Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Vinicius

Registrado: 21/01/08 Idade: 39 Mensagens: 56 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Ter Fev 19, 2008 1:07 am Assunto: Crescimento de deformação no tronco do FICUS! |
|
|
Olá amigos, venho postar estas fotos para ver se vocês me ajudam a decidir o que fazer com meu ficus, essa deformidade que podemos ver nas fotos veio com ele desde que ganhei, PORÉM está aumentando de tamanho, minha dúvida, é se posso passar o serrote ali, e colocar uma pasta cicatrizante, mas tenho medo que volte a crescer.... enfim se alguém souber o que é, e o que fazer me ajude!
 _________________ Abraço!
Vinicius Londero |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Ter Fev 19, 2008 1:36 am Assunto: deformação no tronco do FICUS |
|
|
Caro Amigo Vinicius
Acredito que seu medo tem fundamento se comparado com um Ficus que tenho.
Adquiri um Ficus que tinha uma deformudade como essa e resolvi tirar com um estilete.
Ficou bom por uns meses + o problema voltou a aparecer e crescer novamente.
Ficarei de olho nesse asunto que vc postou, pois muito me interessa resolver o problema...
Abraço. |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Ter Fev 19, 2008 8:51 am Assunto: |
|
|
Vinicius,
Esta deformação é causada por um virus. O procedimento mais simples para acabar com isso é de fato arrancá-lo. Mas tem que tirar por completo, chegando até mesmo a escavar um pouco a madeira. Dentro de algum tempo irá cicatrizar e fechar como se tive-se podado um galho grosso. |
|
|
 |
Vinicius

|
Enviada: Ter Fev 19, 2008 11:17 am Assunto: |
|
|
Obrigado pela dica Wilson, devo usar que tipo de pasta cicatrizante? será que qualquer uma serve? _________________ Abraço!
Vinicius Londero |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Ter Fev 19, 2008 12:03 pm Assunto: |
|
|
Vinicius,
Eu particulamente uso a pasta cicatrizante da Biofert, mas desde que seja uma de boa qualidade, independe a marca. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Ter Fev 19, 2008 1:39 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Wilson Fracassi
Sua dica também me foi útil. Vou seguir o procedimento.
Muito obrigado.
Rogério. |
|
|
 |
Vinicius

|
Enviada: Ter Fev 19, 2008 6:08 pm Assunto: |
|
|
então pelo que eu percebo é um tipo de câncer da planta!
e tem que ser removido por completo!
e vejo também que é mais comum do que eu pensava!
vou cortar e vamos ver o que acontece!
 _________________ Abraço!
Vinicius Londero |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 19, 2008 9:43 pm Assunto: Esterilização |
|
|
Pessoal
Estes tumores em plantas podem ser provocados por microrganismos (tais como vírus e bactérias), transmitidos por insetos ou ferramentas contaminadas. Portanto, é importante lembrar da necessidade de limpar/esterilizar as ferramentas. Este procedimento de esterilização é fundamental, principalmente nas ferramentas utilizadas para sua remoção, visando impedir a transmissão para outras plantas. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Fev 19, 2008 10:36 pm Assunto: bonsai |
|
|
Dica: acabou de usar a ferramenta, molhe com agua, em seguida usando uma bucha de espuma macia e sabão, lavar bem, esfregando até deixar bem limpa, principalmente a parte das laminas. em seguida, enxaguar, depois secar bem com um pano seco.
Finalizado essa parte, pegar oleo de maquina (singer) e lubrificar toda a peça (lamina e partes). Após, pegar uma flanela e retirar o excesso de óleo, mantendo apenas uma leve película. As ferramentas então estarão prontas para serem acondicionadas em sua caixa. Eu prefiro uma caixa plastica para guardá-las. As tesouras, geralmente, vêm acompanhadas com capas protetoras das lâminas, confeccionadas em couro. Um estojo de couro acondicona todas em repartições individuais, em seguida enrolo esse protetor e guardo na caixa plastica.
Geralmente, faço isso sempre que termino os trabalhos com as ferramentas. Todo o processo dura em média 10 a 15 minutos, dependendo da quantidade de peças que foram usadas. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Vinicius

|
Enviada: Qua Fev 20, 2008 10:23 am Assunto: |
|
|
Ferreira e nickyfury, obrigado pela ajuda, e de fato este é um cuidado que muitos (leia-se eu) não tem! (tinha)
hehehehehe... _________________ Abraço!
Vinicius Londero |
|
|
 |
|