Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Muba 1.o PASSO

Registrado: 28/01/08 Mensagens: 116 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 11:10 pm Assunto: Amarelamento das folhas |
|
|
Aloha amigos!
Gostaria de pedir a ajuda de vocês mais uma vez.
Transplantei recentemente minha romã para o escorredor. Dias depois algumas de suas folhas amarelaram.
Gostaria de saber se isto teve alguma coisa a ver com a troca para o escorredor, pode ter estressado a planta?
Existe algo que poderia fazer para remediar a situação?
Desde já agradeço! _________________ Abraço! |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 10:18 am Assunto: |
|
|
Muba nao entendo muito de Romas, mas axo que elas gostem de solos bem organicos, e para o escorredor o solo deveria conter mais areia, esta parcendo que o solo que vc utilizou foi somente tijolos moidos............. _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 4:18 pm Assunto: |
|
|
Esqueci de colocar Diego, bem lembrado.
A composição do solo é de 50% de tijolo moído, 25% pedrisco e 25% de mat. orgânica. _________________ Abraço! |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 6:08 pm Assunto: |
|
|
faça a desfolha das folhas amareladas, e deixe se recuperar, eu acredito que devem ter amarelado pelo transplante mesmo, aguarde pra ver no que vai dar.............e nao se esqueça de deixala na sombra pelo menos uns 15 dias ...... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Fev 15, 2008 10:03 am Assunto: |
|
|
Muba,
tenho algumas romãs em escorredores e pela minha pouca experiência,
acho que não tem nada errado com a tua romã. Essa mistura que está usando me parece boa; se você mudou para o escorredor sem mexer nas raízes acho que não terá problemas.
Acho que esse amarelo das folhas e posterior queda é só para renovação da folhagem.
Mas romãs são mesmo assim temperamentais...
Ficam peladas de uma hora pra outra quase nos matando de susto e rebrotam verdinhas com a mesma surpresa...
É caso de preocupação se ela não estiver tomando a quantidade adequada de sol (de 2 a 5 horas pelo menos) ...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 15, 2008 2:54 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Diego! Fiz a desfolha que vc aconselhou, to esperando agora as gemas despertarem com novas folinhas!
Desde que tirei a foto nenhuma folha a mais se amarelou, acho que a planta ja esta se adaptando ao escorredor.
"Mas romãs são mesmo assim temperamentais" concordo plenamente Edson, sempre vejo aqui no forum casos de romãs "desobedientes" que de certa forma fazem o que querem quando querem.
A minha é mais uma dessas rebeldes =)
Obrigado! _________________ Abraço! |
|
|
 |
|