 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nellie Santee
Registrado: 06/02/08 Mensagens: 17 Localização: Goiânia
|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 9:37 am Assunto: Fukinagashi de Pimenta Laranja (Solanum pseudocapsicum) |
|
|
Espécie: Pimenteira-Laranja (Solanum pseudocapsicum)
Tempo no chão: 2006 - 2008
Primeira Poda: 2008
Esta planta estava no chão do jardim aqui de casa até que meu pai resolveu jogar a coitadinha fora, então eu resolvi tentar "bonsaizar" ela. Não tirei fotos, mas ela era um arbusto com mais ou menos a altura que mostra na foto. Achei que ela tendia pra o Fukinagashi, então aramei ela tentando reciclar uns fios que tinha aqui em casa (por isso ficou esquisito assim, o fio era muito grosso pra enrolar na planta). Depois, vendo uns tópicos aqui no fórum, fiquei cheia de dúvidas sobre o estilo, por isso resolvi postar aqui, e não na "SOU PRINCIPIANTE".
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=7226&highlight=fukinagashi
Minha planta ficou meio curvada, isso é um problema muito grande? Quais são realmente as exigências do estilo?
Frente 01
Frente 02
Cima:
Não sei se minhas dúvidas vão parecer muito primordiais, mas sou principiante e essa é uma das primeiras plantas que tento colocar arame, hehe.  |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Nellie Santee
Registrado: 06/02/08 Mensagens: 17 Localização: Goiânia
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 12:13 am Assunto: |
|
|
Corrigindo o título: Fukinagashi, sem o N, hehe. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

Registrado: 04/03/07 Mensagens: 363 Localização: Araguari - MG
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 1:04 am Assunto: |
|
|
Nellie, acho que o estilo varrido pelo vento não é o mais indicado pra quem está iniciando. acho ele ilusoriamente fácil, tem algumas sutilezas que pede uma experiencia maior. Estou aprendendo a Arte Bonsai desde 99 e ainda me acho um iniciante, só no ano passado me atrevi a trabalhar uma planta neste estilo, há um tópico mostrando ela. de uma olhada nos tópicos antigos e acompanhe as discussões sobre algumas plantas que podem ajudar a entender o estilo. também há várias pessoas aqui que poderão lhe oferecer ótimas informações sobre esse estilo e sobre sua planta. o link do tópico que mostra minha tentativa de varrido pelo vento é esse:
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=8400
existem muitos outros, abraço. _________________ P.C. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

Registrado: 04/12/06 Mensagens: 1485 Localização: Recife - PE
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 9:18 am Assunto: |
|
|
Nellie
Embora não esteja incorreto classificar este exemplar de fukinagashi, já que era sua intenção, acho que ficou mais próximo de um literati. Para completar este estilo, basta podar um dos galhos e dar um pouco de movimento na parte superior do tronco.
Qual a longevidade desta espécie de pimenteira? _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Nellie Santee
Registrado: 06/02/08 Mensagens: 17 Localização: Goiânia
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 9:29 am Assunto: |
|
|
Ferreira, se tiver um controle das flores e frutos, ela pode viver bastante. Mas claro que não tanto quanto uma árvore grande, hehe.
Paulo, parece fácil mesmo, hehe, mas se for considerar as sutilezas que são exigidas, ai o bicho pega
Vou pesquisar mais sobre o Fukinagashi e sobre o Literati e ver se consigo um arame decente, ai eu mostro no fórum alguma modificação.
Obrigada!
Nellie |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 6:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Nellie!
Concordo com o Ferreira. Acho que vc tem um bom material para um literati.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Nellie Santee
Registrado: 06/02/08 Mensagens: 17 Localização: Goiânia
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 10:46 pm Assunto: |
|
|
Andei pensando sobre o Literati... Será que assim fica bom? |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Fev 13, 2008 6:26 pm Assunto: |
|
|
Excelente trabalho Nellie!
Para dar um toque final, incline-a mais para a esquerda.
Parabéns! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Nellie Santee
Registrado: 06/02/08 Mensagens: 17 Localização: Goiânia
|
Enviada: Qua Fev 13, 2008 8:17 pm Assunto: |
|
|
Obrigada Elio, hoje amarrei ela de acordo com essa projeção minha. Logo eu coloco uma foto.
Nellie |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|