|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Raimundo Sinval

Registrado: 01/09/05 Idade: 66 Mensagens: 67 Localização: Rio das Ostras
|
Enviada: Ter Fev 12, 2008 11:02 pm Assunto: Jabuticaba da Bioverde |
|
|
Ola Pessoal, estou sumido há tempos, mas resolvi mostrar uma peça para ouvir suas opiniões. Uma Jabutibaca que comprei da Bioverde www.bioverde.com.br ( recomendo, na época veio bem embalada, adubada, muito legal, tem muitas espécies frutíferas, vale a pena conferir) veio com 1,20 mt + - , e está agora em fukinagashi. Acho difícil ver uma jabu em fukinagashi, espero que gostem. Descupem as fotos, são meio antigas, e tiradas muito de cima, as próximas serão melhores... rsrsrsrsrs
imagem qdo chegou:
imagem após modelada :
abcs _________________ R. Sinval
"Antes tarde do que muito tarde" |
|
|
 |
william bernardi
|
Enviada: Qua Fev 13, 2008 12:02 am Assunto: |
|
|
parabens, esta ficando muito bonito, estilo semi cascata? muito show mesmo, abraços  |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Fev 13, 2008 1:17 pm Assunto: |
|
|
É Raimundo confesso que nunca vi uma jabuticabeira fukunagashi mas só se alguém tentar que veremos aliás está muito bem até agora. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Raimundo Sinval

|
Enviada: Qua Fev 13, 2008 6:20 pm Assunto: |
|
|
william bernardi escreveu: | parabens, esta ficando muito bonito, estilo semi cascata? muito show mesmo, abraços  |
Naõ, o estilo é Fukinagashi mesmo, é que a foto está de cima, ficou um ângulo diferente, mas vou fazer uma foto atual, está mais 'varrida" mesmo, hehehe.
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Fev 13, 2008 6:27 pm Assunto: bonsai |
|
|
Sinval, o nobre colega me desculpe, mas mantendo a atual estruturação, sua jabu está mais para han kengai que fukinagashi. Talvez possa melhorar isso, reduzindo um pouco a quantidade de galhos, reposicionando-os via aramagem, bem como retirando os galhos que parecem crescer do caule e seguindo uma orientação mais vertical.
O fukinagashi pode apresentar diversas formas de estruturação aerea, sendo as mais comuns a compactação da massa verde (um unico galho direcionado), dois galhos direcionados e dispostos em posições justapostas (um sobre o outro), tres ou mais galhos justapostos.
Uma boa dica é dar uma apreciada nos modelos, principalmente desenhos, que voce poderá encontrar na net (use o google imagens). Esse estilo, embora alguns possam considerar até fácil, é extremamente complexo, quer para ser confeccionado, quer para ser mantido. Mas vc está no caminho certo, e terá, em pouco tempo, uma boa resposta para sua planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Jefferson Paulo 1.o PASSO

Registrado: 14/12/07 Idade: 42 Mensagens: 145 Localização: Trindade - Goias
|
Enviada: Qua Fev 13, 2008 6:33 pm Assunto: |
|
|
Sinval,
Esta ficando legal seu trabalho, realmente não se encontra muitas jabu no estilo fukinagashi, ou até mesmo no han kengai como citou o nickyfury.
Estamos aguardando as fotos atuais.
Abraços...
Jefferson. |
|
|
 |
Raimundo Sinval

|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 12:57 pm Assunto: jabu |
|
|
Nobres colegas,
Estou devendo as fotos atuais, aguardem que chego em casa à noite e não fica bom para fotografar, no fim de semana eu faço, e posto.
Ela está bem aramada, ( no sentido e muito) e acho que o han kengai tb ficará bom, mas o fukinagashi está melhor, opinião minha, e como ainda está cheia de arames, posso redefinir se quiser.
Os galhos do caule não existem mais. Aguardem, por favor, apreciarei a opinião de vcs, já tem 2 anos que mexo nela, então aguardem mais uns dias.
Gde abraço a todos, _________________ R. Sinval
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 11:31 pm Assunto: |
|
|
Não é mensagem é so um teste _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Raimundo Sinval

|
Enviada: Sáb Fev 16, 2008 9:29 pm Assunto: jabuticaba |
|
|
Amigos, desculpem a demora. Já estou com as fotos prontas. Fiz uma leve revisão na planta, pequenos cortes, para mostrar a vocês. Avaliem, então, por favor.
Fotos dos dois lados: O fundo está horrível, fiz de manha para pegar a luz de frente para a planta, sem solução para o momento no fundo.
 _________________ R. Sinval
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Fev 17, 2008 12:30 am Assunto: |
|
|
OK, Sinval.
Está bem estilizada.
Apenas uma correção. Como o vento fustiga horizontalmente, teria que levantar um pouco o primeiro galho e assim tirar um pouco o aspecto de semi-cascata.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Raimundo Sinval

|
Enviada: Dom Fev 17, 2008 12:54 am Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | OK, Sinval.
Está bem estilizada.
Apenas uma correção. Como o vento fustiga horizontalmente, teria que levantar um pouco o primeiro galho e assim tirar um pouco o aspecto de semi-cascata.
Abraço |
Valeu, Elio, tb acho, esse galho vai dar trabalho , pq está bem grosso, talvez se voltasse a inclinação da planta toda, e angulasse mais os outros galhos, já daria para fazer todos paralelos. Acho tb que está com muitas folhas, mas ainda não queria mexer, penso em deixar os galhos menores encorparem mais, e depois desfolhar mais, o que acha(m)?
Ainda acham que está mais para han kengai? ou dá pra chamar de fukinagashi? rsrsrs
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Fev 17, 2008 1:12 am Assunto: |
|
|
Sinval,
A orientação que recebi aqui diz que, para "encorpar" um galho específico, devemos desfolhar os outros galhos. Tal procedimento paralisará/retardará o crescimento dos mesmos enquanto aquele que temos interesse continuará progredindo. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Raimundo Sinval

|
Enviada: Dom Fev 17, 2008 10:24 am Assunto: jabu |
|
|
Sambarilove escreveu: | Sinval,
A orientação que recebi aqui diz que, para "encorpar" um galho específico, devemos desfolhar os outros galhos. Tal procedimento paralisará/retardará o crescimento dos mesmos enquanto aquele que temos interesse continuará progredindo. |
Oi, Sambarilove!! rsrsr
Tem sentido, a seiva e a energia irão para os galhos com mais folhas, que estão fazendo a fotossíntese, mas será que o esforço para brotar novas folhas não vai direcionar a seiva para os novos brotos? Pergunta para os biólogos de plantã... Nickfury, Charles, o que acharam?
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|