, poderia todo o conjunto estar devidamente harmonico. Very Happy

Por isso friso como o passo mais importante, antes de qualquer estilização, o descobrimento das raizes (nebari), para a partir delas, crescer o bonsai, isto é, formar via estilização, o bonsai. Na sequencia, óbvio, virá o tachigari, que é o primeiro terço do caule, e em seguida a continuidade do tronco com a estruturação dos galhos. Very Happy

Na maioria dos desenhos e fotos representando esse estilo, não vislumbro nenhum que apresente o caule tão arqueado. Mas isso não quer dizer que não possa se formar um bonsai nesse estilo com o tronco assim. Alguns apresentam o tronco ligeiramente "inclinado" na mesma direção que os galhos, outros, o contrário. Todos, claro, com o nebari mais acentuado na direção contrária, enfatizando o aspecto de "agarramento" da arvore ao solo, como que para se "segurar" e evitar seu tombamento. Very Happy

Um bom exemplar, com tronco ligeiramente arqueado, pode ser visto no site da infojardin: (http://www.infojardin.com/)



O shari e jin, obviamente, visam "quebrar" um pouco a monotonia do arqueamento do caule, o que acaba por emprestar à planta um atrativo a mais.

Um lindo exemplar (bonsaista Colin Lewis), mostra um ligeiro arqueamento do caule no tachiagari, mas que os demais movimentos ligeiramente sinuosos do caule e galhos acabam por "quebrar" por inteira a monotonia inicial, transformando essa planta num dos mais lindos bonsai estilizados nessa linha. Very Happy


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Paulo Roberto Marasca
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MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 1:37 am    Assunto: Responder com citação

Oi Elio...

A título de sugestão... Talvez um shari na parte superior esquerda do tronco e um jin na direita com o galho que fica embaixo dariam uma forma um pouco diferente ao tronco... Com novas brotações no galho de ápice que poderiam ser forçadas a favor do vento essa dinâmica ficaria acentuada...



Abraço.
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SEKI - Elio Luis Secchi
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MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 9:04 am    Assunto: Responder com citação

Nicky, graças a sua didática ( e paciência) conosco principiantes, sempre temos muito a ganhar. Mais uma vez suas explanações são muito procedentes e serão aproveitadas com certeza. Te agradeço!
Paulo Roberto, gostei da sugestão e do visual. Ficou muito bom. Estou feliz pois agora tenho uma serie de idéias e material para seguir na melhora desta planta, minimizando suas imperfeitções. Espero que outros possam aproveitar estas idéias também.

Abração a todos


Elio
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vhobus
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MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 10:45 am    Assunto: Responder com citação

O problema maior na planta do Elio é o arco, e tem a ver diretamente com o estilo. E penso que temos que solucionar o problema, não apenas dizer que dá pra deixar assim. Essa planta não quer ser Fukinahashi (vejam as reações de todos... ninguém está realmente convicto de que está bom) O arco gera um circulo vicioso que prende o olhar do observador, condicionando o foco a um ponto sem permitir que se vislumbre a planta como um todo. Basta vc olhar para a planta, e teu olho é atraido imediatamente para o arco. Esse problema é muito comum nas planta aqui no Brasil. pq? na tentativa de baixar os galhos de nossos bonsai, tendemos a formar esse arco nos galhos, para evitar que se quebrem. Isso gera um visual desagradável.
As curvas devem ser "quebradas", com ângulos fortes e não repetitivos.

Elio: ao fazer estilo fukinagashi, vc destaca ainda mais esse arco, pois os galhos dão continuidade ao arco. O ideal seria que os galhos quebrassem esse circulo vicioso do tronco, descontinuando o arco. Eu te sugiro uma poda radical, elegendo um galho que vá na direção oposta ao tronco, inclinando o tronco para a esuqerda e formando um Moyogi.


Editado pela última vez por vhobus em Qui Set 13, 2007 9:34 pm; num total de 1 vez
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SEKI - Elio Luis Secchi
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MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 2:51 pm    Assunto: Responder com citação

Valdir,
Sou um principiante em bonsai, por isso certas coisas não são tão fáceis assim de entender. Mas a projeção que colocas sugerindo um moyogi não resolve o problema. Esta era a minha primeira intenção, fazer um moyogi e na planta original eu tinha ramos suficientes para já deixá-lo bem encaminhado. Porém não o fiz extamente porque colocando a planta nesta inclinação o arco fica ainda mais caracterizado com o nebari e o fim do tachiari alinhados na vertical. Além disso, para que eu tivesse o primeiro galho a menos de um terço da planta teria que fazer um bonsai de 70 cm de altura!!! Imaginei, amenizar isso no fukinagashi pois o tronco sai do nebari na vertical e gradativamente vai formando um arco como que forçado pelo vento. Me parece comum ver plantas solitárias em nossos campos de cima da serra com este visual.

Abraços

Elio
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nickyfury
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MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 4:51 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Valdir,

Sabe que não me importo nem um pouco com sua discordância. Eu e voce nos conhecemos bem o bastante para sabermos que nossas infindáveis discussões acabam em lugar algum, né? Laughing Laughing Laughing

Bem, vamos aos fatos, digo, às plantas. A primeira, é sim um fukinagashi, conforme seu próprio artifice descreve em seu livro. Não é yamadori. Quanto às copinhas, quem foi que disse que não podem existir nesse estilo? Há que condicionar harmonia a todo o trabalho, para que resulte belo. O bonsai é, antes de tudo, a sintese da perfeição do que existe na natureza, e não, necessariamente, uma cópia da natureza, não é verdade? Very Happy

Quanto à segunda planta, eu não disse que o caule é todo em arco, mas que o tachiagari remete a isso. O jin, a meu ver, inclusive, destoa do restante da planta, pois repete a curvatura do tronco maior, criando um movimento sem nexo causal com o estilo proposto. Claro, minha modesta opinião, calcada sobre a descrição do autor, que vê nela a obra-prima de sua vida bonsaistica, nem sempre combina com o que todos acreditam ser um verdadeiro fukinagashi. Sad

Quanto ao shari ou jin na serissa, no ultimo encontro em Ribeirão Preto, um dos maiores bonsaistas do Brasil, Charles White, expôs um mini bonsai literati em que empregara essas técnicas, com relativa segurança. Disse, a propósito, que se tomarmos o devido cuidado e precaução durante a rega, bem como aplicando calda em períodos curtos, aumentaria em muito a durabilidade do trabalho, evitando sua perda. Rolling Eyes

Claro, nem todos podemos ser mestres em tudo. E como salientou nosso colega Elio, estamos todos no caminho do aprendizado.

Por isso, Elio, acredito que a sugestão do VHobus para sua planta é a melhor. A visão proposta por ele é exequível, pois a serissa, bem adubada e mantida à sombra e com rega, brota super bem, e em pouco tempo vc teria galhos nos pontos sugeridos pela projeção que ele fez. Very Happy

Quanto à curvatura, é como escrevi antes: adequar o nebari à melhor frente do tronco, de maneira a ocultar parte desse defeito sem solução eficaz, e construir um bonsai no estilo moyogi a partir disso. Very Happy
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vhobus
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MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 4:52 pm    Assunto: Responder com citação

Elio...
O nebari não dá pra ver nas tuas fotos, por isso imeginei ser possivel esse caminho, mas, quem sabe, vendo o nebari mudamos um pouco o desenho.
Contudo, o que diferencia o meu desenho do fukinagashi é que os galhos do fukinagashi ressaltam ainda mais o arco, enquanto que o moyogi quebra o arco voltando o ápice pra outro lado.
Em ambos o arco continua existindo, mas no fukinagashi ele chama mais a atenção.
No caso dos galhos, sugiro recomeçar os galhos. Com uma poda radical nascerão galhos por todo o tronco, e inclusive pode nascer galhos no meio do arco, o que é melhor ainda.
Em menos de 2 anos vc terá a estrutura novamente construida.
No bonsai, cortar tudo e recomeçar as vezes é mais rápido do que usar o que já existe. Inclusive, uma alporquia pra corrigir nebari leva 3 meses em serissa.

A questão das arvores no campo, vc não tá fazendo uma arvore no campo, e sim um bonsai isnpirado numa arore do campo (e para isso vc escolhe o que há de melhor no campo, não qualquer modelo). Pelo fato de ter arvores assim no campo, não significa que o bonsai vai deixar de ser problemático com esse arco.

Agora, vai da tua vontade, fazer ou nao a mudança.
Só posso te dizer, que daqui a 2 ou 3 anos, tua visão vai começar a questionar a arvore, e vc vai se perguntar porque nao fez a mudança antes... (já passei por isso muitas vezes).
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vhobus
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MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 5:03 pm    Assunto: Responder com citação

Elio... mas a planta tem futuro!

Editado pela última vez por vhobus em Qui Set 13, 2007 9:35 pm; num total de 1 vez
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