FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Diversas Faces de uma Calliandra
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 10:59 pm    Assunto: Diversas Faces de uma Calliandra Responder com citação

Pessoal,

Esta é uma pequena matéria que fiz para o blog do meu site e que também gostaria de compartilhar com vocês. Espero que gostem.

Nem sempre conseguimos bons resultados logo na primeira estilização de um bonsai. É necessário, antes de iniciarmos os trabalhos em uma determinada planta, uma observação detalhada a fim de descobrirmos o maior número possível de opções e, dentre elas, escolhermos aquela que mais nos satisfaça.

Se, mesmo tendo o cuidado necessário na elaboração de um projeto, o resultado final não tenha sido do nosso agrado, podemos lançar mão de novos projetos pois, talvez, ainda seja possível revertemos a situação. Chamamos isto de reestilização.

As fotos abaixo mostram três fases de uma Calliandra spinosa. As duas reestilizações até então realizadas foram decorrentes da minha insatisfação com os resultados obtidos anteriormente.

1) Aqui, o resultado não me agradava porque a copa me parecia muito simétrica, embora a distribuição confusa dos galhos pudesse ser corrigida:

2) Neste caso, transformei o primeiro galho à esquerda em jin e mudei a frente da planta. A copa também não me agradava porque me parecia muito estática, enquanto que o movimento do tronco à esquerda era dinâmico. Em outras palavras, era como se o tronco habitasse numa região e os galhos e folhagem n’outro:

3) Abaixo, a planta em seu estado atual, após diminuição da copa à direita e posicionamento dos galhos em direção ao movimento dos troncos, como se estivessem sendo açoitados pelo vento.

4) E, uma possível mudança para o futuro, onde seria eliminado o tronco da direita que, ao meu ver, é muito reto e não harmoniza com o estilo pretendido: o Fukinagashi.

O tempo mostrará qual o melhor caminho a seguir!!![

Abraços,

Sergivaldo

Editado pela última vez por Sergivaldo em Sex Mar 14, 2008 7:20 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 11:13 pm    Assunto: Responder com citação

Meu caro amigo Sergivaldo,

Parabéns pela Matéria, é sempre educativo ver como uma única planta nos oferece multíplas facetas, porém é necessário ter a sensibilidade necessária para perceber.

A cada dia aprendo um pouco mais! Laughing

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 14, 2008 9:31 am    Assunto: Responder com citação

Grande Sergivaldo... tudo bem?

Amigo, que belo trabalho.... Shocked
Quando comecei a praticar bonsai, li em algum livro algo como... "bonsai é o único tipo de arte que nunca está acabada"....
Verdade ou não... nos dá uma boa imagem do seu significado... Rolling Eyes

A evolução de sua caliandra não apenas confirma o ditado, como acrescentaria à ele algo assim.... ".... e fica mais bonita a cada dia!"....

Sua projeção para... talvez... um próximo passo com ela, já tem meu voto!... Wink

Obrigado por partilhar e parabéns pelo belissimo trabalho...
Abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 14, 2008 9:47 am    Assunto: Responder com citação

Caro amigo Sergivaldo,

Quando comecei a explorar o mundo do bonsai, me recomendaram o nativos do nordeste como um bom site para iniciantes, e realmente, tem muita coisa boa lá, e não é só pra iniciante não...rss
Foi meu primeiro contato e a primeira vez que vi seu trabalho. Depois comecei a participar dos fóruns para que pudesse me interagir mais com o pessoal e vi que vc está presente em vários deles, mostrando seu trabalho e ajudando o pessoal que ainda sabe muito pouco, como é o meu caso...
Vi várias postagens que Ângela Fernandes fez de seus trabalhos, seu viveiro e aos poucos vou entendendo o por que que ela transmite tanta alegria em citá-lo e seus trabalhos...
Esta postagem sua é muito inspiradora, e dá um ânimo muito grande pra gente que quer aprender um pouco mais sobre a arte...
A energia que o amigo transmite em seus trabalhos é muito boa...

Gostaria de parabenizar o amigo, e dizer que tens mais um fã na arte do bonsai.
Um forte abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 14, 2008 10:35 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Sergivaldo , que aula!!!!! Isso so confirma que o Brasil não deixa nada a desejar em termos de grandes bonsaistas , este teu artigo teria lugar em qualquer revista de bonsai do mundo.

E a qualidade das fotos então. . . Profissional.

Parabens e manda mais!!!!

Um grande abraço

Joel
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 15, 2008 10:37 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Sergivaldo

é isso que me fascina nesta arte... a possibilidade de mudar Exclamation O homem trabalha a árvore e a árvore trabalha o homem Very Happy Exclamation Exclamation Exclamation

Sim, tú és um GRANDE ARTISTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 16, 2008 2:38 am    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo,
fantástica mudança!!! Mas eu mesmo, por mim, já considerava a primeira foto muito bela!! Só mesmo você falando qual era o incômodo pra gente se atinar para o "defeito" ...
Mas devo concordar que esta nova proposta de FUKINAGASHI está mais harmonioso!!!
Parabéns pelo trabalho.
Abraço.
Edson.
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 16, 2008 12:13 pm    Assunto: Responder com citação

Como vai amigo Sergivaldo?

Mais um grande trabalho!...

É impressionante como se pode sempre enxergar novas possibilidades para uma planta que, aparentemente ou realmente, já se apresentava como um bom trabalho, pelo menos para nós principiantes...

Você mais uma vez nos concebe uma belíssima aula nesta arte, que exige tanta paciência, dedicação e um olhar apurado. Muito inspirador...

Já fiquei morrendo de vontade de visitar seu viveiro novamente... Laughing

Abraços.

Franz
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2008 10:21 am    Assunto: Responder com citação

Amigos,

Agradeço a todos pela participação e palavras de incentivo.

Ao Bergson digo que essa "sensibilidade" pode ser adquirida através da observação de outros trabalhos e este fórum tem sido uma dessas fontes de inspiração.

Ao Charles, com quem aprendi a admirar seus trabalhos desde quando iniciei nesta arte, só posso agradecer pela oportunidade de ler e ouvir seus ensinamentos, sempre providos de muita sabedoria e humildade. Aprendi e aprendo contemplando seus bonsai.

Ezequiel, embora não tenhamos tido tantos contatos, fico feliz em saber que, de alguma forma, o meu site o tenha ajudado. Minhas primeiras dificuldades foram encontrar informações fáceis de serem compreendidas, daí a decisão de fazer um site simples, sem interesse comercial, que pudesse servir de base para quem está iniciando na arte bonsai. Entre várias coisas que aprendi nessa caminhada, uma eu considero mais importante: a certeza de que nunca alcançaremos a perfeição. Por mais que fizermos, sempre haverão novas opções.

Grande Joel, ainda temos um longo caminho a percorrer, justiça seja feita. O que devemos aprender é fazer bem o dever de casa, começando desde o início, sem pular etapas, para que todos os fundamentos básicos fiquem bem assimilados. Os resultados futuros serão reflexos da nossa dedicação no presente.

Presidente Alexandre, você é um daqueles caras que merece todo meu respeito e admiração. Sua dedicação e evolução na arte bonsai deve servir de exemplo para todos nós. Eu apenas trocaria a palavra "artista" por obstinado, ficaria mais condizente com o que faço: insistir!.

Edson, no momento eu também achava que estava bom, mas depois comecei a perceber que havia algo que não me agradava. Aos poucos, quer dizer, dias após dias, vendo a mesma planta, a gente vai descobrindo que existem outras possibilidades. É sempre assim!

Franz, as portas continuam abertas. Não imaginei que essas fotos pudessem servir de aula, mas fico feliz por isto. Na verdade, o objetivo era mostrar que nem sempre acertamos nas nossas decisões. Muitas vezes cometemos erros e, às vezes, acertamos.

Um grande abraço, a todos,

Sergivaldo
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2008 10:46 am    Assunto: calliandra Responder com citação

Caro Sergivaldo...fiquei impressionado com a transformação deste bonsai...estava bonito...ficou lindo.

10 Exclamation

Parabéns.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2008 11:06 am    Assunto: Re: Diversas Faces de uma Calliandra Responder com citação

Sergivaldo meu amigo,

A quanto tempo? Realmente tem uma cara que não nos falamos, mas venho acompanhando sempre que possivel seus trabalhos, seu blog está muito bom, parabens.

Agora vem aqui e nos brinda com esse show de mudanças, passo a passo, e belissimo trabalho? Ta querendo matar muitos do coração aqui ne? Laughing

Parabens amigo, as mudanças, nos mostram sua visão no Bonsai, e nos ensinou o que sempre foi ensinado, mas nem sempre nos lembramos: As várias facetas no e do Bonsai, assim como todos disseram.

Seu trabalho já está salvo aqui, e eu como o Charles também assino em baixo de sua projeção para o futuro dessa Caliandra. T+ meu amigo e parabens novamente.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2008 8:39 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo Sergivaldo

Excelente! Very Happy

Os amigos que me perdoem, mas eu vejo ai mais que a árvore propriamente ditas...eu vejo o Bonsaista.

Ainda que todas possam ser " Bonsai" desde a primeira foto até á ultima, eu vejo os diferentes patamares/niveis em que a maioria dos praticantes se encontram e desejam permanecer...eu vejo a procura do saber.

Para a grande maioria, a 1.º foto estava "Finita", e podia, se fosse o esse objetivo do seu dono.
Agora, felizmente para todos nós, a tua natureza constante não rezigna a tão pouco e como tal brinda-nos com estes belos trabalhos, Obrigado Wink...seguramente um exemplo a seguirmos, onde tudo, ou quase tudo se pode começar de novo...e podemos tirar praser disso.

Obrigado pela partilha,

Grande Abraço

Castro

Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2008 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Sergivaldo,

que alegria ver teu magnifíco trabalho.Me recordo quando entrei no Fórun e postei o "Bonsai de Guabiju" e vc apareceu imediatamente postando fotos e participando ativamente..Fico FELIZ Laughing ao constatar que vc continua enriquecendo o Fórun com teus belos trabalhos!

Abraços,

Ivanil
----------
_Deus concede o progresso a passos lentos, porque a luz repentina afusca a vista.(Araújo Pôrto Alegre - Colombo).
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 19, 2008 10:19 am    Assunto: Responder com citação

Amigos,

Não imaginava que uma simples sequência de fotos pudesse agradar tanto. Mais uma vez, agradeço a todos pelos comentários.

Júnior, a planta também ajudou muito: nebari, textura e movimentos no tronco nos dão um leque de opções.

Illex, de fato, faz um bom tempo que não conversamos, mas é sempre muito bom conversarmos com os amigos. Acho interessante mostrarmos a evolução das nossas plantas para lembrarmos que é sempre possível aprimorar o que foi feito anteriormente, desde que este não tenha sido do nosso total agrado.

Antonio Castro, como sempre, com a eloqüência que lhe é peculiar. Para mim o bonsai é apaixonante justamente por nos oferecer uma gama infinita de opções. Sei que é bobagem acreditar que o trabalho está perfeito e acabado pois, no bonsai, isto não existe; se assim o fosse, todo o fascínio deixaria de existir.

Grande Ivanil, não apenas me recordo do Guabijú como tenho algumas mudas plantadas no meu viveiro, todas geradas a partir de sementes gentilmente presenteadas por você. É outra rica forma de aprendizado. Fico feliz que a partilha dessa esperiência em tela tenha lhe agradado.

Um grande abraço, a todos!!

Sergivaldo
Paulo Roberto Marasca
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 20, 2008 2:38 am    Assunto: Responder com citação

Depois da didática sequência de transformação desta maravilha de spinosa... Além de Parabéns... tento contribuir com uma idéia que me ocorreu... Apenas como uma opção a mais...

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: