FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Esterco de aves
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 02, 2008 11:27 pm    Assunto: Esterco de aves Responder com citação

Amigos,
haveria algum problema fazer a composição do substrato do escorredor e eventualmente da mamadeira com esterco de aves?
Um abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 03, 2008 1:58 pm    Assunto: Responder com citação

Você está querendo dizer sobre a Galinaça? É essa?
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 03, 2008 7:24 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos,
a Galinaça eu não conheço. Esse a que eu me referi é um produto vendido pela VITAPLAN. Apesar da recomendação do fabricante, ouvi dizer certa vez que o esterco de aves é mais forte que o de gado ou cavalo, devendo-se portanto moderar...
Abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 04, 2008 12:22 pm    Assunto: Responder com citação

Edson,

Certamente. O esterco proveniente de aves tem alto teor de Nitrogenio, bem acima dos teores encontrados em estercos provenientes de ruminantes como equinos e bovinos. É recomendado moderação (tem que estar bem fermentado (curtido)), porém já presenciei ótimos resultados destes produtos em mamadeiras feitos por amigos, um deles que utilizava bastante esse método é o nosso velho conhecido amigo Valdir Hobus.

Conseguiu um desenvolvimento espetácular de sua Pitangueira, que me lembro até hoje em pouco tempo de cultivo, pois o Nitrogênio favorece o crescimento foliar e geral da planta, dando uma acelerada no processo, porém após isso requer algumas manutenções na parte verde (copa) da planta, para posterior diminuição das folhas, que certamente irão crescer mais que o normal em tamanho.

Não conheço experiencias com produtos industrializados como este da VITAPLAN ao qual se refere, estas experiencias que citei foram feitas particularmente, ou seja, a coleta do esterco foi manual, após passar algum tempo em estado de fermentação (varia de 1 mês a 2 meses para esterco de aves), era feita sua utilização na mamadeira do Bonsai.

Minhas colocações foram muito objetivas e meio secas, talvez algum amigo no Fórum tenha mais informações concretas sobre o assunto, especialmente sobre esse produto industrializado, assim esperaremos. No mais espero ter ajudado. T+ amigo.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 07, 2008 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos,

vc citou a galinaça, que já houve falar.O adubo citado é encontrado com facilidade de mercado ou é o oferecido num kit de uma empresa que vende outros produtos para Bonsai?

Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 08, 2008 2:06 pm    Assunto: Responder com citação

Ivanil o adubo galinaça é encontrado no site da bonsaikai num kit de adubação. O preço acho um pouquinho salgado, então uma idéia que tive foi pedir ao meu sogro que possui um sítio, para juntar o esterco das aves para mim. Achei que os resultados foram melhores que outros abubos, mais ele me disse para usar em pouca quantidade pois segundo ele o esterco de aves é um pouco forte demais.
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 08, 2008 5:15 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Marcos,

eu já sabia do kit da Bonsaikai, mas como vc disse é um tanto salgado para ser usado em pequenas mudas , plantas ou pré-Bonsai
Mas tua experiência deve ser anotada e também divulgada aqui no Fórun, pois muitos bonsaístas tem como eu tenho e vc também a possibilidade de se conseguir o adubo sem custo algum e por ser recomendado em aplicações ao menos uma vez ao ano.

Um abraço,

Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: