|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Seg Nov 05, 2007 8:54 pm Assunto: Serissa na beira do rio - ATUALIZAÇÂO 2008 na página 2 |
|
|
Esta serissa é uma das procriadas pelo Luciano e petropolis.
Em boa hora transplantei para uma composição pois as raizes muito bem desenvolvidas, já estavam a ficar apertadas no vaso original. Este suiban havia feito a tempos de cimento e argila.
 _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat
Editado pela última vez por duprat em Sáb Fev 16, 2008 9:16 pm; num total de 3 vezes |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Nov 05, 2007 10:40 pm Assunto: |
|
|
Muito bonito , nota 10 pela harmonia do trabalho
Joel
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 05, 2007 10:54 pm Assunto: |
|
|
Tô tentado a tirar o ramo mais baixo. O que está amarrado com as cordinhas.... o diabinho tá aqui no meu ombro cochichando no meu ouvido....  _________________ Grande abraço.
Duprat
Editado pela última vez por duprat em Seg Nov 05, 2007 11:07 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Nov 05, 2007 10:59 pm Assunto: |
|
|
Marçal este forun é novo ?
Joel |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Nov 05, 2007 11:03 pm Assunto: |
|
|
Duprat , desculpa , essa resposta era para outro topico , de repende os moderadores podem apaga-la para mim.
Desculpa amigo
Joel |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 05, 2007 11:31 pm Assunto: |
|
|
Citação: | Projetos virtuais: |
Dois diabinhos.... o segundo teria de ter paciência para formar o novo pivo central a partir do ramo mais baixo. Mas também é tentador.... _________________ Grande abraço.
Duprat
Editado pela última vez por duprat em Seg Nov 05, 2007 11:50 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Seg Nov 05, 2007 11:40 pm Assunto: |
|
|
Tenho tentado sem sucesso usar estes materias, cimento+argila e não tenho conseguido.
Alguma dica?  _________________ José Carlos |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 06, 2007 12:02 am Assunto: |
|
|
Pior que não. Nem lembro mais das proporções. Lembro que ficou bastante quebradiço, se a parede não fosse grossa ela rachava. Difícil de modelar e levantar uma parede. Mas fácil com cimento e areia. Só fiz este...organico pois foi o que consegui fazer. _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Nov 06, 2007 11:05 am Assunto: |
|
|
Oi Duplat,
amigo, se fosse pra mudar, eu ficaria com o 1º projeto...
Ficou uma bela composição, características dos teus trabalhos! Acho que está faltando um "amadurecimento" dos principais galhos. _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Nov 06, 2007 5:33 pm Assunto: bonsai |
|
|
Duprat,
Creio que retirar o galhinho amarrado não é a melhor opção. Dá para trabalhar visando uma melhoria no outro galho, que parece emitir brotações em demasia. Busque reduzir, mantendo apenas um galhinho na esquerda, e trabalhar visando formar uma densificação.
Uma caracteristica marcante na serissa, a meu ver, forte atrativo, é o nebari. O dessa planta parece ter sumido por entre as pedras. Eu limparia um pouco do verde que cresce no solo, destacando mais as raízes, o que certamente irá agregar mais imponência para sua planta.
Veja um exemplar que estou cultivando, visando justamente distribuir melhor as raízes, para dar uma aparência inclusive mais "idosa" para uma serissa que tenho:
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=4568202&size=3 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Ter Nov 06, 2007 9:28 pm Assunto: |
|
|
Duprat,
gostei muito dessa serissa! Concordo com o Alexandre, quanto à 1ª projeção, acho que ficou bem harmoniosa e tenho que concordar com o Nicky, quando ao nebari acho que ele poderia ficar mais à mostra.
Uma grande dúvida: aqui em São Carlos, só acho a variedade variegata e já perdi uma dezena delas em várias etapas de estilização. Já me disseram que ela e mais sensível, mas não sei onde encontrar esse tipo... é chamada de chinesa, correto? Quem sabe se com a nomeclatura correta, algum florista da cidade me tragq alguma,né.
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 07, 2007 1:38 am Assunto: |
|
|
Éee, depois de ver a seqüência da jabuticaba do Charles, e depois de ver a serissa do Nicky, fica a sensação de que falta tudo.
Melhor colocar ela no escorredor. Na verdade é apenas uma muda. Daqui a uns sete anos talvez possa dar em alguma coisa. Mas até por isso mesmo fico com a sensação de que se não encaminhar direito agora daqui a sete anos ficará tudo na mesma, quer dizer, já que vou esperar sete anos que seja cultivando uma boa estrutura.
Por sinal, sabem me dizer se a serissa agüenta uma desfolha daquelas realizadas pelo Charles? Ficaria mais fácil de ver a estrutura e fotografar para vocês me ajudarem.
Aliais me parece que cultivar uma planta para que ela fique como na primeira foto do Charles, antes de ele começar o trabalho de estilizar, é o grande segredo. Não é uma planta que cresceu solta como as que encontramos em viveiros. Colocar uma jaboticaba naquele ponto em sete anos eu não conseguiria.
Bem tenho uma foto do replantio que dá para ver a estrutura das raízes. Tá fora de foco mas...
Não me parece por hora tem alguma coisa mais aproveitável nas raízes. O que tinha tentei valorizar encaixando uma pedra, que pode ir junto para o escorredor. A outra eu guardo.
Aguardo para saber a viabilidade de uma desfolha ok. _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Nov 07, 2007 3:26 pm Assunto: bonsai |
|
|
Duprat,
Meu bom amigo, não tive a intenção de desmerecer sua planta, ao mostrar uma serissa que cultivo, visando apresentar como formar o nebari. Ao invés de retirar do local em que voce a plantou, eu aconselho apenas remover o substrato que recobre as raízes, adicionando um pouco mais de substrato orgânico próximo das raízes de alimentação, o que irá proporcionar um desenvolvimento rápido de sua serissa, sem precisar replantar em escorredor.
Uma forma de compensar as poucas raízes, favorecendo o surgimento de mais, é adicionar a dobradinha TM+FO diretamente sobre o nebari. Acondicione o adubo em uma vasilha plastica, pode ser até mesmo aqueles vasinhos pretos, observando apenas que tenha furos nas laterais, além dos que ficam no fundo. Coloque a pasta de adubo no interior, enchendo bem o vasinho, depois emborque justo sobre a área onde quer que as raízes surjam.
Verá que a quantidade e qualidade das raízes irá aumentar, pois elas deixam a parte inferior do substrato, para buscar o "super-alimento" do potinho na superficie, propiciando dessa forma novas raízes. Depois, é só cuidar de escolher as que mais o agradarem, eliminando as desnecessárias para a formação do nebari da planta.
Isso irá ocorrer rapidamente (menos de um ano). Observe que deverá estar atento para a nova emissão de brotações, cuidando de estar sempre eliminando as que julgar desnecessárias (como os brotos "ladrões", que surgem nas raízes), bem como evitando os galhos muito alongados, com grande distanciamento entre um nó e outro.
Usando essa "técnica", não há necessidade de replantar em escorredor. Pode deixar a planta onde está mesmo. Aliás, gostei do visual inovador dessa bandeja.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Qua Nov 07, 2007 5:26 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Duprat
muito bonita sua serissa, vai ter muitas opçoes com ela aproveite...
serissas são excelentes escolhas no formação do bonsai, muito versátil, dinamica quanto ao engrossamento do tronco, minhas primeiras mudas foram de serissa, desde então observo com muita atenção as reações desta especie, moro numa das regiões mais frias do pais e percebi que mesmo a serissa gostar mais do calor a capacidade de adaptação desta planta é incrivel....
por uns dois anos cultivei dentro de uma estufa grande, no periodo do inverno e verão.. (clima seco) o desenvolvimento foi muito bom... consegui um caule de 2,5 cm a 3cm em 2 anos,... no ano retrasado dei uma muda para um amigo daqui da cidade, ele produz mudas de mirtilo, uma planta de dificil propagação,... ele, com uma estufa grande e com sistema de irrigação automatico, manteve por um ano aquela muda de serissa, num clima umido e quente.... INCRIVEL!!! de uma estaquinha apos um ano a base do caulle estava com 4 cm, pena que não teve o cuidado nescessário e acabou não aramando, e deichou muitos brotos errados..
deixei exposta ao friu algumas mudas.... e pra surpresa nenhuma morreu,.. o friu que me refiro é geadas até neve... não sei se vão acreditar..hehe
se cultivar em temperatura normal o crescimento e engrossamento do caule será ligeiramente rápido até os 4 anos, apos isso muito lento...
nickyfury muito bonita sua serissa,... bom gosto e demostra dominar e explorar plenamente o potencial da serissa _________________ Rodrigo |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 08, 2007 3:46 pm Assunto: bonsai |
|
|
Rodrigo, agradeço suas palavras. Apenas faço o que posso para aprimorar em minhas plantas as técnicas que tenho aprendido nos cursos de que participo, bem como as informações sempre proveitosas dos amigos e colegas foristas.
Ao longo do tempo tenho observado que algumas espécies podem ser cultivadas de maneira similar, principalmente quanto à formação estrutural da copa, visando uma densificação ao mesmo tempo compacta e cheia. Assim, plantas como carmona, serissa, cotoneaster, por exemplo, emitem brotação que permite um trabalho de poda de galhos e folhas visando a formação descrita.
Quando vejo uma serissa com galhos saindo para todos os lados, como uma "cabeleira" revolta, constato estar no caminho certo, pois as serissas que cultivo apresentam uma estrutura de galhos com folhagem compacta e densa, independente do estilo em que estão sendo desenvolvidas.
Uma das boas formas de se obter raízes para uma "mostra", caso se opte por um trabalho estilo ishi-zuke, neagari ou raiz sobre pedra, é largamente difundida aqui no forum: o plantio de mudas em garrafas pet, tomando-se o cuidado de fazer o plantio em substrato o mais drenante possível, para que as raízes possam desenvolver-se bastante. Ao perceber sua saída pelos orificios de drenagem, geralmente recomenda-se colocar a pet sobre substrato rico em matéria organica, o que permite às raízes iniciais engrossarem. Depois é só escolher as melhores e trabalhar com elas, visando o trabalho estrutural definitivo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|