|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Fev 22, 2008 8:41 pm Assunto: PINHEIRO NEGRO:Poda, Pinçagem,Agulhas e Velas. |
|
|
Olá a todos,
Pessoal, tenho uma muda bem pequena de Pinheiro Negro e vou fazer um mame com ela,está bem sadia...
Fiquei mais seguro para comprar um Pinheiro Maior, mas já percebi que não é tão fácil deixá-lo harmonioso e ´´refinado´´(sem aquelas agulhas grandes, mas controladas).
Dúvidas:
-O mais óbvio...as Agulhas são as folhas,certo?
-O que seriam as ´´velas´´?
-Posso podar as agulhas simplesmente cortando elas ao meio (tentei com a muda mas ficou com as pontas´´queimadas´´ e caíram)??.
-A pinçagem se dá puxando as agulhas inteiras, certo?
Tendo sanado essas perguntas, e, no caso de não poder podar (cortar as agulhas ao meio), como se consegue aqueles ramos com agulhas controladas e todas no mesmo tamanho se o processo é a pinçagem?
Será que se deve alternar a pinçagem para não deixar a planta sem agulha (o que faz ela morrer...já fiz isso...rs)??.
Se houver informações que não abordei, por favor comentem...acho que vai ser um tópico para ajudar a todos em outras dúvidas como REGA,SUBSTRATO,ADUBAÇÃO,ARAMAÇÃO,etc...
Desculpem tanta pergunta, mas antes do novo filho chegar, preciso me preparar.
Obrigado pessoal, por todas as respostas.
Um grande abraço a todos, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 23, 2008 6:26 pm Assunto: Difícil |
|
|
Carlos
Vou responder parcialmente, apenas suas dúvidas básicas. Depois alguém com experiência em PNJ lhe dará as principais dicas. Mas aqui no Atelier tem várias informações sobre esta espécie, basta usar o comando BUSCA no alto da página do Fórum.
As folhas dos pinheiros são as acículas, conhecidas como agulhas.
As velas são os novos brotos de ramos, de onde sairão novas acículas.
Alguns cultivadores reduzem "forçadamente" as acículas, cortando-as. Mas além do aspecto feio de queimado, nenhum efeito duradouro é obtido, pois as novas acículas serão também grandes.
A pinçagem é feita puxando as acículas inteiras, mas tudo deve ser feito seguindo um programa de manutenção, de acordo com a idade da planta, sua estruturação, a época certa e apenas nas áreas certas da planta. Isso é necessário para equilibrar a velocidade de crescimento entre os ramos.
O PNJ tem naturalmente as acículas muito compridas, com cerca de 15cm e o trabalho de redução não é fácil, exigindo certa experiência. Se a pinçagem não for correta, os ramos ficarão muito compridos, com acículas somente nas pontas. Esse é um grande problema, já que os pinheiros não brotam onde não há agulhas vivas. Além disso, nenhum ramo deve ser deixado sem agulhas, sob pena de morte. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 23, 2008 7:45 pm Assunto: Grande Ferreira |
|
|
Grande Ferreira,
Muito grato Ferreira...como sempre excelentes aulas.
Vou fazer uma Busca nesse tema.
Realmente quando está sem as agulhas o Pinheiro Negro morre, como aconteceu com uma muda minha (1ª planta que perco )...mas foi bom para aprendizado.
O trabalho de Pinçagem deve seguir um rodízio que eu ainda não tenho conhecimento, e não o esquema da ´´poda´´ ou ´´corte´´,você tem toda a razão.
Se alguém conhece esse Rodízio da Pinçagem, peço a gentileza de dar uma força!
Abraços a todos , _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Fev 26, 2008 6:01 pm Assunto: |
|
|
Olá Carlos!
O Ferreira fez corretas colocações. Então vamos complementar com mais algumas:
- O corte das agulhas é para quem é preguiçoso.............rs!
Funciona. Já fiz isso. Dá uma boa visão para escolha de galhos. Porém, fica a ponta queimada e leva de 1 a 2 anos para caírem.
- Então o certo é pinçar com os dedos. Só as agulhas longas. As curtas (novas) deixe como estão.
- Pode começar a pinçagem em Abril, fazendo em 3 etapas a cada 10 dias. Se pinças tudo de uma vez ele pode não resistir.
- Agulhas longas não são preocupações quando o PN está em desenvolvimento. Isso ajuda a um crescimento vigoroso da planta.
- Quando o PN já está estilizado, aí então não devemos querer agulhas longas, certo?
- Então, aí é: Vaso de bonsai, substrato não tão aerado, troca de substrato a cada 4 , 5 anos, muito sol, pouca água, não pulverizar as agulhas e pouco adubo (4 vezes ao ano cfe. John Naka prescreve)
Meu irmão, acho que é isso......
Um abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qua Fev 27, 2008 8:20 am Assunto: |
|
|
Só um pequeno parenteses no tocante às 3 etapas, que corretamente o Elio te indicou, começe pinçando os galhos baixos, após 10 dias pince os galhos médios e apos mais 10 a 15 dias pince os galhos do ápice. Isto serve para equilibrar a predominância apical. Nos galhos baixos que são mais fracos, deixe 6 a 7 pares de agulha, nos médios deixe 4 a 5 pares, já no ápice, região de maior força deixe 1 a 2 pares de agulho.
Mais uma dica, isto você só aprenderá na pratica, observando. Tudo isto que foi dito até agora pode variar de árvore para árvore, dependendo da idade da mesma, fora isto pode variar de região para região, visto que a brotação pode ocorrer de forma diferenciada. Então meu amigo......, prepare-se para ser um observador, boa sorte. |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 27, 2008 11:29 am Assunto: |
|
|
Elio e Wilson,
Maravilha!!!
Era o que estava faltando para que pudesse manter adequadamente esse Bonsai que vou comprar...ele tem bom tamanho e já está estilizado.
Eu sempre achei errado cortar...coisa de pregiçoso...rs...
Muito grato pelas informações riquíssimas, vou seguí-las com muita atenção.
Abraços, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|