FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ajuda com este buxinho
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
victor.opini

MensagemEnviada: Seg Jun 02, 2008 9:31 pm    Assunto: ajuda com este buxinho Responder com citação

Ola Pessoal!

Gostaria da ajuda de voces para eu trabalhar com este buxinho.
Faz 2 anos que ele está no escorredor.
gostaria de saber qual a epoca ideal para poda-lo, pois como voces podem ver, os galhos estão beeem compridos Wink
mas o mais importante é que eu acredito que com muita paciencia e um bom trabalho ele terá potencial Very Happy

ahh, e desculpem a aramação, ainda nao tenho muita pratica rs Wink

obrigado
victor Very Happy
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 03, 2008 12:58 pm    Assunto: Responder com citação

se for tentar moldar o tronco em algum estilo agora é a hora ...Esse substrato parece um tanto compacto e com muita materia organica, isso é só por cima?
de resto é esperar msm!

abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 03, 2008 1:13 pm    Assunto: Re: ajuda com este buxinho Responder com citação

olá victor.opini

O estilo, na maioria dos casos, a planta já traz traços que simplificam a nossa escolha, neste caso sua planta apresenta caracteristicas de chokan, vc pode melhorar o movimento do caule criando um moyogi.
abaixe o primeiro e o segundo galho, efetue poda, diminua o comprimento, siga com terceiro galho ligeiramente para traz, dê sinuosidade ao caule deixando os galhos nas extremidades das curvas..
araldi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 03, 2008 1:41 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Vitor

Não conheço muito o clima da sua região mas acredito que por estar no sudeste deve ter o inverno é caracterizado pela diminuição de temperatura, neste locais daqui uns 60 a 90 dias é a melhor época para fazer trabalhos mais radicais, pois o risco é muito menor.

Quanto ao seu buxinho, eu recomendaria vc trocar imediatamente o substrato, pois parece pela foto que ele esta plantado em terra roxa ( argila) ou tem muito húmus, qualquer das duas opções não são boas para as raizes da sua planta.

Procure trocar o substrato, deve usar um substrato bem drenante, os substratos são os mais variáveis, deste caco de tijolo ou telha, pedrisco de areia, e existe varios outros até misturas já prontas a venda.

Vejo que vc conhece um pouco de bonsai pois usou a técnica da mamadeira. Minha dúvida é quanto a justificativa ao uso do substrato utilizado na mamadeira, pois me parece bem pouco arejado.

O substrato da mamadeira deve ser bem arejado e drenante, caso contrário, quando após 2 ou 3 anos vc for tirar sua planta do escorredor não haverá raiz no escorredor e apenas na mamadeira dificultando de sobre maneira a diminuição das raizes para colocar no vaso definitivo ou em outro vaso de treinamento, este detalhes é preciso ficar atento para não ter supresas desagradáveis depois.

Esperro ter ajudado.

Um abraço

Gerson Araldi

Qualytá Bonsai Substrat
victor.opini

MensagemEnviada: Ter Jun 03, 2008 6:22 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Pessoal!

Bem, em relação ao substrato, este buxinho foi uma das minhas primeiras plantas, entao logo que ganhei coloquei no escorredor mas sem saber como era o substrato ideal, aí tem pedriscos e muuuita terra de jardim, aquela preta vendida em saquinho, está bem compactado mesmo. Wink
estou esperando o inverno para trocar o substrato, creio que seja nessa epoca memso, correto?

entao surge mais uma duvida, esta planta está a uns 2 anos no escorredor, e muitas raizes ja sairam e foram para a mamadeira, será que eu posso tirar da mamadeira? não sei como realizar esta operação Embarassed

gostaria da ajuda de voces Very Happy

obrigado aos colegas que deram uma ajudinha Very Happy

abraço
victor Very Happy
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 04, 2008 5:38 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Victor, a melhor época para transplantar ou reenvasar qualquer planta é na primavera, mais ou menos no meio do mes de setembro, ok? Very Happy

Mas isso não quer dizer que vc não possa estar fazendo algum tipo de intervenção, visando melhorar a sua planta. Repare que o tronco está cheio de brotações de folhas, não só de galhos. Então, comece por retirar esse excesso, mantendo apenas os galhos, nas saídas em que estão. Very Happy

Por questões estéticas, o bonsai apresenta, geralmente, um formato triangular, sendo a base do solo a parte basal do triangulo. Para criar essa perspectiva em sua planta, pode os galhos, reduzindo seu crescimento, estabelecendo uma regularidade proporcional. Very Happy

Observe que uma arvore jovem ou uma muda jovem terá todos os galhos crescendo para cima, enquanto que uma arvore mais velha os tem mais próximos de um plano horizontal. Sua planta, então apresenta essas duas estruturas, de maneira que, com aramação, vc deverá estar corrigindo isso. Very Happy

Aramar é relativamente simples: começa-se fixando bem o arame mais grosso nas raízes, enrolando em seguida todo o caule da planta, até o ápice. Em seguida, fazendo uso de um arame um pouco mais fino, arame os galhos mais grossos. Depois, é só ir reduzindo o diametro do arame, de acordo com a espessura do galho a ser aramado. Não passe arame sobre arame, evitando cruza-los. Very Happy
O arame deverá dar uma volta de uns 45 graus, aproximadamente, ficando cada volta um pouco distante (dentro dessa linha) da volta subsequente. Evitando, dessa forma, posicionar o arame muito junto, o que gera um efeito de "mola", que não ajuda na hora de posicionar o galho aramado. Very Happy
Para aramar, prefira aluminio, que é bem mais flexivel que o cobre. Segure o arame firmemente entre os dedos, usando a outra mão para fazer as voltas, apertando firme para fixar bem. Não se incomode se marcar um pouco, isso é normal. As marcas, com o crescimento da planta irão aos poucos desaparecer. Very Happy
Após aramar toda a planta é que vc irá então proceder ao reposicionamento dos galhos e do tronco principal. Corte as pontas que ficarem, mantendo o corte rente com a parte final do galho, mas vindo por debaixo dele, não por cima. Very Happy
Se, após aramar, ficar com receio de posicionar o galho todo de uma vez, faça por partes. Isto quer dizer que, se teme quebrar o galho, force um pouco de cada vez, uma vez por semana, até o galho chegar na posição inicialmente desejada. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: