|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 13, 2008 10:59 pm Assunto: Diversas Faces de uma Calliandra |
|
|
Pessoal,
Esta é uma pequena matéria que fiz para o blog do meu site e que também gostaria de compartilhar com vocês. Espero que gostem.
Nem sempre conseguimos bons resultados logo na primeira estilização de um bonsai. É necessário, antes de iniciarmos os trabalhos em uma determinada planta, uma observação detalhada a fim de descobrirmos o maior número possível de opções e, dentre elas, escolhermos aquela que mais nos satisfaça.
Se, mesmo tendo o cuidado necessário na elaboração de um projeto, o resultado final não tenha sido do nosso agrado, podemos lançar mão de novos projetos pois, talvez, ainda seja possível revertemos a situação. Chamamos isto de reestilização.
As fotos abaixo mostram três fases de uma Calliandra spinosa. As duas reestilizações até então realizadas foram decorrentes da minha insatisfação com os resultados obtidos anteriormente.
1) Aqui, o resultado não me agradava porque a copa me parecia muito simétrica, embora a distribuição confusa dos galhos pudesse ser corrigida:
2) Neste caso, transformei o primeiro galho à esquerda em jin e mudei a frente da planta. A copa também não me agradava porque me parecia muito estática, enquanto que o movimento do tronco à esquerda era dinâmico. Em outras palavras, era como se o tronco habitasse numa região e os galhos e folhagem n’outro:
3) Abaixo, a planta em seu estado atual, após diminuição da copa à direita e posicionamento dos galhos em direção ao movimento dos troncos, como se estivessem sendo açoitados pelo vento.
4) E, uma possível mudança para o futuro, onde seria eliminado o tronco da direita que, ao meu ver, é muito reto e não harmoniza com o estilo pretendido: o Fukinagashi.
O tempo mostrará qual o melhor caminho a seguir!!![
Abraços,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Editado pela última vez por Sergivaldo em Sex Mar 14, 2008 7:20 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 13, 2008 11:13 pm Assunto: |
|
|
Meu caro amigo Sergivaldo,
Parabéns pela Matéria, é sempre educativo ver como uma única planta nos oferece multíplas facetas, porém é necessário ter a sensibilidade necessária para perceber.
A cada dia aprendo um pouco mais!  _________________ []s
Bergson
www.abelhaebonsai.com.br |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Mar 14, 2008 9:31 am Assunto: |
|
|
Grande Sergivaldo... tudo bem?
Amigo, que belo trabalho....
Quando comecei a praticar bonsai, li em algum livro algo como... "bonsai é o único tipo de arte que nunca está acabada"....
Verdade ou não... nos dá uma boa imagem do seu significado...
A evolução de sua caliandra não apenas confirma o ditado, como acrescentaria à ele algo assim.... ".... e fica mais bonita a cada dia!"....
Sua projeção para... talvez... um próximo passo com ela, já tem meu voto!...
Obrigado por partilhar e parabéns pelo belissimo trabalho...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Mar 14, 2008 9:47 am Assunto: |
|
|
Caro amigo Sergivaldo,
Quando comecei a explorar o mundo do bonsai, me recomendaram o nativos do nordeste como um bom site para iniciantes, e realmente, tem muita coisa boa lá, e não é só pra iniciante não...rss
Foi meu primeiro contato e a primeira vez que vi seu trabalho. Depois comecei a participar dos fóruns para que pudesse me interagir mais com o pessoal e vi que vc está presente em vários deles, mostrando seu trabalho e ajudando o pessoal que ainda sabe muito pouco, como é o meu caso...
Vi várias postagens que Ângela Fernandes fez de seus trabalhos, seu viveiro e aos poucos vou entendendo o por que que ela transmite tanta alegria em citá-lo e seus trabalhos...
Esta postagem sua é muito inspiradora, e dá um ânimo muito grande pra gente que quer aprender um pouco mais sobre a arte...
A energia que o amigo transmite em seus trabalhos é muito boa...
Gostaria de parabenizar o amigo, e dizer que tens mais um fã na arte do bonsai.
Um forte abraço. |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sex Mar 14, 2008 10:35 pm Assunto: |
|
|
Grande Sergivaldo , que aula!!!!! Isso so confirma que o Brasil não deixa nada a desejar em termos de grandes bonsaistas , este teu artigo teria lugar em qualquer revista de bonsai do mundo.
E a qualidade das fotos então. . . Profissional.
Parabens e manda mais!!!!
Um grande abraço
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Mar 15, 2008 10:37 am Assunto: |
|
|
Amigo Sergivaldo
é isso que me fascina nesta arte... a possibilidade de mudar O homem trabalha a árvore e a árvore trabalha o homem
Sim, tú és um GRANDE ARTISTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Mar 16, 2008 2:38 am Assunto: |
|
|
Sergivaldo,
fantástica mudança!!! Mas eu mesmo, por mim, já considerava a primeira foto muito bela!! Só mesmo você falando qual era o incômodo pra gente se atinar para o "defeito" ...
Mas devo concordar que esta nova proposta de FUKINAGASHI está mais harmonioso!!!
Parabéns pelo trabalho.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Dom Mar 16, 2008 12:13 pm Assunto: |
|
|
Como vai amigo Sergivaldo?
Mais um grande trabalho!...
É impressionante como se pode sempre enxergar novas possibilidades para uma planta que, aparentemente ou realmente, já se apresentava como um bom trabalho, pelo menos para nós principiantes...
Você mais uma vez nos concebe uma belíssima aula nesta arte, que exige tanta paciência, dedicação e um olhar apurado. Muito inspirador...
Já fiquei morrendo de vontade de visitar seu viveiro novamente...
Abraços.
Franz |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 17, 2008 10:21 am Assunto: |
|
|
Amigos,
Agradeço a todos pela participação e palavras de incentivo.
Ao Bergson digo que essa "sensibilidade" pode ser adquirida através da observação de outros trabalhos e este fórum tem sido uma dessas fontes de inspiração.
Ao Charles, com quem aprendi a admirar seus trabalhos desde quando iniciei nesta arte, só posso agradecer pela oportunidade de ler e ouvir seus ensinamentos, sempre providos de muita sabedoria e humildade. Aprendi e aprendo contemplando seus bonsai.
Ezequiel, embora não tenhamos tido tantos contatos, fico feliz em saber que, de alguma forma, o meu site o tenha ajudado. Minhas primeiras dificuldades foram encontrar informações fáceis de serem compreendidas, daí a decisão de fazer um site simples, sem interesse comercial, que pudesse servir de base para quem está iniciando na arte bonsai. Entre várias coisas que aprendi nessa caminhada, uma eu considero mais importante: a certeza de que nunca alcançaremos a perfeição. Por mais que fizermos, sempre haverão novas opções.
Grande Joel, ainda temos um longo caminho a percorrer, justiça seja feita. O que devemos aprender é fazer bem o dever de casa, começando desde o início, sem pular etapas, para que todos os fundamentos básicos fiquem bem assimilados. Os resultados futuros serão reflexos da nossa dedicação no presente.
Presidente Alexandre, você é um daqueles caras que merece todo meu respeito e admiração. Sua dedicação e evolução na arte bonsai deve servir de exemplo para todos nós. Eu apenas trocaria a palavra "artista" por obstinado, ficaria mais condizente com o que faço: insistir!.
Edson, no momento eu também achava que estava bom, mas depois comecei a perceber que havia algo que não me agradava. Aos poucos, quer dizer, dias após dias, vendo a mesma planta, a gente vai descobrindo que existem outras possibilidades. É sempre assim!
Franz, as portas continuam abertas. Não imaginei que essas fotos pudessem servir de aula, mas fico feliz por isto. Na verdade, o objetivo era mostrar que nem sempre acertamos nas nossas decisões. Muitas vezes cometemos erros e, às vezes, acertamos.
Um grande abraço, a todos,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Mar 17, 2008 10:46 am Assunto: calliandra |
|
|
Caro Sergivaldo...fiquei impressionado com a transformação deste bonsai...estava bonito...ficou lindo.
10
Parabéns. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Seg Mar 17, 2008 11:06 am Assunto: Re: Diversas Faces de uma Calliandra |
|
|
Sergivaldo meu amigo,
A quanto tempo? Realmente tem uma cara que não nos falamos, mas venho acompanhando sempre que possivel seus trabalhos, seu blog está muito bom, parabens.
Agora vem aqui e nos brinda com esse show de mudanças, passo a passo, e belissimo trabalho? Ta querendo matar muitos do coração aqui ne?
Parabens amigo, as mudanças, nos mostram sua visão no Bonsai, e nos ensinou o que sempre foi ensinado, mas nem sempre nos lembramos: As várias facetas no e do Bonsai, assim como todos disseram.
Seu trabalho já está salvo aqui, e eu como o Charles também assino em baixo de sua projeção para o futuro dessa Caliandra. T+ meu amigo e parabens novamente.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Seg Mar 17, 2008 8:39 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo Sergivaldo
Excelente!
Os amigos que me perdoem, mas eu vejo ai mais que a árvore propriamente ditas...eu vejo o Bonsaista.
Ainda que todas possam ser " Bonsai" desde a primeira foto até á ultima, eu vejo os diferentes patamares/niveis em que a maioria dos praticantes se encontram e desejam permanecer...eu vejo a procura do saber.
Para a grande maioria, a 1.º foto estava "Finita", e podia, se fosse o esse objetivo do seu dono.
Agora, felizmente para todos nós, a tua natureza constante não rezigna a tão pouco e como tal brinda-nos com estes belos trabalhos, Obrigado ...seguramente um exemplo a seguirmos, onde tudo, ou quase tudo se pode começar de novo...e podemos tirar praser disso.
Obrigado pela partilha,
Grande Abraço
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Ter Mar 18, 2008 9:35 pm Assunto: |
|
|
Caro Sergivaldo,
que alegria ver teu magnifíco trabalho.Me recordo quando entrei no Fórun e postei o "Bonsai de Guabiju" e vc apareceu imediatamente postando fotos e participando ativamente..Fico FELIZ ao constatar que vc continua enriquecendo o Fórun com teus belos trabalhos!
Abraços,
Ivanil
----------
_Deus concede o progresso a passos lentos, porque a luz repentina afusca a vista.(Araújo Pôrto Alegre - Colombo). |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 19, 2008 10:19 am Assunto: |
|
|
Amigos,
Não imaginava que uma simples sequência de fotos pudesse agradar tanto. Mais uma vez, agradeço a todos pelos comentários.
Júnior, a planta também ajudou muito: nebari, textura e movimentos no tronco nos dão um leque de opções.
Illex, de fato, faz um bom tempo que não conversamos, mas é sempre muito bom conversarmos com os amigos. Acho interessante mostrarmos a evolução das nossas plantas para lembrarmos que é sempre possível aprimorar o que foi feito anteriormente, desde que este não tenha sido do nosso total agrado.
Antonio Castro, como sempre, com a eloqüência que lhe é peculiar. Para mim o bonsai é apaixonante justamente por nos oferecer uma gama infinita de opções. Sei que é bobagem acreditar que o trabalho está perfeito e acabado pois, no bonsai, isto não existe; se assim o fosse, todo o fascínio deixaria de existir.
Grande Ivanil, não apenas me recordo do Guabijú como tenho algumas mudas plantadas no meu viveiro, todas geradas a partir de sementes gentilmente presenteadas por você. É outra rica forma de aprendizado. Fico feliz que a partilha dessa esperiência em tela tenha lhe agradado.
Um grande abraço, a todos!!
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Qui Mar 20, 2008 2:38 am Assunto: |
|
|
Depois da didática sequência de transformação desta maravilha de spinosa... Além de Parabéns... tento contribuir com uma idéia que me ocorreu... Apenas como uma opção a mais...
Abraços. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|